Kingdom Under Fire 2, MMORPG/RTS de US$ 78 milhões, e sua longa jornada para o fracasso

Publicado em 06/11/2020 - 09h12 por Máiron Vieira

Considerado a produção mais cara da Coreia do Sul em 2017, superando US$ 78 milhões, o promissor título que mescla MMORPG com RTS do estúdio coreano Blueside, Kingdom Under Fire 2, ainda não conseguiu deslanchar nem mesmo entre fãs da franquia um ano após seu re-lançamento, e hoje conta com uma “agoniante” base de jogadores no ocidente.

Kingdom Under Fire 2 conta atualmente com uma média de 15 jogadores online conectados simultaneamente no Steam. Apesar das avaliações de usuários ligeiramente positivas, a base de jogadores nada expressiva pode ser explicada por um fator em especial, o demorado processo até o lançamento oficial, uma vez que o jogo foi anunciado originalmente em janeiro de 2008 para PC e consoles com lançamento previsto para 2009. Entretanto, a versão para Xbox 360 estava prevista apenas para 2010. 

Pouco tempo depois, começaram boatos que o estúdio estava enfrentando problemas financeiros e funcionários estavam trabalhando sem remuneração. Posteriormente, a metade da equipe saiu para fundar um novo estúdio. Em uma entrevista, representantes da Blueside e Phantagram revelaram que 90 pessoas estavam trabalhando no projeto e que o jogo havia sido adiado devido à falta de mão de obra causado pelo desenvolvimento simultâneo das versões para PC e consoles, além da inexperiência da equipe na produção de um jogo online, apesar de Lee Sang Yong, Diretor da Blueside, negar tudo. 

Kingdom Under Fire 2 para Xbox 360 tinha lançamento previsto para outubro de 2010, contudo, o jogo foi lançado somente no natal de 2011, devido à restrições impostas aos jogos do Xbox Live pela Microsoft em relação ao faturamento. Naquele ano, o desenvolvimento do jogo foi considerado completo pelos desenvolvedores. Mas logo após, uma versão para Playstation 3 foi anunciada com lançamento marcado para 2012. 

Em novembro de 2013, a Blueside anunciou que Kingdom Under Fire 2 seria lançado para PC na Coreia do Sul, Malásia e Cingapura, e que o título também estava em desenvolvimento para Playstation 4, com lançamento previsto para 2014. Em maio daquele ano, a versão Beta para PC foi lançada, mas o jogo teve seus servidores eventualmente encerrados depois de apenas 3 anos de serviço. 

Para a surpresa de todos, o título ressurgiu das cinzas na Primavera de 2017 pelas mãos da publisher russa Innova. Assim como a versão da Blueside, Kingdom Under Fire 2 foi encerrado novamente depois de apenas 3 anos. Ano passado, apesar de tudo, a Gameforge, publicadora de títulos populares, decidiu arriscar e em novembro lançou o game dessa vez também no Steam, esperando um sucesso maior, o que na prática não aconteceu até hoje.

A situação do jogo é tão desastrosa que nem mesmo a Gameforge parece acreditar mais no título e nem se quer se esforça para mudar este cenário, já que a última vez que a equipe por trás do jogo deu as caras foi em abril deste ano ao anunciar uma atualização que corrigiu diversos bugs. Isto é, o fracasso vem desde o início do desenvolvimento, após diversas decisões mal feitas, vários contratempos e uma visão muito ambiciosa de uma obra que o  público não se interessou.

Na G-Star de 2013, Sang-Yoon Lee se desculpou pelos adiamentos, explicando que o desenvolvimento foi prejudicado pela perda da metade de sua equipe original de 160 pessoas, bem como pelas condições de mercado no Sudeste Asiático, onde os altos requisitos de especificação de computador do jogo significava um mercado limitado para o produto, exigindo trabalho adicional para permitir que o título rodasse um hardware de potência relativamente baixa.

Custando R$ 49,99, com pacotes com recursos adicionais que vão de R$ 49,99 a R$ 379,  em Kingdom Under Fire 2 os jogadores fazem parte da continuação épica do título original em uma experiência híbrida MMORPG/RTS Online, onde devem escolher entre cinco heróis únicos para dominar missões emocionantes à medida que desvendam um enredo inesquecível e treinam um exército poderoso. O título se destaca pelos gráficos e combates massivos em grande escala com grande teor estratégico.


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