Ama explorar? Esses jogos de mundo aberto são verdadeiras obras-primas que não podem passar batido

Publicado em 07/08/2025 - 08h42 por Yohan Bravo

De modo geral, os melhores jogos de mundo aberto são aqueles que conseguem nos colocar diante de cenários exuberantes, que acabam incitando várias horas de exploração e recompensando os aventureiros com surpresas incríveis. E sim, como essa escolha de design (mundos abertos) continua muito popular, os devs ainda estão liberando novas aventuras que seguem por essa linha com uma boa frequência. Mesmo assim, certos clássicos e jogos lendários ainda são ícones que precisam ser experimentados por aqueles que curtem cenários espetaculares. Enfim, como você já deve ter notado, este post apresentará alguns dos mundos abertos mais impressionantes que temos à nossa disposição atualmente… bora dar uma olhada?

Dune Awakening

Para começar a nossa jornada focada nos melhores jogos de mundo aberto, temos o MMO Dune Awakening. Esse game já chama a atenção “logo de cara”, pois apresenta uma versão digital de um dos mundos mais icônicos da literatura. Isso mesmo! Por ser um produto inspirado nos livros da série Duna, esse jogo já chama a atenção antes mesmo de o player iniciar suas aventuras. E a boa notícia é que o jogo faz justiça às criações do finado escritor Frank Herbert. Isto é, o planeta Arrakis é representado de uma forma incrível e a gente realmente fica morrendo de vontade de sair caminhando pelos desertos. Obviamente, os ambientes não são nada amigáveis, mas é justamente por conta disso que a gente fica com mais vontade de explorar. Ótima opção!

Elder Ring

Considerado por muitos como o GOTY dos GOTYs, Elden Ring deve muito do seu sucesso ao maravilhoso mundo aberto idealizado pelo escritor George R.R. Martin e construído com maestria pela FromSoftware. Explorar as chamadas Terras Intermédias significa fazer um tour por um mundo de fantasia sombria, que é marcado por pontos de interesse incríveis e surpresas que podem ser tão belas quanto mortais. Sim, o título conta com o apelo das mecânicas típicas dos jogos soulslike, suas batalhas são épicas e complicadas, mas a ambientação é o que faz esses elementos ganharem um caráter “etéreo”. Não à toa, até mesmo quem não leva muito jeito para encarar os soulslikes fica com vontade de testar o jogo só para poder dar uma “passeada” em seu mundo incrível. Lenda!

Genshin Impact

Apostando no sempre atrativo estilo anime, Genshin Impact é um verdadeiro deleite para os olhos. O mundo do jogo é enorme e continua sendo expandido de tempos em tempos, quando os devs introduzem novas regiões. Além disso, os updates costumam adicionar novas formas de explorar esse mundo, novas mecânicas de movimentação, histórias e surpresas. Com isso, a gente não tem que se preocupar com aquele problema que os mundos abertos “não tão bem construídos” apresentam, ou seja, a sensação de vazio. E o mais legal é que o Genshin Impact é um jogo gratuito, o que quer dizer que os players podem explorar o mundo aberto com total liberdade e sem quaisquer preocupações com o “custo da viagem”. Enfim, esse é um game que realmente merece um olhar mais atento.

GTA V / GTA Online

Como a franquia GTA foi uma das responsáveis pela popularização dos mundos abertos, eu não poderia deixar de citar um título da série por aqui. Além do mais, não é exagero algum dizer que GTA V (e o GTA Online, por ser o componente multiplayer do jogo) é um dos melhores jogos de mundo aberto de todos os tempos. O game nos dá a oportunidade de explorar cenários urbanos muito bem construídos, que escondem diversos perigos e histórias. E como a gente pode fazer uso dos mais diversos tipos de veículos para explorar os cenários, tudo acaba ficando ainda mais interessante. Logicamente, GTA V também se destaca por contar uma história memorável, mas não são poucos os players que gostam de simplesmente curtir uma sessão de jogatina mais focada em “dar umas voltas pela cidade”.

Minecraft

Ostentando o título de jogo mais vendido de todos os tempos, Minecraft é um fenômeno que também deve muito do seu sucesso ao apelo do seu mundo aberto. Aliás, os mundos do game são gerados de forma procedural, o que quer dizer que cada partida pode garantir uma exploração com surpresas e emoções distintas. E como o jogo conta com várias mecânicas de sobrevivência e de construção, os players ficam com motivos de sobra para sair em busca de recursos e ainda têm o poder de alterar os cenários das formas mais criativas possíveis. Como não poderia deixar de ser, os gráficos baseados em voxels não garantem uma experiência muito realista ou visualmente impressionante, mas a liberdade que os voxels proporcionam realmente compensa. Então, podemos dizer que essa é uma opção obrigatória.

No Man’s Sky

Se pararmos para pensar bem, No Man’s Sky não é um jogo de mundo aberto, mas sim um jogo com um Universo cheio de mundos abertos. Pois é! Esse jogo é um verdadeiro presente para todos aqueles que sempre sonharam em viajar pelo espaço. A aventura começa em condições não muito favoráveis para o nosso personagem, mas, quando a gente finalmente consegue “virar o jogo”, as possibilidades diante de nós se tornam infinitas. Nos deparamos com planetas únicos e podemos viver uma verdadeira experiência de simulação no espaço, com direito a uma boa série de mecânicas criativas, elementos típicos dos jogos de sobrevivência, desafios inesperados, naves espaciais e por aí vai… Com toda a certeza, No Man’s Sky é um game que ilustra perfeitamente como os games de mundo aberto podem ser especiais.

RuneScape & Old School RuneScape

Voltando a falar de MMOs nesta lista com os melhores jogos de mundo aberto, temos a dupla RuneScape & Old School RuneScape. Eu sempre costumo dizer que esses dois games são como os dois lados de uma mesma moeda, já que a versão “Old School” foi criada para promover uma viagem ao passado do RuneScape original (que hoje já é bem diferente). De qualquer forma, como são os mundos abertos que estão em foco nesta seleção, podemos dizer que ambos os jogos garantem explorações memoráveis, que nos colocam diante de cenários fantasiosos e surpresas inesperadas. Sim, é bem verdade que os gráficos dos dois jogos, que são clássicos, não são os melhores do mundo, mas ambas as aventuras têm atrativos capazes de fazer as questões visuais ficarem em segundo plano.

Once Human

No ponto médio desta seleção, temos mais um jogo que foi lançado há não muito tempo, ou seja, o ótimo e excêntrico Once Human. Esse game se destaca por apostar no absurdo para surpreender os players. Isso quer dizer que seu mundo aberto mescla elementos que poderiam se encaixar com as mais diversas temáticas, o que acaba gerando explorações marcadas por paisagens inusitadas e surpresas realmente surpreendentes. É importante ressaltar que o game continua atraindo a atenção de muita gente e isso tem motivado os devs a continuarem trabalhando em novidades. E quando essas novidades chegam, elas sempre conseguem ampliar as opções de entretenimento e dar aos players mais alguns bons motivos para eles continuarem focando na aventura. Vale a pena dar uma olhada nessa alternativa.

Palworld

Apesar de ter ficado conhecido como o “Pokémon com armas”, Palworld vai muito além desse rótulo e se posiciona como um belo jogo de sobrevivência em mundo aberto. É verdade que o jogo deve muito do seu sucesso aos monstrinhos que habitam seu belo mundo, mas as paisagens, os biomas e as surpresas que encontramos durante a exploração também têm um valor enorme. Cabe destacar também que Palworld conta com várias mecânicas de construção, o que quer dizer que a gente tem o poder para alterar os cenários de várias formas. E não podemos nos esquecer de que esse projeto ainda está em acesso antecipado, o que sugere que ele vai continuar crescendo e recebendo novidades capazes de manter seus impressionantes números por mais um bom tempo. Imperdível!

Project Zomboid

Outro game que ainda está em acesso antecipado, mas merece um lugar nesta seleção com os melhores jogos de mundo aberto é Project Zomboid. Detalhe: o Early Access do game foi iniciado há mais de uma década e a versão 1.0 ainda não foi lançada. Contudo, a build atual do título oferece uma das melhores experiências que temos à disposição, quando focamos apenas em “invasões de mortos-vivos”. E como o game se apresenta sob uma perspectiva isométrica “meio top-down”, a gente acaba observando a ação à distância, o que também nos dá a chance de ver os nossos arredores e sentir o desespero de saber que os zumbis estão à espreita “logo ali na esquina”. Certamente, esse é um jogo de mundo aberto que todos deveriam experimentar pelo menos uma vez na vida.

Red Dead Redemption 2

Apresentando uma versão digital incrível do “maldito Velho Oeste”, Red Dead Redemption 2 é uma das maiores referências, quando o assunto é mundo aberto. O jogo realmente nos transporta para o passado e esconde vários segredos, assim como paisagens dignas de cartões postais. Melhor ainda, a ambientação acaba nos fazendo mergulhar para dentro da bela história e a gente não consegue descansar até ver como a trama vai chegar ao fim. E quando alcançamos esse ponto final, a gente ainda fica com vontade de pegar nosso cavalo e sair desbravando territórios que não visitamos antes, torcendo para o game nos dar mais algum presente. No fim das contas, Red Dead Redemption 2 ainda é um “jogo a ser batido”, no que diz respeito à imersão em mundo aberto.

Subnautica: Below Zero

Sequência do aclamado Subnautica, Subnautica: Below Zero é um game que nos coloca em mundo aberto diferente. Isto é, toda a aventura se passa em cenários subaquáticos e a gente tem que fazer o possível para sobreviver às ameaças alienígenas que estão por todos os cantos e às baixas temperaturas. Nesse caso, é bom destacar que o fundo dos oceanos ainda é um mistério para os seres humanos e os devs souberam usar isso em prol do entretenimento. Eles povoaram as águas gélidas do mundo aberto do jogo com seres estranhos e cenários dignos de nota. Assim, durante as nossas explorações, a gente acaba encontrando elementos de rara beleza e alguns perigos que podem abreviar a jornada de uma hora para a outra. Não deixe de dar uma chance para esse belo game.

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

Quando o ótimo The Legend of Zelda: Breath of the Wild foi lançado, seu mundo aberto acabou sendo muito elogiado pelos players e pelos membros da mídia especializada. Daí, a Nintendo resolveu trabalhar em uma sequência e o incrível The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom conseguiu expandir ainda mais o apelo do mundo aberto do seu antecessor, ao adicionar várias ilhas flutuantes e mecânicas que tornaram as explorações ainda mais emocionantes. De certo modo, a gente pode até dizer que o jogo é o ápice daquilo que a franquia The Legend of Zelda já apresentou, pois ele não perdeu a magia dos títulos anteriores e ainda acrescentou inovações muito bem-vindas à fórmula. Em outras palavras, essa é mais uma opção obrigatória desta seleção focada nos melhores jogos de mundo aberto que temos à disposição atualmente.

The Witcher 3

De modo geral, podemos dizer que The Witcher 3 fechou uma trilogia lendária com chave de ouro. O game não deixou de aproveitar aquilo que seus dois antecessores apresentaram de melhor, mas otimizou tudo e ainda introduziu novos elementos, que acabaram proporcionando experiências inesquecíveis para muita gente. E, claro, o mundo aberto do jogo é um espetáculo à parte. A gente tem total liberdade para explorar os cenários e não são poucas as surpresas que encontramos quando fazemos isso. Afinal, o game se passa em um mundo fantasioso dotado de muitas maravilhas e perigos. Portanto, se você curte jogos que garantem um “role-playing” de primeira e deseja encarar alguns adversários tão estranhos quanto mortais, essa é uma aventura que merece a sua total atenção.

Tibia

Fechando esta seleção focada nos melhores jogos de mundo aberto, temos o lendário Tibia. Esse clássico ajudou a popularizar os MMORPGs lá na virada do século e continua prendendo a atenção dos players até hoje. Curiosamente, as construções gráficas do game são bem modestas e sua perspectiva isométrica não é mais tão popular, mas há certa dose de mágica no mundo do game, uma mágica que compele os players a continuarem explorando, encarando adversários, desafiando uns aos outros, etc. É bom ressaltar também que o jogo recebeu várias atualizações ao longo dos anos e hoje é bem mais atrativo do que outrora. Não à toa, apesar de ter quase trinta anos de vida, esse clássico tem vivido seus melhores anos nos últimos tempos. Logo, essa é uma aventura que ainda tem muito a oferecer.

Lag atrapalhando suas partidas?
Teste ExitLag grátis e reduza o ping agora mesmo. Compatível com Valorant, Warzone, LoL, Tibia e muitos outros. Chega de perder partidas ou falhar nas dungeons!

🚀 Ativar Teste Grátis

5 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Vinícius 06/11/2017 at 17:43 - Reply

    Ta toda errada essa lista, open world são jogos que n precisam de portais para ir para o outro mapa…

    • Guilherme Henrique 09/11/2017 at 00:12 - Reply

      Todos os jogos citados você consegue ir de uma cidade para a outra, sem precisar de portal, porém é lógico, existe os portais pra facilitar.

  2. Celso Leonardo Pereira 06/11/2017 at 18:18 - Reply

    Acho que seria legal tbm fazer um top 10 dos melhores MMORPG com mundo aberto para celular.

  3. Yato 06/11/2017 at 23:55 - Reply

    Exclui enquanto da tempo!!!

  4. Rabujento 07/11/2017 at 00:05 - Reply

    1 – Elder Scroll Skyrim

    2- Dragon Age Inquisition

    3- Saga GTA

    4-Fallout 3-4

    5-Farcry 3-4

    6-Kingdoms of Amalur

    7-Divinity 2 Eco Draconis

    8-Watch Dogs

    9- Red Dead Redemption

    10- The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Leave A Response