Melhores MOBAs: jogos indispensáveis para quem quer expandir os horizontes no gênero

Publicado em 04/12/2025 - 12h08 por Yohan

Quando falamos nos melhores MOBAs, é comum a gente pensar “logo de cara” nos lendários Dota 2 e League of Legends. Afinal, esses dois games são os maiores ícones do gênero. No entanto, a verdade é que há outros títulos muito populares, que garantem experiências excelentes para quem curte jogos desse tipo. E foi com isso em mente que eu resolvi montar esta seleção. Em outras palavras, separei aqui vários MOBAs que são bons o bastante para ficar lado a lado com os populares Dota 2 e LoL em uma mesma lista. Então, se você quer expandir os seus horizontes dentro do gênero, é bom não deixar de ler até o fim… vamos conferir?

O conteúdo continua após o anúncio

Arena of Valor (2016) – Android e iOS

No ponto de partida desta seleção focada nos melhores MOBAs, resolvi posicionar o Arena of Valor, que é uma adaptação internacional do lendário Honor of Kings. É sempre bom destacar que hoje o Honor of Kings tem uma versão global e vem fazendo muito sucesso, mas o AoV segue na ativa, pois conseguiu cativar os corações de vários players. Em termos de gameplay, o título segue as regras básicas do gênero à risca e garante disputas 5v5 marcadas por um alto grau de dinamismo. Além disso, há mais de 100 campeões disponíveis e todos eles possuem conjuntos de habilidades que deixam a jogatina bastante diversificada. E como há disputas ranqueadas, podemos dizer que os players que curtem competições têm motivos de sobra para focar no game.

Dota 2 (2013) – PC

Conforme eu destaquei na introdução, Dota 2 é um dos jogos que sempre vêm à cabeça das pessoas quando o assunto é jogos do gênero MOBA. Esse game se tornou uma grande lenda e suas competições oficiais costumam “movimentar as massas”, posicionando-se como espetáculos que ficam à altura de muitos eventos esportivos tradicionais. E a verdade é que muito daquilo que existe no gênero vem do game e do seu lendário antecessor. Ainda assim, como as coisas estão sempre evoluindo, os devs seguem adicionando uma coisa aqui e ali, com vistas a deixar os fãs ainda mais viciados. No fim das contas, podemos dizer que, graças aos seus belos campeões e ao loop de gameplay extremamente refinado, o título tem tudo para continuar sendo um dos maiores expoentes do gênero.

Eternal Return (2023) – PC

Apostando no sempre atrativo estilo anime, Eternal Return é um MOBA que não chega a atrair tantos jogadores quanto o Dota 2 ou o LoL, mas segue mantendo uma boa média de usuários ativos e acumulando muitos reviews positivos. Além disso, esse é um game que adiciona algumas coisas interessantes à “fórmula do gênero”, como é o caso do ótimo sistema de crafting, e ainda traz algumas ideias inspiradas nos famosos Battle Royale. Com isso, quem decide apostar no título acaba tendo a chance de encarar conflitos épicos e muito movimentados. E mais, Eternal Return conta com vários modos de jogo e uma boa quantidade de campeões com características únicas, o que quer dizer que as sessões de jogatina junto ao game são sempre diversificadas e divertidas. Vale a pena conferir!

Honor of Kings (2023) – Android e iOS

Honor of Kings é um dos maiores MOBAs mobile do mundo e chegou oficialmente ao Brasil em 2023 (fomos o primeiro país depois da China a receber o jogo) trazendo partidas rápidas e competitivas em 5v5, nas quais equipes batalham para destruir a base inimiga enquanto controlam heróis com habilidades únicas. Desenvolvido pela TiMi Studio Group e publicado pela Level Infinite, o game se destaca por sua jogabilidade acessível, gráficos de alto nível e um elenco variado de personagens que atendem tanto iniciantes quanto jogadores experientes. Com servidores locais, eventos exclusivos e integração total ao cenário competitivo, Honor of Kings vem conquistando cada vez mais espaço entre os brasileiros apaixonados por jogos mobile.

Heroes of Newerth: Reborn (2025) – PC

Se há um jogo que não poderia ficar de fora desta seleção com os melhores MOBAs, esse jogo é Heroes of Newerth: Reborn. E eu “digo” isso, pois essa é a versão “revivida” de um MOBA que chegou a bater de frente com o poderoso LoL no passado, mas acabou perdendo força e sendo cancelado. No momento, a versão Reborn do clássico game está em um estágio open beta, mas já oferece tudo aquilo que o título original oferecia e mais uma boa série de novidades e otimizações de ordem técnica. E sim, a quantidade de campeões disponíveis já é bem interessante e as ações de balanceamento promovidas pelos devs deixaram as disputas bem acirradas. Portanto, podemos dizer que essa é uma ótima opção para os veteranos que desejam reviver uma “época de ouro” ou para os novatos que querem uma experiência MOBA de alto nível, que vai além do Dota 2 e do LoL.

Heroes of the Storm (2014) – PC

Apesar de nunca ter sido cancelado de fato, Heroes of the Storm acabou sendo colocado em um modo de manutenção há alguns anos, o que quer dizer que o game segue disponível, mas não está mais recebendo novas doses de conteúdo. No entanto, algumas movimentações recentes estão fazendo os fãs do jogo acreditarem que um “retorno” está sendo preparado, assim como aconteceu com o Heroes of Newerth. De qualquer forma, o fato é que, enquanto esse “revival” não acontece, os players podem curtir tudo aquilo que o jogo sempre teve para oferecer, o que nunca foi pouca coisa. Enfim, Heroes of the Storm é um MOBA que explora os universos criados pela Blizzard e garante disputas eletrizantes, com direito a vários mapas bem construídos e modos de jogo envolventes. Vale a pena dar uma olhada!

League of Legends (2009) – PC

E finalmente chegamos ao League of Legends, ou seja, o game que, junto com o Dota 2, monopoliza as atenções da maior parte do grupo de fãs do gênero. Aliás, nem há muito a ser dito sobre essa lenda. O título acabou sendo o responsável pela popularização dos MOBAs e estabeleceu as bases para quase todos os jogos do tipo que foram lançados depois. E como a Riot Games segue cuidando muito bem da sua “galinha dos ovos de ouro”, as novidades continuam chegando com uma boa frequência e os players sempre ficam com mais motivos para continuarem se dedicando às disputas. Lembrando que o LoL se tornou uma marca tão importante, que acabou dando vida a vários “spin-offs” e produtos de entretenimento relacionados com outras mídias. Em suma, esse é um game que merece o selo de “obrigatório”.

Mobile Legends: Bang Bang (2016) – Android e iOS

Como eu destaquei logo acima, League of Legends acabou influenciando quase todos os jogos do gênero e a verdade é que Mobile Legends: Bang Bang acaba despontando como o “influenciado” mais óbvio. Não à toa, os criadores do LoL já entraram com vários processos, acusando os criadores do Mobile Legends de terem copiado suas ideias. Por enquanto, nenhuma das ações judiciais resultou em problemas para o “suposto clone” e a verdade é que o game é muito bom. Deixando essas questões de “plágio” de lado, posso dizer que o loop de gameplay apresenta tudo aquilo que um bom MOBA deve ter e o time de campeões é diversificado o bastante para tornar cada partida única. Sendo assim, se você quiser curtir uma alternativa ao LoL, mas não fugir muito da “fórmula original”, esse é um dos melhores MOBAs para você apostar.

Pokémon Unite (2021) – Switch, Android e iOS

Explorando todo o apelo dos famosos “monstrinhos de bolso”, Pokémon Unite nos dá a chance de assumir o controle sobre ícones como Pikachu, Charizard, Dragonite, entre outros, em batalhas bem movimentadas e cheias de poderes especiais. O jogo promove disputas 5v5 dotadas de muitos elementos atrativos e objetivos estratégicos, e também encanta com seu belo elenco de campeões. E como ainda podemos personalizar os monstrinhos, as coisas ficam bem mais interessantes. Detalhe: o título continua recebendo atualizações com uma boa frequência e as batalhas ranqueadas motivam os players a tentarem ficar nas posições mais altas dos rankings em cada temporada. Sem dúvidas, esse é um MOBA que merece um olhar mais atento, especialmente por parte daqueles que são “fãs de carteirinha” da lendária franquia Pokémon.

Smite (2014) – PC e consoles

Por mais que o Smite 2 já esteja disponível por meio do regime Early Access e tenha alguns atrativos interessantes, a verdade é que o Smite original continua sendo o favorito de muita gente. De modo geral, o game conseguiu “cair nas graças” dos fãs do gênero por ter adicionado algumas novidades à fórmula básica e ter apostado na ideia de transformar divindades e figuras mitológicas em campeões cheios de habilidades únicas. Cabe ressaltar também que o jogo apresenta uma perspectiva que foge ao padrão do gênero e acaba deixando as coisas ainda mais desafiadoras, já que nossa visão fica limitada e emboscadas acabam se tornando comuns. E só para constar, apesar da existência do novo jogo, o título original continua sendo muito bem cuidado pelos devs e não parece estar sofrendo com uma “perda de fôlego”.

Wild Rift (2020) – Android e iOS

Fechando esta seleção com os melhores MOBAs, temos o excelente Wild Rift, que é a versão mobile do lendário League of Legends. E o mais interessante aqui é que o jogo opera de forma independente, ou seja, suas atualizações não estão vinculadas ao LoL e muitas das suas mecânicas foram criadas especialmente para garantir a diversão dos players do segmento mobile. Logicamente, os icônicos campeões do título original estão à disposição nesse port e isso já faz muitos fãs “se sentirem em casa”. De qualquer forma, o fato é que esse o oferece batalhas intensas e muito competitivas, nas quais os players devem trabalhar em equipe e aplicar estratégias vencedoras a todo momento. Com toda a certeza, essa é uma opção muito adequada para a gente arrematar esta lista com chave de ouro.

5 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Jet 30/06/2018 at 18:12 - Reply

    faltou o Smite da hi rez

    • Márlon 30/06/2018 at 18:28 - Reply

      Bem lembrado. Iremos adicionar.

  2. Fernando Back 30/06/2018 at 19:12 - Reply

    dota é um lixo

  3. Carlos Henrique Carneiro 01/07/2018 at 15:56 - Reply

    Strife nao tem mais players

  4. SrBreed 03/07/2018 at 12:23 - Reply

    Mobile Legends é só uma copia horrível e desbalanceada e strife morreu a muito tempo. Mas o resto ta legal.

Leave A Response