Quando as nossas máquinas de jogo não têm o “poder de fogo” necessário para rodar os jogos mais modernos do mundo gamer, procurar pelos melhores jogos leves para PC acaba sendo a única solução. E nesse caso, a boa notícia é que não faltam jogos que apresentam um elevado nível de qualidade e construções gráficas que não pesam muito. Em outras palavras, dá para a gente ter sessões de jogatina incríveis com jogos mais modestos. Aliás, foi justamente para provar isso que eu decidi criar este post. Isto é, separei aqui 15 jogos incríveis, que vão prender a sua atenção por muitas horas, mesmo que o seu PC seja um pouco mais antigo ou dotado de especificações não muito arrojadas… bora conferir os games?
Brawlhalla
Para dar início a esta seleção focada nos melhores jogos leves para PC, temos o movimentado Brawlhalla. De modo geral, esse game pode ser descrito como uma espécie de Super Smash Bros., ou seja, ele promove lutas intensas, em cenários 2D que remetem a certos jogos de plataforma. E o mais legal é que, apesar de o jogo ter construções gráficas bem “de boa”, o estilo visual é irado e os personagens são muito interessantes. Detalhe: de tempos em tempos, os devs promovem alguns crossovers bem inusitados e acabam expandindo o elenco de combatentes com alguns ícones da indústria do entretenimento (em versões caricatas). Enfim, temos aqui uma opção que já está disponível há um bom tempo, mas ainda é boa o bastante para prender a atenção daqueles que curtem sessões de pancadaria e uma jogatina mais voltada para o lado competitivo.
Don’t Starve
Descrito como uma experiência de ação/aventura com elementos típicos dos jogos de sobrevivência, Don’t Starve é uma opção que apenas os mais hardcore vão ter a coragem de encarar. Eu “digo” isso, pois o game nos coloca em um ambiente extremamente hostil, no qual as ameaças surgem a todo momento e a falta de recursos é um grande problema. As sessões de gameplay são bem brutais e a morte do nosso personagem acaba se tornando algo comum. Cabe destacar que o jogo é bem leve, mas tem um estilo de design bastante singular, o que acaba nos ajudando a entrar no clima sombrio do mundo que devemos desbravar. E mais, o componente multiplayer do jogo, chamado Don’t Starve Together, é uma opção standalone que também é bem leve. Logo, não deixe de conferir também!
Hero Siege
Apresentando uma pegada meio “diablolike”, Hero Siege é uma alternativa muito indicada para os fãs de RPGs de ação que adoram desbravar dungeons cheias de adversários, com vistas a encontrar o melhor loot possível. O jogo tem construções gráficas muito interessantes (no melhor estilo pixel art) e sua leveza é um grande destaque, mas a verdade é que o título merece elogios por contar com uma boa quantidade de classes (cada uma com o seu próprio conjunto de habilidades), mundos gerados de forma aleatória, vários tipos de adversários, chefões desafiadores e uma infinidade de armas e habilidades. E como dá para aproveitar a aventura com o apoio dos amigos, podemos dizer que ela é uma opção imperdível (que ainda tem uma história cativante e um alto potencial de rejogabilidade).
Hotline Miami
Agora, se você está procurando por tiroteios virtuais intensos, Hotline Miami é uma opção certeira. Nesse game, a ação se desenrola sob uma perspectiva top-down e os níveis de violência são bem elevados. Obviamente, as construções em pixel art acabam diminuindo um pouco o impacto da brutalidade, mas o visual não deixa de ser estiloso (e sua simplicidade é o que torna o game mais acessível). É importante destacar que o game tem uma ambientação muito envolvente e a trama se desenvolve de uma forma cinematográfica, o que não deixa de ser surpreendente, dadas as limitações dos pixels. No fim das contas, esse é aquele tipo de jogo que costuma ficar parado nas nossas bibliotecas até o dia em que a gente decide jogar e acaba “caindo no vício”. Por isso, sua presença nesta lista com os melhores jogos leves para PC está mais do que justificada.
Old School RuneScape
Versão alternativa de um dos maiores MMORPGs de todos os tempos, Old School RuneScape é um “prato cheio” para todos aqueles que curtem aventuras fantasiosas e um loop de gameplay que reúne vários jogadores ao mesmo tempo. O jogo nasceu para promover uma viagem ao passado do RuneScape original, mas hoje já se posiciona como uma aventura independente, que conta com o seu próprio conjunto de particularidades e até acaba atraindo mais players. Logicamente, como o título é um grande sucesso, os devs continuam fazendo tudo o que podem para deixá-lo cada vez mais atrativo. E isso quer dizer que os updates continuam chegando com uma ótima frequência e os eventos que rolam de tempos em tempos são bons o bastante para manter a gigantesca comunidade devidamente engajada. Muito bom.
Project Zomboid
Mesmo ainda estando no regime Early Access, Project Zomboid é um projeto indie que merece total atenção. Na verdade, o game já está em acesso antecipado há tanto tempo, que a gente poderia até considerá-lo como um jogo pronto. De qualquer forma, o fato é que esse título é um dos que melhor exploram a ideia de apocalipse zumbi. Pois é! O approach adotado pelos devs, no que diz respeito a essa temática tão popular, é bem mais realista, o que acaba fazendo a experiência se tornar bem complicada em certos momentos. E como a aventura se passa sob uma perspectiva isométrica “meio top-down”, a gente tem uma visão mais abrangente dos cenários. Assim, percebemos rapidamente como pode ser desesperador caminhar por ruas que estão tomadas por hordas de zumbis.
Ragnarok Latam
Voltando a falar sobre MMORPGs nesta seleção com os melhores jogos leves para PC, temos aqui o incrível Ragnarok Latam. Sim! Esse é o mesmo jogo lendário que ajudou a definir as bases do gênero, mas essa é uma versão lançada recentemente, com o intuito de fazer a alegria dos players da América Latina. Como não poderia deixar de ser, os servidores dessa nova versão do clássico game estão bem movimentados no momento e os devs têm promovido eventos dignos de nota. E a boa notícia é que os gráficos continuam sendo os mesmos, o que faz o jogo ser bem acessível. Portanto, se você é fã da mitologia nórdica e gosta de sistemas de classe cheios de opções e várias atividades multiplayer, essa é uma opção que vai merecer a sua atenção.
Stardew Valley
Ícone do segmento indie, Stardew Valley surgiu como um simulador rural, mas fez tanto sucesso, que os devs acabaram ganhando a chance de expandir as opções de entretenimento. Desse modo, o jogo acabou recebendo vários updates incríveis e hoje se posiciona como um verdadeiro simulador da vida real, dotado de sistemas de jogo muito criativos e construções em pixel art que tornam tudo mais acessível. É sempre bom destacar que Stardew Valley é um dos games mais bem-sucedidos do segmento indie e seus números continuam tão bons, que os devs seguem liberando atualizações de tempos em tempos. Então, se você decidir dar uma chance ao título, é bom se preparar para assumir um compromisso que pode render centenas de horas de um gameplay muito divertido e viciante.
Terraria
E por falar em lendas do segmento indie, temos aqui “O jogo indie”. Sim! Terraria é um verdadeiro fenômeno, que vendeu mais cópias do que muitos jogos AAA sequer sonhariam em vender. O game até recebeu o rótulo de “Minecraft 2D”, mas a verdade é que essa classificação não é justa, já que as experiências promovidas por Terraria são marcadas por uma boa dose de originalidade. Em linhas gerais, o título é um legítimo representante dos jogos de sobrevivência, mas seus cenários destrutíveis, seu alto grau de imprevisibilidade e os sistemas de jogo criativos o tornam uma alternativa realmente singular. Lembrando que o título ostenta construções em pixel art bem básicas, o que faz com que os requisitos para rodá-lo sejam muito acessíveis. No fim das contas, esse é um daqueles games que todos deveriam experimentar pelo menos uma vez na vida.
Tibia
Falemos agora de um game que acabou se transformando em uma das principais referências para os representantes do grupo dos MMORPGs, ou seja, o lendário Tibia. Apesar de ser extremamente simples, em termos técnicos, o jogo revolucionou o conceito de jogatina multiplayer na década de 1990 e acabou conquistando os corações dos players em todos os cantos do mundo. Curiosamente, apesar de já estar na ativa há quase 30 anos, o título tem vivido sua melhor fase nos últimos anos, o que fez algumas novidades inéditas serem liberadas pelos devs (efeitos sonoros, uma nova classe, etc.). Com toda a certeza, esse é um dos melhores jogos leves para PC e uma opção obrigatória para todos aqueles que curtem MMORPGs. Vale a pena separar um tempo para encarar essa aventura.
Kakele Online
Outro MMORPG que é bem simples, mas tem o poder de colocar os players “no vício” é Kakele Online. Esse game merece uma atenção especial, pois é um produto 100% brasileiro, que mostra como os devs do nosso país são capazes de criar experiências gamer à altura daquelas que encontramos em outros cantos do mundo. Vale ressaltar que o jogo recebeu um dos maiores updates da sua história não faz muito tempo e isso quer dizer que estamos em uma ótima época para começar a dar uma atenção a ele. Há muitas opções de entretenimento disponíveis e várias otimizações chegaram para deixar as experiências ainda mais agradáveis. E só para constar, as construções gráficas do jogo não são um ponto forte, mas basta você dar uma chance a ele para perceber que os aspectos visuais não prejudicam a diversão nem um pouco.
Warspear Online
Ainda seguindo por essa linha dos MMORPGs em pixel art, temos aqui o belíssimo Warspear Online. Apesar de contar com a simplicidade característica dos jogos com gráficos pixelados, o game apresenta um visual realmente impressionante, o que acaba deixando a aventura muito mais imersiva. No que tange ao gameplay, o título segue as regras do gênero à risca, garantindo sessões de jogatina marcadas por muita exploração em mundo aberto, desafios em dungeons cheias de surpresas, conflitos PVP de grandes proporções, cerca de 20 classes com características únicas, uma infinidade de missões e por aí vai… Sem dúvidas, Warspear Online garante uma experiência completa para os fãs do gênero que ele representa e, por consequência, sua presença nesta seleção com os melhores jogos leves para PC acaba sendo devidamente justificada.
Royal Quest
Royal Quest também é um MMORPG, mas suas construções gráficas já pendem mais para o lado 3D. O jogo apresenta uma atmosfera meio “cozy”, mas ele vai muito além daquilo que os jogos desse gênero “relaxante” têm a oferecer. De fato, Royal Quest oferece um loop de gameplay que segue as regras básicas dos MMOs à risca. Isso quer dizer que a jogatina é marcada por vários sistemas de jogo interessantes, classes e subclasses, um mundo aberto digno de nota, atividades PVE, disputas PVP, vários “pontos de encontro” para os players socializarem, dungeons, etc. É sempre bom lembrar que o game já está na ativa há um bom tempo, mas continua sendo muito bem cuidado, ou seja, os updates e os eventos continuam rolando com uma boa frequência. Vale a pena conferir!
Undermine
Combinando as ideias básicas dos jogos que seguem pela linha da franquia Diablo com toda a aleatoriedade inerente às mecânicas roguelike, Undermine é aquele tipo de game que consegue nos deixar presos a ele. A aleatoriedade é uma característica marcante da experiência e é ela que faz a gente sempre ficar querendo voltar para explorar um pouco mais. Mesmo assim, temos outros destaques interessantes, como os belos gráficos em pixel art, os chefões desafiadores, o inteligente sistema de criação de itens e as batalhas movimentadas. O game não chega a contar uma história realmente memorável, mas ele acaba despontando como uma das melhores alternativas para aqueles players que só podem jogar de tempos em tempos e não querem ficar se preocupando muito com a progressão ou com o ponto da trama em que eles estão.
Nin Online
Por fim, temos o excelente Nin Online. Esse MMORPG chegou à Steam recentemente, mas já está na ativa há vários anos e, portanto, merece um lugar em qualquer lista focada na apresentação dos melhores jogos leves para PC. Sobre o título, o principal destaque vai para o fato de ele ter sido inspirado pelo lendário anime/mangá Naruto. Isso mesmo! Essa é uma aventura que nos apresenta a um mundo ninja incrível, no qual os personagens fazem uso de habilidades únicas e têm que encarar toda a sorte de desafios. O jogo tem construções gráficas bem simples, mas consegue transmitir perfeitamente aquele clima de “Aldeia da Folha”. Assim sendo, se a sua intenção for encarar batalhas com ninjas que seguem as premissas estabelecidas pelos melhores MMORPGs de todos os tempos, essa é a alternativa ideal.