10 jogos de construir cidades com mecânicas profundas para desafiar sua criatividade por horas

Publicado em 12/08/2025 - 08h27 por Yohan Bravo

Na minha visão, os melhores jogos de construir cidades são aqueles que contam com mecânicas profundas o bastante para fazer com que, mesmo após várias horas de gameplay, a gente continue interessado em seguir dando atenção à jogatina. Felizmente, parece que muitos devs sabem que é isso o que faz os players curtirem seus jogos e eles seguem liberando games cujos níveis de complexidade vão aumentando à medida que a gente avança. Com isso em mente, resolvi separar aqui dez jogos que seguem por essa linha e podem ser uma ótima pedida para todos aqueles que gostam de construir e depois ficar lidando com todos os desafios inerentes às construções mais avançadas… bora dar uma olhada nos títulos?

Age of Empires Definitive Edition

Para abrir esta lista com os melhores jogos de construir cidades, temos o excelente Age of Empires Definitive Edition, que é a versão remasterizada de um dos jogos de estratégia em tempo real mais emblemáticos de todos os tempos. Como o nome desse game sugere, aqui a gente tem a chance de construir impérios e levá-los até a glória. E sim, as coisas começam bem devagar, para a gente ir “pegando o jeito da coisa”, mas logo os desafios começam a aparecer e temos que dar uma atenção especial à gestão de problemas. Além disso, as batalhas entre os impérios são bem movimentadas e, como estamos falando de um remaster, as construções gráficas aprimoradas deixam tudo ainda mais interessante. Então, vale a pena dar uma chance para essa bela opção.

Age of Empires IV

Agora, se você não quer saber de remasters, mas curtiu a ideia básica do Age of Empires Definitive Edition, a opção mais moderna da franquia, até o momento, é o excelente Age of Empires IV. Esse game sintetiza tudo aquilo que a famosa série da Microsoft tem de melhor e ainda introduz várias inovações, que são apresentadas com o apoio de construções gráficas muito boas. O jogo também merece atenção por nos dar a chance de construir impérios baseados em várias civilizações antigas, o que acaba tornando a jogatina bem diversificada. Obviamente, as batalhas em tempo real continuam sendo um chamariz e tanto, mas a parte de construção e gerenciamento do loop de gameplay é extremamente atrativa e consegue garantir muitas e muitas horas de diversão. Grande game!

Age of Mythology: Retold

Voltando a falar sobre remasters, Age of Mythology: Retold tem ideias muito semelhantes àquelas apresentadas pela franquia Age of Empires (são produtos dos mesmos criadores), mas adiciona um “tempero divino” à experiência. Isto é, a gente tem que desenvolver os nossos impérios, mas os deuses acabam sendo envolvidos na jogada, o que quer dizer que certos elementos sobrenaturais marcam a experiência. Cabe lembrar que a versão Retold do clássico Age of Mythology conta com uma boa série de otimizações de ordem técnica e várias novidades, em termos de conteúdo. Assim, quem decide apostar no game acaba embarcando em sessões de gameplay muito divertidas, que vão ficando mais desafiadoras à medida que expandimos nossos impérios. Então, essa é uma opção que realmente merece um olhar mais atento.

Cities: Skylines II

Apesar de não ter conseguido fazer tanto sucesso quanto seu famoso antecessor, Cities: Skylines II não poderia ficar de fora desta seleção com os melhores jogos de construir cidades. Afinal, o jogo deixa de lado a ideia de criar impérios do zero e ir avançando ao longo das eras, para nos colocar diante dos desafios de criar uma metrópole nos tempos modernos. No game, a gente não tem guerras contra outras nações, ou seja, os desafios guardam relação com problemas de engenharia, logística, economia e por aí vai… Logicamente, por dar uma ênfase especial à simulação, o jogo vai ficando mais complexo à medida que vamos jogando e é justamente assim que a gente acaba “entrando no vício”. Portanto, sugiro que não deixe de dar uma chance ao título.

Civilization VI

Civilization VI já foi lançado há algum tempo e até tem um sucessor, mas temos que concordar que o game ainda é muito atrativo. O jogo conseguiu reunir tudo aquilo que a lendária franquia Civilization tem de melhor e também tornou a experiência bem acessível e intuitiva. Essa é mais uma daquelas opções nas quais temos que ir avançando ao longo das eras, descobrindo novas tecnologias e expandindo os nossos impérios. Outro grande destaque dessa bela opção é que, além de apresentar sistemas profundos e mecânicas criativas, ela nos dá a chance de entrar na pele de figuras históricas lendárias, o que adiciona alguns “modificadores” à experiência. Em suma, esse é um game de construção e estratégia que realmente merece o selo de “obrigatório”.

Fabledom

Por conta da sua pegada mais relaxante e da temática fantasiosa, Fabledom acabou conquistando os corações de muitos players. O game deixa a “precisão histórica” de lado e nos dá a chance de construir um reino digno dos contos de fadas. E o mais legal é que a gente pode acompanhar o crescimento das nossas criações bem de perto. Aliás, dá até para interagir com indivíduos e criaturas mágicas. Como não poderia deixar de ser, o jogo também apresenta o seu conjunto de desafios e vai ficando mais complexo à medida que vamos avançando, mas as coisas se desenvolvem em um ritmo bem tranquilo. Então, acho justo dizer que essa é uma opção mais “de boa”, que pode acabar sendo uma boa pedida para quem curte experiências com uma pegada mais casual.

Frostpunk 2

Outro game que também não conseguiu superar seu antecessor, mas merece um lugar nesta seleção com os melhores jogos de construir cidades é Frostpunk 2. No primeiro jogo, a gente tinha que lidar com os desafios de sobreviver a um ambiente completamente hostil. Nessa aventura, a nossa sociedade meio que se adaptou aos ambientes gelados, mas cresceu tanto que facções começaram a aparecer e gerar novos desafios, enquanto o inverno sem fim não dá uma trégua. Devido a isso, temos que continuar lutando pela sobrevivência, mas as complicações vêm de dentro e de fora da nossa cidade. E mais, temos a chance de construir colônias e aproveitar uma boa série de novos sistemas de jogo. Sem dúvidas, apesar de o game não ter o brilhantismo do primeiro Frostpunk, ele ainda é uma alternativa digna de nota.

Manor Lords

Manor Lords ainda está no regime Early Access, mas já conseguiu atrair os olhares de muita gente. O game aposta em uma temática medieval e se destaca por dar uma ênfase especial aos sistemas de construção, às batalhas de grande escala e à simulação. Desse modo, quem decide apostar no jogo acaba se deparando com desafios que vão crescendo com o passar do tempo e exigem muito dos jogadores. É importante destacar também que o game apresenta construções gráficas muito bonitas e seus sistemas de jogo são bastante complexos, o que quer dizer que os jogadores precisam se dedicar à experiência por um tempo, para finalmente entender e dominar o loop de gameplay. De qualquer forma, acho que não é exagero algum dizer que essa é uma opção imperdível.

Norland

Ainda falando sobre jogos que estão no regime Early Access, temos aqui o excelente Norland. Esse game foge um pouco ao padrão de design dos jogos de construção de cidades (que costumam ter uma pegada mais realista) e aposta em um estilo mais “cartunesco”. Ainda assim, a experiência precisa ser levada a sério, pois o jogo nos desafia de várias formas e pode ficar bem complicado, quando nossas colônias medievais se tornam grandes o bastante. Detalhe: o jogo ainda dá uma atenção especial às disputas entre classes sociais e aos conflitos religiosos. Com isso, uma nova camada de complexidade acaba sendo adicionada ao loop de gameplay. No fim das contas, esse é um indie que esbanja criatividade e tem potencial para se tornar a sua nova obsessão.

Tropico 6

Arrematando esta seleção focada nos melhores jogos de construir cidades, temos o excelente Tropico 6. Sim, é bem verdade que já passou da hora de a franquia Tropico nos dar uma nova aventura, mas acho que todos concordam que o game ainda é muito bom. Quem decide apostar nele se depara com o desafio de entrar na pele de um ditador, cuja missão é transformar um pequeno país insular em uma verdadeira potência mundial. Para tanto, podemos fazer uso de diversos sistemas de jogo inteligentes, que nos ajudam a gerenciar desafios cujas proporções vão aumentando com o passar do tempo. O jogo tem construções gráficas muito boas e ainda oferece uma experiência multiplayer bastante divertida. Com toda a certeza, essa é uma alternativa que merece pelo menos um “test-drive”.

5 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Thiago Castanhari 09/11/2018 at 22:03 - Reply

    Nesse site estamos sempre cansados de MMOs kkkk

  2. Caíque Bernado 09/11/2018 at 22:27 - Reply

    Tudo lixo, o melhor é a Fazendinha.

    • Delion Balm 10/11/2018 at 15:04 - Reply

      Fazendinha joguei muito no Orkut por causa das meninas da sala de aula, só para ter o que falar na hora do recreio xD. Bons tempos.

  3. Lombra 10/11/2018 at 12:38 - Reply

    Acesso um site sobre MMO pq to cansado de MMO.
    Tá serto! kkkkkkkkkk

  4. Mestre Juco 10/11/2018 at 16:17 - Reply

    kkkk Joguei este Construct HD, era muito cômico. Ganhei quando comprava aquelas revistas.

Leave A Response