Quando eu publiquei o review focado no excelente Controle GameSir X4 Aileron, mencionei que iria revelar outra surpresa da marca em breve e aqui estamos. Apresento a você os excelentes controles GameSir Kaleid e Kaleid Flux, que foram criados para impulsionar a jogatina via PC e consoles Xbox. Esses produtos chegaram na minha residência há cerca de duas semanas e eu pude usá-los para garantir boas horas de gameplay com alguns dos meus jogos favoritos e certos títulos que me permitiram realizar algumas “provas de fogo”. Em outras palavras, fiz muitos testes, com vistas a ter uma boa base para este review.
Portanto, se você está procurando por controles capazes de impulsionar a sua jogatina por meio dos PCs e dos consoles Xbox, sugiro que não deixe de conferir as minhas impressões. Afinal, minhas sessões de gameplay com essas belas ferramentas gamer foram ótimas e as suas também poderão ser… vamos dar uma olhada no Kaleid e no Kaleid Flux?
A proposta dos controles da série GameSir Kaleid
Seguindo a tradição dos meus reviews aqui no MMORPGBR, darei início a este review falando sobre a proposta desses dois controles. Com isso, você já vai ter uma boa ideia dos motivos que levaram a GameSir a criar os produtos, para qual público-alvo eles são indicados e quais os tipos de experiências eles prometem garantir.
Então, comecemos entendendo que os controles foram criados com foco na galera dos PCs e dos consoles Xbox. De modo geral, não há muitas diferenças conceituais entre as duas opções e ambos funcionam com o apoio de cabos USB, o que quer dizer que não há como estabelecer conexões sem fio.
Obviamente, eu ainda vou apresentar os pontos de distinção entre os dois modelos, mas, neste momento, o ideal é você entender que os controles foram construídos para durar e contam com recursos voltados a favorecer a imersão. Logo, o objetivo dos produtos é claro: garantir uma experiência gamer de altíssimo nível.
Bem, agora que já falamos sobre a proposta do Kaleid e do Kaleid Flux, podemos dar uma atenção especial aos detalhes e a forma como cada controle se comporta durante a jogatina…
As primeiras impressões: unboxing, design e pegada
Os controles GameSir Kaleid e Kaleid Flux chegaram em caixas compactas e bem elegantes, com direito a uma apresentação semelhante àquela oferecida pelos excelentes Cyclone e Cyclone Pro (que já foram analisados aqui no MMORPGBR). E como a GameSir continua enviando seus produtos para passar pela nossa “prova de fogo”, as primeiras impressões não me surpreendem mais, apesar de eu achar louvável a empresa sempre manter o bom nível. De todo modo, eis o conteúdo dos dois pacotes:
- Controle GameSir Kaleid;
- Cabo USB (com 3m de comprimento);
- Manual do Usuário;
- Cartão de Agradecimento;
- Adesivo GameSir;
- Certificado de Qualidade;
- Tecido para Limpeza;
- Cartão com Código para 1 mês gratuito de Xbox Game Pass Ultimate.
- Controle GameSir Kaleid Flux;
- Cabo USB (com 3m de comprimento);
- Manual do Usuário;
- Cartão de Agradecimento;
- Adesivo GameSir;
- Certificado de Qualidade;
- Tecido para Limpeza;
- Cartão com Código para 1 mês gratuito de Xbox Game Pass Ultimate.
Nesse primeiro contato com os produtos, já foi possível notar algumas diferenças de design. Por exemplo, o Kaleid tem uma aparência mais sóbria, enquanto o Kaleid Flux chama mais atenção, graças aos detalhes em dourado.
Quanto aos cabos, ponto para a GameSir! Ambos têm um ótimo comprimento e são muito estilosos, com direito a um acabamento de qualidade e cores que se encaixam com o padrão do design de cada controle.
E como os produtos foram criados com foco nos PCs e nos consoles Xbox, temos até um botão central que faz referência à marca da Microsoft, o que acaba deixando os pares bem alinhados com o estilo do Xbox Series S Black e do Xbox Series X.
Agora, no que diz respeito à pegada, há uma textura diferenciada nos grips que garante uma sensação tátil muito agradável e até mesmo os gatilhos superiores contam com essa textura. Os direcionais e o D-Pad também são ótimos para os dedos.
Outro ponto importante a destacar é o fato de os controles terem entradas para fones de ouvido. Com isso, a gente acaba ganhando um bônus de mobilidade muito interessante.
Enfim, a GameSir ainda não me decepcionou, no que diz respeito à apresentação, e seus pacotes são sempre muito bem organizados, o que abre espaço para os produtos causarem ótimas primeiras impressões. E bastou manuseá-los um pouco para eu já ter uma ideia clara do tipo de pegada que eles vão proporcionar (sem contar que o design do Kaleid e do Kaleid Flux é muito bonito e elegante).
A questão da conectividade
Só para não fugir ao padrão dos reviews que eu libero aqui no MMORPGBR, resolvi manter o tópico relacionado à conectividade. Porém, no caso desses controles, não há qualquer mistério, ou seja, temos duas ferramentas gamer que se conectam às nossas máquinas de jogo por meio de belos cabos USB.
Nesse caso, como eu já destaquei, a GameSir marcou muitos pontos, pois os cabos USB são excelentes. O revestimento é muito bom e fica claro que as coisas foram feitas para durar. E quando eu pluguei nas máquinas de jogo, não tive qualquer problema, os controles foram reconhecidos imediatamente.
Os controles GameSir Kaleid e Kaleid Flux em ação!
Como eu destaquei no início deste post, os controles chegaram na minha residência há um bom tempo e isso me deu a chance de testá-los por muitos dias. Fiz uso do meu PC durante a maior parte do tempo, mas também consegui curtir algumas horas de gameplay com um Xbox Series X emprestado.
Quanto ao meu “approach” para os testes, fiz questão de utilizar jogos de gêneros distintos, com vistas a analisar os produtos em situações variadas e também curti os games que eu costumo jogar, para “medir a performance” no dia a dia de um jogador comum. E mais uma vez, o Xbox Game Pass veio a calhar.
Durante o meu primeiro dia de testes, usei apenas o Kaleid Flux. No dia seguinte, usei o Kaleid. A partir do terceiro dia, fui trocando de controle após algumas horas de jogatina. Com isso, pude sentir, na prática, as diferenças entre um controle e o outro. E só para constar, no fim das contas, ambas as opções têm os mesmos recursos, mas a diferença está em pequenos detalhes da construção, que acabam alterando a sensação tátil e o estilo. Eis uma tabela com as diferenças entre as duas versões do controle…
Kaleid |
Kaleid Flux |
|
Cor |
Preto/Cinza |
Preto/Dourado |
Disposição dos Botões ABXY |
Esquema do Xbox |
Esquema do Xbox |
Botões ABXY (construção) |
Micro Switch |
Membrana |
Sistema de Iluminação |
Rainbow |
Dourado |
Cabo USB |
3m Preto/Cinza |
3m Preto/Dourado |
Observando a tabela, fica claro que apenas a construção dos botões ABXY tem potencial para alterar a experiência. Eu, por exemplo, sempre joguei com controles construídos com membrana e precisei de mais tempo para me adaptar à sensação tátil proporcionada pelos switches (é só uma questão de costume e gostos pessoais mesmo).
Bem, colocando essas diferenças de lado, ambos os controles são praticamente iguais. Para começar, temos gatilhos e direcionais construídos com a tecnologia Hall Effect e isso já garante belos ganhos de precisão, uma sensação tátil mais agradável e a maior durabilidade dos controles.
Em jogos de corrida, por exemplo, a gente percebe a diferença sem dificuldades, já que o acelerador e o freio parecem ficar mais sob o nosso controle. E o mesmo vale para os direcionais, na hora de fazermos as curvas.
Nesse caso, é bom destacar que esses controles contam com quatro motores de vibração, sendo dois posicionados nos grips e dois posicionados na área dos gatilhos. Essa construção diferenciada garante sensações que aumentam a imersão ao máximo (e se você fizer uso de headsets plugados na entrada de fones dos próprios controles, dá para “mergulhar de cabeça” em certos jogos).
Quanto ao D-Pad, apenas a sensação tátil muda um pouco no Kaleid, pois há também uma construção com micro switches, enquanto o Kaleid Flux tem uma construção com membrana. De todo modo, ambos são bem precisos.
Assim como costuma acontecer com quase todos os controles da GameSir, a gente ainda conta com botões extras (L4 e R4) e opções que garantem o registro de macros. Detalhe: todas as configurações podem ser feitas por meio do aplicativo GameSir Nexus.
Outros botões adicionais também marcam presença nas estruturas dos controles e cumprem várias funções, sendo que o “botão Xbox” realiza a mesma função dos controles oficiais da marca.
E para não dizer que os controles são perfeitos, ressalto que fiquei com os dedos doendo por conta do revestimento que “encabeça” os sticks, mas foi outra questão relacionada com a falta de costume, pois não voltei a sentir dores após alguns dias.
De forma resumida, posso dizer que os produtos se mostraram muito bons e me proporcionaram belas sessões de jogatina. Curiosamente, eu sempre curti controles com membrana, mas acabei gostando mais de usar o Kaleid. No entanto, as diferenças entre as duas versões são praticamente nulas e ambas cumprem suas funções com total eficiência, garantindo experiências imersivas, comandos responsivos e uma ótima pegada (com muito estilo, diga-se de passagem).
GameSir Kaleid e Kaleid Flux: altamente indicados para PC e consoles Xbox
Como você pôde perceber, fiz questão de analisar os controles Kaleid e Kaleid Flux sobre várias óticas. Desde o primeiro contato com os produtos, a beleza da construção me chamou muita atenção e ficou claro que essas ferramentas gamer foram feitas com um cuidado especial.
Em termos de design, os controles não variam muito e eu preferi o Kaleid, mas, os fãs de detalhes dourados certamente vão curtir o Kaleid Flux. No que diz respeito à conectividade, não tive problemas, pois os cabos USB garantem uma conexão imediata (e me pareceram muito resistentes).
Na hora da jogatina, curti muito a pegada do controle e a sensação tátil gerada pelos gatilhos e pelos direcionais. O D-Pad garante uma excelente precisão e tanto os switches (do Kaleid) quanto a membrana (do Kaleid Flux) cumprem suas funções com perfeição.
Acho válido ressaltar também que as opções voltadas a aumentar a imersão são excelentes. Nesse caso, a entrada para fones de ouvido é um destaque e tanto e os quatro motores vibratórios também.
Portanto, posso dizer que a GameSir conseguiu criar dois controles de altíssimo nível para os players dos PCs e dos consoles Xbox. Então, acho que o investimento em uma dessas opções realmente compensa. Lembrando que ambas tiveram seus preços sugeridos fixados em R$ 459,00. Na Amazon Brasil, é possível ganhar um desconto de 10% na compra do Kaleid ao utilizar o cupom gamesirk1 no checkout. Você também pode aplicar o cupom GSK1FLUX para ganhar o mesmo desconto ao comprar o Kaleid Flux. Você pode obter mais informações sobre elas no site oficial da GameSir.
E é isso! Os controles Kaleid e Kaleid Flux estão mais do que aprovados no teste do MMORPGBR e merecem um olhar mais atento de qualquer player de respeito. Por fim, agradeço à GameSir por ter fornecido os controles que foram usados nos testes e reafirmo que os produtos são bons o bastante para garantir excelentes horas de uma jogatina muito imersiva.