Aprovados! GameSir T4 Cyclone e T4 Cyclone Pro: dois controles com muito a oferecer!

Publicado em 06/10/2023 - 01h54 por Yohan Bravo

Mais uma vez, a GameSir resolveu colocar seus produtos na “prova de fogo” do MMORPGBR e nos enviou dois controles para testes. Pois é! A empresa chinesa nos deu a oportunidade de avaliar os belíssimos T4 Cyclone e T4 Cyclone Pro, que são novidades com muito a oferecer.Os produtos chegaram na minha residência há alguns dias e, desde então, eu tenho aproveitado minhas horas de gameplay com essas ferramentas gamer. Logicamente, fiz questão de testar os controles em diversas situações de jogo e com os mais diversos títulos, a fim de poder fundamentar melhor a minha análise. Então, se você está sempre procurando por bons controles, sugiro que não deixe de ler até o fim. Afinal, já posso adiantar que a GameSir caprichou nos ótimos T4 Cyclone e T4 Cyclone Pro e quem decidir investir nessas opções vai fazer um ótimo negócio… vamos conhecer?

A proposta dos controles da série GameSir T4 Cyclone

Como sempre, vou começar este review falando sobre a proposta dos produtos. Desse modo, você poderá ter uma ideia clara acerca dos objetivos que levaram a GameSir a criar os controles da série T4 Cyclone e para quais tipos de players as opções são mais indicadas. 

Além do mais, saber disso garante a justiça na análise, já que não adianta julgar um peixe por sua capacidade de subir em árvores, certo?

Bem, de forma resumida, podemos dizer que a série T4 Cyclone foi criada para ser versátil e para garantir altos níveis de durabilidade. Em outras palavras, os controles podem ser utilizados em diversas plataformas e contam com recursos que melhoram a sensação tátil e aumentam suas vidas úteis.

Lembrando que, como estamos falando de dois controles, há algumas diferenças entre cada produto (vou apresentar mais detalhes em breve), mas ambos apostam nas mesmas ideias e visam entregar algo de nível profissional para os players dos PCs, dos consoles (Xbox e Nintendo Switch) e dos dispositivos Android e iOS.

E agora que já falamos sobre a proposta dos controles GameSir T4 Cyclone e T4 Cyclone Pro, podemos entrar nos detalhes e analisar os produtos com uma ênfase maior em suas características únicas…

As primeiras impressões: unboxing, design e pegada

Os controles GameSir T4 Cyclone e T4 Cyclone Pro chegaram em caixas compactas e elegantes. Como eu já recebi diversos produtos da marca para analisar, não fiquei surpreso com a qualidade da apresentação. E, claro, quando eu removi os produtos das suas respectivas caixas, tudo estava muito bem embalado e nos devidos lugares. Eis o conteúdo dos pacotes:

  • Controle multiplataforma GameSir T4 Cyclone;
  • Cabo USB-C (com 1m de comprimento);
  • Manual do Usuário;
  • Cartão de Agradecimento;
  • Adesivo GameSir;
  • Certificado de Qualidade.
  • Controle multiplataforma GameSir T4 Cyclone Pro;
  • Cabo USB-C (com 1m de comprimento);
  • Manual do Usuário;
  • Receptor USB;
  • Cartão de Agradecimento;
  • Adesivo GameSir;
  • Certificado de Qualidade.

Como pôde perceber, nesse primeiro momento, algumas diferenças evidentes entre os dois produtos “saltam aos olhos”. Para começar, o T4 Cyclone é branco (Daybreak) e o T4 Cyclone PRO é preto (Midnight). 

Além disso, o receptor USB só acompanha a versão PRO, o que quer dizer que os proprietários do T4 Cyclone vão precisar comprar o receptor separadamente, se quiserem uma jogatina sem fios. Detalhe: parece que não dá para usar receptores de outros produtos da mesma marca (eu tentei com o receptor do GameSir G4 Pro e não funcionou).

De todo modo, o fato é que ambos os produtos são muito bonitos e parecem ter sido inspirados pelos controles da marca Xbox. Quanto à pegada, os belos periféricos apresentam uma textura diferenciada nos grips e nos gatilhos, o que garante uma sensação tátil muito agradável.

Aliás, apesar de eu ser um fã da textura diferenciada do GameSir G4 Pro (que vinha sendo a minha principal ferramenta gamer desde o review lançado aqui no MMORPGBR), curti bastante a construção dos T4 Cyclone.

Outro ponto importante a destacar é o fato de os controles terem um espaço para a inserção de suportes para celulares. Sim, há mecanismos de encaixe nas partes superiores dos produtos, mas os players vão ter que adquirir os suportes separadamente, se quiserem curtir a jogatina com os celulares “presos” aos controladores.

Enfim, o fato é que a GameSir manteve o bom nível das “apresentações” feitas anteriormente para o MMORPGBR e entregou pacotes muito organizados e bem embalados. E, claro, os controles deixaram uma ótima primeira impressão, com suas cores elegantes e construções dotadas de um “ar premium”.

A questão da conectividade

A conectividade, especialmente em controles multiplataforma, é algo que eu costumo levar muito a sério. Na verdade, se eu não conseguir colocar um produto para funcionar sem qualquer problema, minha experiência já não fica legal. Felizmente, a GameSir nunca me gerou problemas nesse sentido e tanto o T4 Cyclone quanto o T4 Cyclone Pro passaram nesse teste com méritos.

Obviamente, como o T4 Cyclone não vem com um receptor USB, a conexão via cabo USB-C não tem mistério algum. Ainda assim, o emparelhamento via Bluetooth foi bem rápido e sem dificuldades. E só para constar, usei o receptor USB do T4 Cyclone PRO para testar a conexão com o T4 Cyclone e o processo também foi simples.

Cabe ressaltar que as instruções presentes no manual do usuário são bem claras e nos ajudam a concluir os processos de conexão tranquilamente. E como os próprios controles apresentam indicativos visuais bem evidentes, não há muitos obstáculos para os players começarem a jogar sem demoras.

Resumindo, no que diz respeito ao quesito conectividade, os controles GameSir T4 Cyclone e T4 Cyclone Pro são perfeitos. Não é preciso “quebrar a cabeça” para colocar as coisas para funcionar e o Manual do Usuário explica tudo de forma clara e objetiva.

Os controles GameSir T4 Cyclone e T4 Cyclone Pro em ação!

Com os testes de conectividade finalizados, pude colocar os controles para funcionar e dei início à minha jogatina. Comecei com o GameSir T4 Cyclone, pois o achei mais bonito. No entanto, o T4 Cyclone Pro, como o “termo Pro” sugere, acabou se mostrando mais interessante, mas vamos com calma…

Para realizar minhas experiências, selecionei um jogo de corrida, um FPS, um jogo de luta e um soulslike. Minha intenção foi colocar os produtos em diversas situações, com vistas a explorar suas funcionalidades ao máximo.

E nesse ponto cabe uma observação: para construir essas ferramentas gamer, a GameSir apostou em analógicos e gatilhos dotados de uma tecnologia conhecida como Hall Effect. De modo geral, essa solução garante maior precisão e um tempo de resposta mais apurado, sem contar que a durabilidade dos produtos acaba ficando bem maior. Na prática, essa construção diferenciada acabou ficando em destaque desde o primeiro momento. 

Isto é, os gatilhos com Hall Effect apresentam um “encaixe” interessante para os dedos, o que favorece a pegada e o tempo de resposta, sem contar que a textura desses botões superiores também é ótima. No jogo de corrida, a sensação tátil ficou ainda mais agradável, pois foi possível controlar a intensidade dos comandos de forma perfeita.

No que tange aos analógicos, o Hall Effect também se fez presente e deixou claro que a construção gera certa resistência aos comandos, garantindo um controle maior sobre aquilo que está sendo realizado na tela. No jogo de tiro, a movimentação e a precisão ficaram bem melhores.

Vale ressaltar também que os controles contam com botões adicionais muito úteis, com direito aos chamados L4 e R4. Sim, há dois botões na parte traseira, que cumprem funções específicas e podem ser utilizados para registrar macros. No jogo soulslike, eu criei alguns atalhos bem interessantes.

Outro ponto que merece destaque é o D-Pad. Esse foi o único aspecto do GameSir G4 Pro que eu não gostei muito, mas parece que a GameSir resolveu me dar ouvidos (risos) e aprimorou esse aspecto dos seus controles. Agora os comandos ficaram muito mais precisos e até passaram com louvor nos testes feitos com o jogo de luta.

No fim das contas, ambos os produtos se mostraram excelentes e garantiram boas horas de jogatina. Porém, há um motivo para o controle preto ter o termo “Pro” em seu nome oficial. E é sobre as diferenças entre os dois controles (e como elas afetam a experiência prática) que eu vou falar a seguir…

T4 Cyclone X T4 Cyclone Pro

Como eu destaquei, assim que retirei os produtos da caixa, me deparei com algumas diferenças evidentes: as cores e a ausência do receptor USB no “pacote” do T4 Cyclone. Contudo, após analisar as opções com maior atenção e colocá-las em ação, outras diferenças bem relevantes acabaram surgindo.

Nesse sentido, é importante destacar que a própria GameSir criou uma tabela com as principais diferenças entre o T4 Cyclone e o T4 Cyclone Pro. Confira abaixo a minha adaptação dessas informações…



T4 Cyclone

T4 Cyclone PRO

Cor

Branco (Daybreak)

Preto (Midnight)

Disposição dos Botões ABXY

Esquema do Nintendo Switch

Esquema do Xbox

Botões ABXY (construção)

Membrana

Micro Switch

Vibração nos Gatilhos

Não

Sim

Receptor USB

Vendido Separadamente

Incluído no Pacote

Cabe destacar que, na prática, são apenas algumas dessas diferenças que acabam tendo um impacto relevante na experiência. Digo, a cor é uma questão de gosto, mas os outros aspectos podem influenciar a sua escolha, se você decidir comprar um dos produtos.

Por exemplo, a disposição dos botões ABXY guarda relação com a máquina de jogo utilizada pelo usuário. Em outras palavras, se o player quiser jogar via PC e Xbox, o T4 Cyclone Pro será uma opção melhor. Na jogatina via Nintendo Switch, o T4 Cyclone acaba sendo mais indicado (via dispositivos móveis, tudo vai ser uma questão de costume). Detalhe: dá para personalizar os comandos por meio do software da GameSir.

Quanto à construção dos botões e à vibração nos gatilhos, é a sensação tátil que acaba sendo impactada. De fato, o T4 Cyclone Pro garante toques mais agradáveis e os gatilhos que vibram são ótimos (no jogo de corrida, a diferença ficou ainda mais evidente). Ainda assim, o T4 Cyclone não fica “muito atrás” e garante uma boa experiência.

E quanto ao receptor USB, aí sim a diferença é notável, apesar de não gerar um impacto direto na jogatina. Uma conexão sem fio garante maior mobilidade, mas uma conexão com fio não é algo tão ruim. Só acho que a GameSir deveria ter adicionado um cabo mais longo no pacote do T4 Cyclone.

De modo geral, podemos dizer que ambas as opções apresentam recursos dignos de um player de respeito, mas a versão Pro conta com alguns destaques que podem aprimorar a jogatina ainda mais (mais conforto e melhores sensações, por um preço um pouco mais elevado).

GameSir T4 Cyclone e T4 Cyclone Pro: Ferramentas Gamer de Alto Nível!

Conforme pôde notar, tratei de analisar os controles GameSir T4 Cyclone e T4 Cyclone Pro sob várias óticas. Num primeiro momento, os controles chamaram a minha atenção pela qualidade da construção e pela beleza. Eu achei o branco do T4 Cyclone mais elegante, mas isso realmente é uma questão de gosto, já que ambos os produtos são ótimos e garantem uma bela pegada.

Em termos de conectividade, os controles não me geraram qualquer problema, o que é um ponto muito positivo. O T4 Cyclone não conta com um receptor USB em seu pacote, mas funcionou perfeitamente com o receptor do T4 Cyclone Pro (via Bluetooth e via cabo USB-C, tudo deu certo também).

Agora, ao colocar os controles em ação, tive a oportunidade de experimentá-los em diversas situações de jogo e ambos garantiram uma jogatina prazerosa. E é bom destacar que as tecnologias usadas pela GameSir nessa série T4 Cyclone realmente se fazem presentes e garantem belos ganhos de precisão e sensações táteis muito mais agradáveis (e o D-Pad está ótimo também).

Em suma, podemos dizer que a GameSir está lançando dois controles com conjuntos de atrativos imperdíveis, que foram feitos para acompanhar os players por muitos anos. Por conta disso, acho que o investimento realmente compensa. Lembrando que as ferramentas gamer têm preços sugeridos bem interessantes (T4 Cyclone = R$ R$ 216,17 (50% off) e T4 Cyclone Pro = R$ 186,50 (56% off) e você pode conferir todas as informações sobre elas no site oficial da GameSir.

E é isso! Os controles GameSir T4 Cyclone e T4 Cyclone Pro passaram com louvor na “prova de fogo” do MMORPGBR e merecem ser classificados como produtos altamente recomendados. Por fim, agradeço à GameSir por ter fornecido os controles que foram usados nos testes e reafirmo que os produtos têm um alto nível de qualidade e merecem a atenção de qualquer tipo de player.

Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

Leave A Response