Como tirar o lag do Free Fire: dicas simples e avançadas para jogar sem travar

Publicado em 04/10/2025 - 10h45 por Yohan Bravo

Se você está “quebrando a cabeça” para descobrir como tirar o lag do Free Fire, é bom saber que há várias formas de abordar o problema. Pois é! A gente pode explorar ações básicas, realizando otimizações manuais, ou apostar em soluções mais arrojadas e certas automações. E a única forma de descobrir qual desses “caminhos” é melhor para o seu caso em particular é fazendo os devidos testes. Com isso em mente, separei aqui as principais dicas que eu poderia lhe dar sobre essa questão, com vistas a direcionar melhor os seus esforços. Em outras palavras, se você quer otimizar a sua experiência junto ao Battle Royale da Garena, é bom não deixar de conferir até o fim… vamos começar?

Combatendo o Lag no Free Fire com ações básicas

Considerando que o lag tem várias possíveis causas, qualquer tutorial voltado a mostrar como tirar o lag do Free Fire acaba sendo marcado pela apresentação de várias possíveis soluções. Nesse caso, resolvi começar as minhas dicas focando no aspecto mais “manual” das otimizações, ou seja, aquelas ações que você deve ir executando e avaliando a cada etapa. Acompanhe…

  • Selecione o servidor mais próximo da sua localidade: a distância física entre uma máquina de jogo e um servidor é uma das causas mais óbvias do lag. Felizmente, o Free Fire tem servidores localizados em várias regiões e a gente ainda tem a oportunidade de selecionar o servidor que queremos usar. Então, fique com a opção mais próxima da sua localidade;
  • Verifique os requisitos mínimos e as configurações do game: o Free Fire não é um jogo pesado, mas o seu celular precisa ser bom o bastante para rodá-lo. E se a máquina atender aos requisitos mínimos e ainda estiver com dificuldades na hora de executar o game, pode ser uma boa ideia fazer ajustes nas configurações;
  • Otimize a sua conexão Wi-Fi: nos PCs, temos a opção de plugar um cabo de rede para estabilizar a conexão. Nos celulares, isso não é possível. Portanto, tudo o que nos resta é otimizar a conexão. Nesse caso, você deve encontrar o ponto em que o sinal é mais forte e estável e deixar apenas o seu celular conectado na rede, com vistas a evitar interferências. Detalhe: apostar em um roteador gamer pode ser uma boa pedida;
  • Elimine quaisquer interferências: além dos dispositivos consumindo a sua largura de banda, há programas e processos no seu celular que podem causar interferências. Sendo assim, quando for jogar, o ideal é você eliminar todos esses obstáculos (verifique se as atualizações automáticas do sistema operacional e dos apps estão desativadas ou não);
  • Dê uma olhada nas dicas extras: a Garena já criou um tutorial muito bom para quem está “brigando” com o lag. Vale a pena dar uma olhada na publicação.

Vale ressaltar que, apesar de essas serem as ações básicas mais indicadas para quem está tentando descobrir como tirar o lag do Free Fire, elas nem sempre produzem os resultados que estamos esperando, pois pode ser que o nosso problema com o lag seja um pouco mais grave. E se esse for o seu caso, há algumas soluções mais avançadas que você pode explorar, mas eu prefiro facilitar a sua vida e apresentar uma ferramenta que pode corrigir o problema rapidamente…

Como tirar o lag do Free Fire com o ExitLag

De forma resumida, o ExitLag é um “GPS de rede”, que traça a melhor rota possível para ligar um dispositivo de jogo e um servidor. Uma vez estabelecida a rota, a transferência de dados entre os “dois pontos” acontece de uma forma mais rápida e livre de obstáculos, o que quer dizer que a jogatina acaba rolando de uma forma muito mais tranquila e sem o maldito lag por perto. Pois é! Essa ferramenta é muito eficiente e a boa notícia é que você nem precisa confiar no que eu digo. Isto é, você pode “tirar a teima” fazendo um teste gratuito. Para tanto, bastará você fazer o download do app (via Google Play ou App Store), concluir um rápido processo de cadastro e depois seguir o passo a passo apresentado abaixo…

  1. Inicie o programa com sua conta já logada (crie uma conta e ative o teste de 3 dias).
  2. Clique na lupa e procure pelo jogo (é só digitar “Free Fire” no campo de busca);
  3. Escolha a região, caso deseje (o padrão será selecionado automaticamente pelo sistema).
  4. Clique em “Otimizar Conexão”.
  5. Pronto! Agora é só iniciar o jogo.

E é isso! O ExitLag vai continuar funcionando em segundo plano e promovendo as devidas otimizações em tempo real, enquanto você foca nos tiroteios promovidos pelo Battle Royale. Com essa ferramenta, a complicada tarefa de descobrir como tirar o lag do Free Fire pode ser resolvida de forma rápida e com um custo que nem é tão elevado assim (especialmente se você realmente valorizar uma partida livre de lag). De qualquer forma, agora você já tem uma boa base para realizar as devidas otimizações e pode escolher se vai ou não apostar no ExitLag para evitar dores de cabeça e ganhar tempo.

Curta a nossa página no Facebook, siga no X (ex-Twitter) e acompanhe no Google News para não perder nada sobre os últimos lançamentos de MMOs, participar de sorteios de chaves e muito mais!

Leave A Response