Final Fantasy XIV quebra seu recorde de jogadores simultâneos e começa a substituir WoW nas plataformas de streaming

Publicado em 06/07/2021 - 05h56 por Yohan Bravo

Há alguns dias, o Márlon lançou uma notícia aqui no MMORPGBR, falando sobre alguns formulários que a Blizzard enviou para os players, com o intuito de descobrir se eles estavam inclinados a jogar a expansão Endwalker de Final Fantasy XIV, quando ela fosse lançada. Essa situação, gerou diversas especulações e foi interpretada como um temor da criadora do WoW, em relação ao seu principal concorrente. Desde então, o jogo da Square Enix parece ter ganhado ainda mais força e algumas situações surgiram para deixar a competição mais emocionante… vamos entender melhor essa história?

Se você, assim como diversos players, também interpretou a história dos formulários da Blizzard como “medo da concorrência”, é bom saber que Final Fantasy XIV acaba de quebrar seu próprio recorde de jogadores simultâneos e, segundo alguns veículos da mídia, está começando a substituir o WoW nas lives de streamers famosos. Pois é! Em relação aos números, o título da Square alcançou o pico de 47.545 jogadores simultâneos no mês de junho, superando o recorde de julho do ano passado, que foi de 41.200. E o interessante é que a expansão Endwalker ainda não foi liberada.

Além disso, como eu destaquei, alguns veículos da mídia especializada, verificaram que famosos streamers que se dedicam ao World of Warcraft estão começando a trocar o jogo da Blizzard pelo jogo da Square. Aliás, uma dessas trocas chamou a atenção na web, já que Asmongold um dos maiores streamers de WoW chegou a ser insultado por um funcionário da empresa estadunidense, só por fazer uma live de FFIV. Enfim, essas situações já levaram algumas pessoas a reviverem aquela lenda de “WoW killer”, sugerindo que Final Fantasy XIV pode ser o “jogo eleito”. De todo modo, o fato é que o título está crescendo e se aproveitando da ajuda que está recebendo das falhas da concorrência.

Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

78 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Yuri 06/07/2021 at 07:45 - Reply

    Eu ainda mantenho minha posição de quem mata o WoW é a Blizzard, a Square apenas está fazendo o trabalho dela direito com FFXIV e o resto é conseqüência.

    E ainda digo mais, não adianta a Blizzard enrolar mais não, a solução pro WoW agora é só um jogo novo. Nem que eles façam que nem a Sega com PSO2NG, e enfiem o jogo e sua continuação “dentro” do outro jogo, para facilitar a migração dos jogadores de um jogo para o outro.

    • Imperius Angiris 06/07/2021 at 09:55 - Reply

      Exatamente, quem matou o WoW foi a própria Blizzard, a concorrência só está aproveitando as falhas que eles tem repetido no jogo a cada expansão, o que ainda segura a galera é o amor pelo jogo e a lore, não àtoa que o classic e o BC ainda seguram boa parte dos jogadores.

    • AtomicTomato 06/07/2021 at 16:17 - Reply

      Bem, tá virando padrão a Blizzard matar os próprios jogos, infelizmente

    • peter Silva 06/07/2021 at 18:21 - Reply

      Na minha opinião e como alguem q largou do wow muito tempo , não diria q a bliz seja o principal problema. Na minha visão o wow chegou a seu fim a muito tempo atras , ja apresentava sintomas de seu tempo ja estava acabando por volta de cataclisma , desde então mais e mais o conteudo veio algo forçado e menos trabalhado , o jogo foi esticado e estragado por que os jogadores não largam dele , agora esta chegando a um ponto que nem a bliz original saberia oq fazer para criar coisas novas e inventivas, para tudo tem um ciclo de vida e morte , com jogos , series, filmes,animes , etc..
      Enquanto o jogador de wow atual não entender q do wow ja não se extrai mais nada a act-blizzard vai manter o nivel de falta de qualidade mediocre. Não estou defendendo a blizzard , justamente por que de sua origem se conta nos dedos os funcionarios q permanece ,porem o jogo vem perdendo qualidade a tempos , so agora q a galera tem acordado , precisou ser vendida para esse povo começar a acordar . Enquanto ainda tiver muita gente apoiando o que o wow se tornou a act-blizzard vai manter tirando dinheiro nesse rabisco torto e mal feito que o jogo se tornou

      • Marcos Vinicius 06/07/2021 at 22:11 - Reply

        Seu comentário é meio confuso… A blizz é o principal problema, fato! Ao ver que mesmo não entregando algo de qualidade, ainda conseguem ter uma alta receita, pq se importar? Ela ta aproveitando ao máximo e nada tem feito ela pensar diferente.

        • Yuri 07/07/2021 at 08:05 - Reply

          O que eu entendi ele dizer foi exatamente isso.
          Que como tudo WoW tem tempo de vida útil, e o jogo já mostrava sinal de desgasta desde o Cataclisma na opinião dele, o que concordo parcialmente, já que pra mim ficou claro mesmo este desgaste no WLoD.

          O outro ponto que ele menciona é apesar disso o jogo foi mantido assim por tanto tempo porque seus jogadores se recusaram a deixa-lo. Algo que eu até concordo, mas trato isso como uma conseqüência e não uma causa.
          A verdade é que o gênero de MMORPG envelheceu mal, então é fácil de entender que os jogadores nunca deixaram o WoW pelo simples fato de que a concorrência nunca demonstrou-se boa o suficiente pra capturar a atenção de seus jogadores por muito tempo. O que fez a Blizzard ficar numa posição muito confortável por muito tempo ao ponto de perceber que não precisava mais do que pequenos investimentos pra manter o jogo lucrativo, dai cancelou quaisquer projetos de novos MMORPGs como o Titan e se focou apenas em ficar lançando expansões pro WoW pra ganhar dinheiro tendo o menor custo possível.

          Só que a idade chega, e mesmo sem concorrências o jogo se tornou cansativo, repetitivo, como não é lançado um novo jogo a gameplay não muda, a Blizzard fica procurando o que inventar pra colocar no jogo e já a tempos ficou sem ideias descentes e até tentou mudar o público do jogo pra um publico mais casual o que causou diversas deformações, especialmente na parte de interação social do jogo.

          E ai é onde entra o ponto que eu defendo. Mais do que FFXIV ser considerado um ótimo MMORPG pra um grande número de pessoas, o problema maior aqui é que o WoW está velho, a Blizzard não tem interesse em se mexer pra fazer algo novo e vai cada dia dando um jeito de extrair mais dinheiro dos jogadores que continuam e mirando cada vez mais em aspectos externos a gameplay do jogo para ver se atrai mais publico e atenção. Só que isso não está impedindo a degradação, mesmo ela conseguindo extrair mais dinheiro o jogo está perdendo jogadores, e um MMORPG sem jogadores é um jogo morto e uma hora até os maiores fãs do jogo irão abandona-lo por isso (dai vem o esforço quase homérico dos fãs do jogo defendendo a todo custo que o jogo é muito bom e que tudo isso é mentira, impressão falsa ou mesmo passageiro. Na verdade eles reconhecem o problema, mas sabem que admitir apenas acelera o processo de debandada e que esta debandada fatalmente irá afeta-los também).

      • Imperius Angiris 07/07/2021 at 08:37 - Reply

        WoW não chegou o seu fim não, o problema é que hoje o foco da Activision é manter o jogador online e não se divertindo, a maior parte do tempo a gente passa grindando, veja shadowlands por exemplo, é grind de reputação, de renome, de cinzas d’alma, de estigia, de ponto de honra e etc, os sistemas cada vez mais complexos com mais moedas obrigatórias para se farmar (sim, se você quer estar em um bom nível para fazer pvp e pve vai precisar desses farms), eles não estão preocupados em nos prender pela diversão do jogo e sim pq a gente tem que passar horas grindando pra conseguir as coisas, o conteúdo de história da expansão se não fosse instanciado semanalmente iria terminar em menos de 2 semanas para alguém casual.

        • peter Silva 08/07/2021 at 15:12 - Reply

          Então , a actvision terminou de enterrar , mas a equipe criativa e maior parte ja tinha deixado a empresa, e a muito tempo isso tem se refletido no jogo , não culpo a activision, pelo menos não so a ela, por isso eu digo que o jogo ja tinha chegado a seu apice e desde então so sobrou se aproveitar dos usuarios que não deixam o game morrer , e agora esta chegando a um ponto que nem o mis fiel dos fãs esta conseguindo defender, deixem o jogo partir …

    • Vaneh 11/07/2021 at 15:39 - Reply

      O que a Sega fez está mais para… Fez o novo jogo e socou o antigo dentro, é tipo. O jogo original, pso2 é tratado como se fosse um complemento, tipo uma dlc instalada, o jogo base já é o novo que é o NG. O maior problema foi a Sega ter lançado algo cedo demais, foi lançado com vários bugs e problemas, hoje já corrigiram vários, mas ainda precisa de mais. Foi triste porque só no NA e só contando a steam, o jogo teve mais de 60 mil players simultâneos.

      • Yuri 12/07/2021 at 09:20 - Reply

        Sim eu to ligado nos problemas e erros da Sega. Eu usei mais como um exemplo de que sim, é possível fazer um novo jogo e renovar o gênero sem automaticamente canibalizar o antigo ou descontinua-lo e deixar os players putos.

  2. Lorran Marques 06/07/2021 at 08:19 - Reply

    So faltando o PvP pro FF consolidar de vez nesse top 1 , pq foi a unica coisa que senti falta demais no game , ate tem arenas e tals mais a premiação e bem ruim e tem poucos players

    • Vinícius 06/07/2021 at 11:25 - Reply

      sem contar q as arenas são compostas praticamente por bots com queues de 20 min+

    • Astronaut 06/07/2021 at 08:41 - Reply

      A impressão que tenho é que a comunidade do FF é mais voltada ao PvE

      • Leonardo Vasconcelos 06/07/2021 at 09:02 - Reply

        isso é verdade amigo full pve

      • Aecio Gonzaga 06/07/2021 at 09:06 - Reply

        Eu prefiro o pve no ff, o pvp é meio ruim devido as skils não serem rápidas, pois necessita terminar a animação de cada skil primeiro.

        • Yuri 06/07/2021 at 09:34 - Reply

          Eu tmb tenho essa mesma sensação. O foco do jogo é o PvE, o PvP até existe, mas é um troço que opera mais com um evento, uma “brincadeira”, pois o jogo visivelmente não é balanceado e ajustado pra ele.

      • Vinícius 06/07/2021 at 11:26 - Reply

        Não existe comunidade pra X ou Y. É apenas uma das desculpas da empresa para não fazer ambas modalidades de maneira decente num jogo.

    • Astral Netuno 06/07/2021 at 09:48 - Reply

      O pvp que o FFxiv tem pra min ja ta de bom tamanho! é divertido e não precisa ser um jogo mais focado no pvp como é em outros jogos!

    • Imperius Angiris 06/07/2021 at 09:52 - Reply

      Como é o PvP? Sou curioso pra jogar o FF mas não curto muito o PvE, jogo mais PvP e sempre ouço falar mal, dá pra pegar uns equips legais? As filas são longas de mais?

      • Nogueira 06/07/2021 at 12:54 - Reply

        não da pra jogar ff pensando no pvp kra, essa é a verdade. é super limitado

        • Imperius Angiris 07/07/2021 at 08:42 - Reply

          comentários desanimadores kkk
          comecei a jogar ontem, até que to curtindo o pve, vms ver a hr que chegar o pvp

          • alexcinadu 07/07/2021 at 12:14 -

            mas continua jogando, pode ser que o pve te agrade muito, eu sou um jogador que nunca fui “culturalmente coisa minha” jogador de pve, sempre jogando jogo de grind hard, sem ligar mt para historia e etc… mas caras, fui jogar GW2 e CURTI MUITO o conteudo pve de la, dava gosto de fazer o PVE de la, ate o grind de farm de gold era divertido fazer.. mesmo tendo um pvp la que agrada todo mundo, pvp arena pequena escala, e pvp massivo com WvW, no jogo nao me agradou no pvp plenamente, é apenas ok para mim, mas acho que é porque nao consegui me identificar com NEM uma classe, n sei se por causa do estilo de combate, nao achei que encaixou muito no pvp para mim, mas tem gente q gosta.. o ruim que eu acho o jogo desbalanceado no pvp, talvez eu seja noob no pvp do gw2 xD

          • Yuri 08/07/2021 at 08:05 -

            Tmb to na msm. Eu gosto muito do PvE do GW2, e mesmo vendo muita gente falando bem não consigui gostar do PvP dele.
            Meu problema também é com as classes, apesar de serem visualmente bem diferentes umas das outras e até possuirem mecânicas únicas. O felling final que elas passam é como se tudo isso na prática não fizesse diferença. Sendo as únicas classes que consegui sentir alguma diferença em gameplay são as classes com summons de longa duração, como o Ranger e o Necromancer. O resto sempre parece a mesma coisa no final.

      • Aecio Gonzaga 06/07/2021 at 22:41 - Reply

        É horrível mano, nem tenta. Fui jogar de lancer e tomei uma surra, fico meia hora parado pq a animação da skill precisa terminar para que eu possa fazer outra coisa e nesse meio tempo a skill do cara já terminou e ele já está usando outra pra me matar.

    • alexcinadu 06/07/2021 at 09:58 - Reply

      também acho que falta, o problema do ser humano é ser egoista ,” a o jogo é focado no pve, n precisa do pvp”, o problema é que ninguem ta pedindo para deixar o foco do pve, e sim ter ao menos a oferta dos dois, aguardar a gregos e troianos e não apenas um nicho.. assim o jogo bomba de vez… mas tem uns caras que preferem que seus egos sejam amaciados, preferindo que o jogo continue apenas “focado” no pve.
      eu acho é uma pena o GW2 nao ser o jogo a quebrar o record do WoW, porque ele consegue balancear pve e pvp com maestria

    • Rafa Pereira 06/07/2021 at 18:10 - Reply

      A real é que não consigo imaginar o esforço que o FFXIV teria que fazer pra inserir um PVP decente nele. Parece que aquele jogo todo foi feito com intenção de nunca ter um PVP. A impressão que dá é que pra eles inserirem um PVP sem mexer no PVE teriam que começar a desenvolver o jogo do 0 com um formato menos engessado pra PVP.

      • ramnavilz 06/07/2021 at 23:35 - Reply

        Eles precisam é fazer com que as skills no PvE funcionem de forma diferente em um ambiente PvP. Não precisa refazer as habilidades PvE mas acrescentar afixos de como elas vão passar a funcionar em instâncias de PvP.

  3. Vinícius 06/07/2021 at 11:24 - Reply

    Eu já tentei amar FF XIV, mas sem um competitivo pvp divertido eu não consigo jogar um mmo mais, não vejo graça num grind pra só ficar depois sabendo q zerei as quests e agora tenho uma roupinha mais bonita com itens upados e acabou. A diversão por si só já se foi no mundo dos jogos, agora precisa de coisas pra desbloquear, pra ser mais forte q os outros no combate direto. O problema é isso não ser p2w.

    • Nogueira 06/07/2021 at 13:20 - Reply

      Vc fala como se a experiência pve de ffxiv fosse só grindar quest, oq não poderia estar mais longe da realidade, existe uma infinidade de desafios durante a progressão de personagens, queslines, dgs, raids, profissões, comércio; Os conteúdos savages são realmente difíceis, do nível que vc e sua pt precisam estudar o conteúdo por semanas antes de poder conquista-lo. então esse exemplo de pve que vc deu ai definitivamente não se aplica a FFXIV.

      • Vinícius 06/07/2021 at 17:04 - Reply

        Eu agora mesmo estou me achando retardado tendo q digitar e perder tempo pra dizer q vc está se fazendo de melancia pra andar na kombi, o senhor não-pragmático, o cara q destrinchou grind pve para dizer modos básicos de mmos pra tentar mostrar q eu estou errado sem nem saber se eu já estava englobando de forma lato sensu essas modalidades

        • Nogueira 06/07/2021 at 18:36 - Reply

          Sinceramente. não entendi metade do q vc escreveu, tente melhorar um pouco essas “metáforas” ai.
          No mais, eu só peguei um trecho do seu comentário pra destrincha-lo e faze vc entender q é um engano.
          Achou minha analise simplista por descrever “modos básicos de mmo’s”?
          Isso aconteceu pq sua colocação foi tão simplista quanto, ou pior.

          • Vinícius 06/07/2021 at 19:21 -

            Vc n entender n é a msm coisa q eu escrever de maneira confusa e “isso” aconteceu pq vc foi tudo aquilo q eu aleguei q vc foi, mas pesquisar e entender oq eu disse n quer.

          • Nogueira 06/07/2021 at 20:33 -

            Pesquisar oq? qual a relação que uma melancia tem com “andar na kombi”? me poupe.
            a sua simplificação foi no máximo, patética, visto que a experiência do game é muito mais aprofundada do q aquilo q vc disse, é quase um insulto ao game.

            mas td bem kra, td mundo tem o direito de ter opiniões ruins.

    • Rafa Pereira 06/07/2021 at 18:16 - Reply

      O endgame do FFXIV é farmar roupinhas, montarias e housing. Só que pra você chegar nisso, vai ter milhares de horas de game.

      Por mais que dizem que estou errado, não me sinto estimulado a farmar equipamentos no FFXIV por eles serem mais fortes, mas sim pela estética (e isso é broxante). Por mais que eu vejo o dano do equipamento subindo no menu de personagem, não sinto que estou com um equipamento foda por 99% do tempo estar em atividades que ajustam o seu lvl e status pra ela.

      • Vinícius 06/07/2021 at 19:22 - Reply

        N pode falar a vdd, pq o jogo é repleto de história e blablabla…q no final fica a msm coisa q todos mmos, q é exatamente oq eu falei, mas a galera é bitolada de mais, n sabem discernir gosto e realidade

        • Yuri 06/07/2021 at 20:02 - Reply

          Isso é mal de qq jogo na verdade não apenas MMORPGs.

          Então se vc joga só pelo PvE, normalmente seu objetivo é ler/assistir a história, completar os achievement, quests e outros objetivos. O problema disso é que o jogo basicamente vira um jogo off-line! Como a maior parte do conteúdo PvE, exceto algumas raids e boss não depende de jogar com ninguém, vc acaba facilmente transformando um MMORPG num ARPG.

          Eu pessoalmente acho muito legal que um MMORPG tenha uma história e uma progressão legal para o personagem ir upando. Mas o mínimo que se espera do end-game é alguma coisa mais social pra se fazer. E sinceramente, pra um MMORPG eu ainda prefiro aquela mecânica mais social que tínhamos em jogos como L2, Ragnarok e até o próprio WoW no início de ter de formar grupos naturalmente com outras pessoas no local para upar e farmar mais eficientemente. Só que os uma minoria de jogadores mataram estas mecânicas a usarem bots e ficarem pedindo facilidade pra upar mais rápido.

          • Nogueira 06/07/2021 at 20:51 -

            bom, existe certa interação nas alliance raids e em conteúdos mais complexos, mas realmente, grande parte do game se passa no offline.

            espero q new world seja um MMO realmente social, n faz sentido nenhum jogar um MMORPG sozinho, por mais q eu curta pra krl ffxiv.

          • Rafael Pereira 06/07/2021 at 20:27 -

            Cara, nenhum jogo conseguiu me passar a sensação que o Ragnarok me passou. Na minha vida, foi o jogo q mais conheci pessoas e fiz amigos de forma natural, simplesmente pq tava em um lugar e a pessoa tava lá tb. Tirando que o endgame de fazer builds, cartas difíceis de dropar, bosses impossíveis de solar tornavam a porra muito mais desafiadora.

            Rezo pra um dia fazerem um jogo com gráficos novos e com a mesma jogabilidade do Ragnarok clássico, diferente desses Ragnaroks de celular que estão fazendo.

          • Nogueira 07/07/2021 at 00:11 -

            é q os mmos de hj em dia são feitos com o conceito de serem parques de diversão, com várias atrações para agradar vários tipos de nichos diferentes e consequentemente lucrar bastante com isso.

            ragnarok tinha o conceito de ser um mundo vivo e orgânico, onde as pessoas precisavam se socializar q nem na vida real, vc tinha que realmente viver o game pra poder progredir, era desafiador cruzar os mapas, viajar entre cidades, fazer as missões e tudo mais. é a maneira como um MMO deve ser, se vc fosse me perguntar, mas pelo visto não é muito viável comercialmente… mas a esperança é a ultima que morre neh.

      • Vinícius 06/07/2021 at 19:22 - Reply

        dai o cara q faz isso é tirado pra judas e ignorante, por ter tido uma fagulhazinha de interesse pra entender isso

      • Aecio Gonzaga 06/07/2021 at 22:42 - Reply

        Esse é o melhor ponto, o lance é ficar bonito e não forte kkkkkk

    • Marcos Vinicius 06/07/2021 at 22:20 - Reply

      Acho que vc esqueceu o conceito de RPG. Acho meio complicado vc ir atrás de algo competitivo em um game com foco em narrativa.

  4. Heros Moraes 06/07/2021 at 09:58 - Reply

    Não desmerecendo o sucesso de FF14, mas toda essa ideia de que o FF14 está substituindo WoW é FURADA. Ambos são ótimos jogos, mas a menos que haja uma MUDANÇA DRASTICA no FF14, ele nunca vai ser tão bom quanto o WoW (visto que wow é completo, e agrada tanto players de PVP e PVE sem ter a necessidade de foco em pve pra depois pvp como a maioria dos jogos). Além de claro, as várias formas de leveling e de progressão para players hardcore e casuais. O que rolou pra FF14 estr aumentando o publico? e eu respondo: o wow demorou pra lançar atualizações nessa expansão, então uma galera ficou ”entediada” (coisa que nunca rolou), o tedio fez uma parcela pequena falar mal, e uma parcela que tinha dinheiro ir testar o ff14, mas jaja abusam.

    • Yuri 06/07/2021 at 14:22 - Reply

      Isso q é um amor pelo WoW kkk

      Mas kra, desculpa a ironia, mas vc acabou de descrever o processo de lançamento de expansões do WoW ?

      Essa “pequena” parcela entediada tá longe de ser pequena, são eles que fazem a população do WoW crescer durante as expansões e decrescer quando eles completam o lore, e são eles que fazem a população do jogo decair tanto a ponto da Blizzard parar de publicar boa parte da telemetria de jogadores ativos no jogo. (porem não podem deixar de dar boa parte destas informações pros investidores, dai vemos o decaimento de jogadores ao longo do tempo).

      O fato é que, o WoW só tem decrescido ao longo dos anos e o FFXIV só tem crescido. O WoW ainda é muito rentável porque ele consegue tirar cada vez mais dinheiro dos fãs como vc, mas a popularidade dele vai no caminho oposto.

    • ramnavilz 06/07/2021 at 23:59 - Reply

      Acho que você precisa voltar da Disney.

  5. Karllos Albert 06/07/2021 at 10:54 - Reply

    Só falta colocar legendas em PTBR

  6. paulo sergio 06/07/2021 at 11:26 - Reply

    Acho FF um baita dum MMO, a Blizzard, ou melhor, a dona da coleira q é a Activision q tá matando WoW aos poucos, a única coisa q me impede de jogar mais do q joguei o FF é a falta de no mínimo uma legenda em português. Entendo inglês e tudo, mas como isso é um MMO com termos específicos, acaba muita coisa passando batido sem eu entender (opinião pessoal).
    Acho q se o FF tivesse essa legenda, o público vindo do Brasil duplicaria, ou até mais, pq é um jogo bem gostoso de jogar

  7. Lunna George 06/07/2021 at 15:23 - Reply

    Joguei WoW durante muito tempo na minha vida, era uma casa para mim, mas tudo se acabou, fui para o ff14 um tempo atrás e curti demais, infelizmente muitas empresas cagam para gente, ainda mais todo esse cenário, queria mais representatividade do mmo para o Brasil, somos um público que consome demais mmos, e infelizmente o ff14 por ter uma ótima história obriga os players a saberem inglês ou instalarem o Tataru Helper, que vai traduzir as falas, por que há de bom no pve a lore só complementa, é muito legal mesmo a história, muitas reviravoltas gente! Eu sei falar inglês, mas e as outras pessoas que não sabem? Talvez lá no fundo eu só queira ver a activision Blizz se lascar.. só talvez.
    É só minha opinião, beijos e se cuidem <3

    • digo 08/07/2021 at 23:41 - Reply

      Lunna tenho mais de1k de horas no FF e eu vi eles criarem um servidor pra Oceania coisa que nunca imaginei de tanto os jogadores pedirem e conseguiram ! Acontece que BR não briga por nada aliás briga entre si!

      • Lunna George 26/07/2021 at 13:02 - Reply

        Verdade, desculpa responder só agora, você conhece algum canal de baixo assinado que estejam fazendo pra gente ter servidor no Brasil? Meu seria um sonho realizado. Bjos

      • Lunna George 26/07/2021 at 13:02 - Reply

        Verdade, desculpa responder só agora, você conhece algum canal de baixo assinado que estejam fazendo pra gente ter servidor no Brasil? Meu seria um sonho realizado. Bjos

    • Sontar X 20/07/2021 at 00:23 - Reply

      Quero bater papo com vc me chama no discord,n sou escroto ok,sontar Boots Jeguer#6182

  8. Degustador ☕ 3❤️ 06/07/2021 at 14:37 - Reply

    Preferia que fosse compra unica com vendas de cosmetico ou algo do tipo

  9. Zabinga 06/07/2021 at 14:45 - Reply

    O ponto principal e que a Square tá preocupada e m agradar o público, a Blizzard tá preocupada em mostrar numeros para os acionistas, eu acho que pouco provável que venha legenda nem que seja em português de Portugal se nem para espanhol tem e pelo histórico de jogos da Square acho pouco provável infelizmente, tem um addon que dá uma ajudinha chamada Tataru Helper.

    • Imperius Angiris 07/07/2021 at 08:32 - Reply

      O problema é que a Actvision quer agradar o acionista lascando o player, tanto é que eles nem mostram mais o número de jogadores e sim o número de horas jogadas.

  10. Anderson Rodrigues 06/07/2021 at 18:36 - Reply

    Quero que vcs se fod#. Nem um, nem outro.
    Aguardo o Lost Ark aí!
    Tmj.

  11. Athent 06/07/2021 at 19:10 - Reply

    Será que finalmente vou poder jogar WoW em modelo F2P? https://media1.giphy.com/media/ZeQRf5K7ym1PkShIP4/giphy.gif

    • ramnavilz 06/07/2021 at 23:58 - Reply

      Torça muito para que o WoW tenha receitas financeiras cada vez menor que um dia isso pode acontecer ou no mínimo o conteúdo do level 1 ao 50 se tornar buy-to-play vitalício.

  12. Athent 06/07/2021 at 19:22 - Reply

    Podem reclamar o o que for do WoW, mas o que temos é um MMORPG com mais de 15 anos de conteúdo completamente Dublado em nosso idioma, para quem já jogou muito não deve dar valor, mas para quem nunca jogou deve ser uma experiência única de RPG.

    • Yuri 06/07/2021 at 19:32 - Reply

      Kra, a experiencia nem é tão agradável assim.

      Se pararmos pra pensar WoW é um MMORPG tab-target, com uma jogabilidade travada, movido a addons e bastante “mexido” já ao longo de tantas expansões (por isso que houve o movimento pelo classic). Mesmo a história sendo fantástica, a idade do jogo é bastante sensível já.

      Na minha opinião, já passou da hora da Blizzard partir pra outro MMORPG. Minha esperança seria o Diablo 4 por já terem anunciado como mundo aberto e naturalmente multiplayer. O diretor do jogo já explicou que apesar do mundo ser aberto ele não tem a intenção de torna-lo um MMORPG, porem a depender do sucesso ou não do Lost Ark e desta degradação do WoW continuar, a Blizzard pode muito bem “mudar os planos deste diretor” de desenvolvimento e esticar o jogo para se tornar um MMORPG.

      • Athent 07/07/2021 at 00:31 - Reply

        Eu prefito tab-target, desde que seja aquele Target com movimento, jogo Rift e adoro

    • Imperius Angiris 07/07/2021 at 08:30 - Reply

      Só a dublagem não faz o jogo, de nada adianta os sistemas serem massantes do jeito que está e o jogo ser dublado. Prefiro muito mais um jogo em que eu jogue, me divirta de verdade e seja em inglês do que o trabalho que o WoW virou, a Actvision não está mais interessada no número de jogadores e sim no tempo que a gente passa dentro do jogo, é só ver os relatórios de acionistas, eles querem a gente grindando coisas que em 4 meses não vão mais ter nenhum valor (nesse último patch foram quase 8 meses mas tudo bem).

      • Athent 07/07/2021 at 11:25 - Reply

        “para quem já jogou muito não deve dar valor”

  13. Leo 06/07/2021 at 19:48 - Reply

    Simplesmente nao consigo ver onde esta toda a graca nesse FFXIV, ja ate perguntei pra uns mais ninguem nunca responde oq tem de especial nesse jogo. Uma vez eu e meu irmao baixamos a versao free pra testar e cara q jogabilidade horrivel (pelo menos no comeco), pouquissimas skills com CDs compartilhados, animacoes lentas e se andar soltando skill o negocio bizonho. Tudo nesse jogo grita MMO Coreano generico (sei q eh japones). Nao to zoando ou querendo fazer treta, mas sinceramente, nao sei oq tem de tao especial nesse jogo…

    • Yuri 06/07/2021 at 20:04 - Reply

      Basicamente o clássico de JRPGs, o plot, estratégia de up e upar com os amigos. Mas se vc não está interessado em ver a história ou curtir a progressão, o jogo não agrada mesmo não.

      • Leo 06/07/2021 at 20:13 - Reply

        Obrigado por responde.

        Realmente nao costumo dar mto bola pra historia de MMO (principalmente se nao ter traducao), mas a progressao eh um ponto bem importante. Acho zoado q maioria dos MMOs hj em dia seja um rush pro endgame. No caso do FFXIV achei a jogabilidade tao sem graca q nem um bom sistema de progressao me prenderia. =/

        • SucrilhosKellogs 06/07/2021 at 23:20 - Reply

          O FFXIV tem uma progressão que difere “um pouco” dos mmos convencionais, você sente que seu personagem evolui conforme aprende a jogar com a classe e passa a ir em dungeons e raids mais elaboradas.

          O sistema de skills no início é maçante por causa do GCD e falta de skills, mas conforme você upa, começa a entender e até pedir pro GCD ser maior por causa da complexidade de “masterizar” as classes.

          O ponto forte é justamente esse e a história bem elaborada, digna de uma das melhores de toda a saga do final fantasy. Também tem as mecânicas endgame muito boas, sem te forçar a ficar preso em timegate.

          • Leo 06/07/2021 at 23:32 -

            Entendi.

            Um sistema de progressao q transmite q vc esta realmente progredindo no jogo e se tornando um jogador mais proeficiente nao é algo realmente especial, varios MMOs passa a mesma sensacao. Embora, infelizmente, mto MMOs atuais estejam cada vez mais casuais, consequentemente menos complexos e exigindo jogadores menos dedicados. O q acaba ofuscando esse sentimento de crescimento dentro do jogo.

    • Athent 07/07/2021 at 00:36 - Reply

      Ele é o que foi o Tera Online no auge, um jogo focado em end-game, com Dungeons difíceis e sempre atualizado conteúdo novo. Enquanto o jogo se manter nesse esquema, e não fizer merda, vai continuar lucrando e ganhando gente pela novidade no conteúdo,

  14. Gamer Honk Pill 07/07/2021 at 00:45 - Reply

    mandando curriculo adoidado pra comprar um pc só pra jogar ff 14

  15. Kaique Jun Kushima 07/07/2021 at 12:06 - Reply

    WOW ta uma bosta, mas esse FFXIV é HORROROSO também, pelo amor. Olha aquela gameplay, boneco sai deslizando na animação igual Perfect World. Pvp full meme e sem nem citar o ping

    • Freyzy 07/07/2021 at 15:31 - Reply

      Se isso é o suficiente pra não jogar, não jogue

    • Yuri 08/07/2021 at 07:52 - Reply

      É pq na prática, FFXIV é um jogo antigo de 2010 (já tá com seus 11 anos se contarmos dai) que foi reformulado durante a “expansão” A Realm Reborn em 2012. Então mecanicamente não espera nada muito melhor do que mecânicas de outros jogos tab-target da época como AION, Allods.

      Já o ping é um problema comum a todos os jogos que possuem servidor fora, inclusive WoW se não me engano. A diferença é que WoW os servidores brasileiros são separados para os jogadores BR, mas a latência é a mesma dos outros por estarem nos EUA (me corrijam se eu estiver desatualizado, mas eles nunca trouxeram servidor pra cá), o que faz com que todos joguemos com a mesma latência alta, mas teoricamente sem concorrer com os gringos.

    • SucrilhosKellogs 11/07/2021 at 16:37 - Reply

      Meu deus, vamos espalhar pelos quatro ventos que o Kaique disse que o jogo é horroroso, com certeza vai falir a Square! Aliás, tantos jogadores deve ser porque o jogo é horrível.

      Ainda bem que temos esse ser divino pra nos guiar com sua verdade absoluta

  16. Walace Guimarães Silva 07/07/2021 at 16:48 - Reply

    Se tivesse uma legenda em português já teria começado a jogar sou péssimo no português imagina no inglês kkkkkkkk

  17. digo 08/07/2021 at 23:23 - Reply

    Querem PVE ? Querem PVP ? ESO tá aí minha gente!

  18. Pedro Lucas 09/07/2021 at 06:27 - Reply

    Era o LOTRO, era o RIft, era o Guild Wars2, era o Aion, era o Tera, era o Warhammer Online, era SW The Old Republic, era o Elder Scrolls Online, mais outros pelo meio que nunca joguei, agora é este.
    Quem mata o WoW é a Blizzard e a comunidade tóxica da nova geração impaciente intolerante e malcriada.

  19. V. Souza 19/07/2021 at 20:43 - Reply

    Sabe de uma coisa… vou fazer meu próprio mmorpg, vou juntar uns amigos abrir uma startup, arrecadar um belo crowfunding, transferir a grana pra um “banco” na ilhas Cayman e comprar uma passagem só de ida… lá eu decido se jogo Wow ou FfXIV… kkk

Leave A Response