Cruzada do governo chinês contra a indústria dos games já fez mais de 14 mil empresas fecharem as portas no país asiático

Publicado em 05/01/2022 - 06h44 por Yohan

Há alguns meses, conforme eu destaquei aqui no MMORPGBR, o governo chinês criou uma série de regras para limitar a jogatina de pessoas com menos de 18 anos e deu início a uma verdadeira cruzada contra os jogos eletrônicos (que chegaram a ser classificados como um “ópio espiritual”). Desde então, as empresas relacionadas à indústria têm sofrido bastante no país asiático. Aliás, de acordo com um novo relatório, parece que cerca de 14 mil empresas já fecharam as portas, por conta dos grandes obstáculos impostos pelo governo… vamos entender melhor essa história?

Em sua cruzada contra o “ópio espiritual” (os games), o governo chinês criou uma série de regras que passaram a dificultar o processo de lançamento e atualização de jogos de uma forma surreal. Essa situação chegou a fazer gigantes da indústria, como a Tencent e a NetEase, perderem grandes valores no mercado. No entanto, ao contrário das grandes empresas, que têm “gordura para queimar”, empresas menores acabaram sendo obrigadas a fechar as portas.

Isso mesmo! Em uma publicação liberada no South China Morning Post, desde o mês de julho de 2021, o órgão responsável pelo licenciamento de jogos na China está sem fazer novas aprovações. Assim, há quase seis meses, muita gente tem ficado de mãos atadas. E isso, claro, acabou impactando a indústria de jogos do país. A publicação menciona que mais de 14 mil empresas já foram fechadas, incluindo desenvolvedoras menores, empresas de marketing de games, editoras, etc. Em outras palavras, parece que o governo chinês está conseguindo vencer a sua guerra contra os jogos eletrônicos e logo até mesmo as grandes empresas poderão ser afetadas de uma forma mais significativa. Logo, vale a pena a gente ficar de olho nas novidades relacionadas a esses casos.