Blizzard continua editando o conteúdo de World of Warcraft e eliminando elementos potencialmente tóxicos

Publicado em 07/10/2021 - 07h31 por Yohan

Desde que a Activision Blizzard se tornou alvo de uma ação judicial relacionada com assédio, abusos e discriminação no ambiente de trabalho, seus principais jogos passaram a ser editados de diversas formas, com vistas a refletir as resoluções da empresa, no que diz respeito a um novo conjunto de valores que evitará as situações repudiáveis que motivaram a referida ação judicial. E nesse caso, World of Warcraft, o “carro-chefe” da Blizzard, é um dos games que mais têm sofrido alterações… bora conferir as novas mudanças?

Quando a Blizzard começou a editar o conteúdo de World of Warcraft, as primeiras ações trataram de eliminar menções a ex-colaboradores da empresa que foram afastados por conta da participação ativa nas situações que motivaram as ações judiciais. Com isso, nomes de personagens e lugares do jogo foram mudados. Daí, em uma atualização posterior, os devs focaram em alguns emotes, alegando que certos gestos, apesar de parecerem inofensivos, poderiam ser usados com conotações negativas e, por isso, foram retirados e/ou ajustados. E parece que as edições continuam “a todo vapor”.

De acordo com as publicações que estão sendo liberadas no fórum oficial do game e aplicadas em um ambiente de testes, as edições continuam sendo realizadas. Nesse sentido, tivemos a substituição de outros emotes, ajustes em conteúdo textual, a eliminação de outras menções a ex-colaboradores e a retirada de elementos que poderiam assumir conotações negativas, em certos contextos. Sem dúvidas, o trabalho tem sido enorme para os devs, já que hoje em dia, tudo parece ofender todo mundo e é necessário avaliar uma única coisa sob os mais diversos pontos de vista. E nesse contexto, a questão que fica é: será que o ambiente de trabalho na Activision Blizzard melhorou? Afinal, me parece que essa deveria ser a prioridade da empresa.

 

Leia mais sobre: