Depois de mais de um ano em silêncio, a equipe de Astaria Online finalmente deu mais detalhes sobre o game de forma pública (antes as atualizações e outras informações sobre o título eram liberadas apenas via Discord). Em um pequeno comunicado na página do game no Steam, os desenvolvedores informaram que o “Open Core Alpha 1” estará disponível para todos os jogadores de forma gratuita a partir do dia 22 de janeiro.
Astaria é classificado pela sua equipe como um Hardcore Fantasy MMORPG, ou seja, um MMORPG que que segue uma linha fantasiosa, mas coloca desafios grandiosos no caminho dos players. O jogo dará ênfase a aspectos como a interação entre os players (com o foco na criação de comunidades), combates em grupos, lutas por territórios e no inovador sistema PvD (Players versus Developer). Segundo explica o time da PlayAstaria, através do sistema PvD, os desenvolvedores vão poder alterar o comportamento dos inimigos, a fim de gerar situações cada vez mais complicadas para os players. Desse modo, o gameplay se tornará extremamente versátil e imersivo. Além do mais, Astaria ainda terá sistemas de perda de itens (por morte ou quebra), sistemas de logística (comida, bandagens, etc.).
Como costuma acontecer com muitos MMORPGs fantasiosos, tudo começa com a criação de um belo mundo. Nesse caso, o mundo de Astaria foi criado por três deuses. Após séculos de prosperidade, um mal, conhecido como A Escuridão, passou a ameaçar a vida nesse mundo. A ameaça acabou fazendo com que dois, dos três deuses, lutassem entre si. O terceiro deus resolveu entregar sua vida para criar a árvore de Yggdrasil, como uma última forma de resistência à Escuridão. Nesse contexto, os players acabam se tornando os últimos defensores de Astaria. E sim, é possível criar seu personagem, escolhendo entre as raças: Elfos, Humanos e Dwarves. Ademais, ainda há cinco classes à disposição, cada uma com suas peculiaridades e níveis de dificuldade.
Para mais informações, visite a página do game no Steam.