Aprovado? Conheça o Maono DM30RGB, um Microfone Gamer com uma Ótima Qualidade de Som!

Publicado em 16/10/2023 - 16h07 por Yohan Bravo

Pela segunda vez, a Maono resolveu encarar a “prova de fogo” do MMORPGBR e nos enviou um dos seus belos produtos. Trata-se de um microfone gamer que foi batizado como Maono DM30RGB. O mic chegou na minha residência há alguns dias e, desde então, eu venho fazendo diversos testes, colocando-o para uso em variadas situações e ambientes, a fim de realmente verificar suas forças e fraquezas. Então, se você está procurando por um microfone capaz de elevar o nível das suas experiências com captação de áudio, é bom não deixar de ler o post até o fim. Afinal, uma coisa eu posso adiantar: a Maono conseguiu produzir uma opção dotada de um belo conjunto de atrativos… vamos conferir o produto?

A proposta do Maono DM30RGB

Antes de dar início à “prova de fogo”, acho justo apresentar informações sobre a proposta do produto. Desse modo, posso garantir que você vai entender qual é a finalidade do item e o público-alvo ao qual ele é destinado. E sim, fazer isso é essencial para que a análise seja feita sob uma perspectiva justa.

Nesse sentido, podemos dizer que o Maono DM30RGB é um microfone que foi construído para suprir as necessidades do público gamer, no que diz respeito à comunicação durante à jogatina, à realização de streams e até mesmo à criação de conteúdo (vídeos de gameplay, podcasts, etc.).

Além disso, vale destacar que esse é um microfone condensador que apresenta uma captação bem sensível, o que quer dizer que, dependendo da situação e do ambiente, muitos “sons indesejados” podem ser registrados. Porém, dá para fazer alguns ajustes interessantes com os controladores e um software especial.

E o mais interessante é que esse produto foi criado para “brigar” em uma faixa de preço mais acessível. Isso quer dizer que essa é uma opção perfeita para aqueles que estão começando a construir seus setups e buscam por ótimas relações custo/benefício.

Resumindo, o Maono DM30RGB é uma microfone USB condensador que tem a missão de entregar atrativos capazes de garantir um upgrade na qualidade das captações de áudio da galera gamer e ainda garantir uma boa economia. Com isso em mente, podemos avançar para a análise…

As primeiras impressões: unboxing, conjunto e design

O Maono DM30RGB chegou em uma caixa compacta e muito bem acomodado em proteções feitas de espuma. Cabe ressaltar que o mic pode ser considerado como um “produto internacional” e, por consequência, todas as informações que são apresentadas na caixa estão em inglês. Mesmo assim, quem não domina o referido idioma não deverá ter problemas. Quanto ao conteúdo da caixa, os itens são os seguintes:

  • Microfone Condensador USB Maono DM30RGB + base antivibração;
  • Cabo USB 2 em 1 (pode ser USB A e USB C);
  • Manual do Usuário;

Assim como aconteceu quando eu abri a caixa do Maono GamerWave, não pude deixar de ficar impressionado com a construção do DM30RGB. O modelo que a Maono me enviou foi o da cor Black (há as opções White, Pink e Purple também) e a qualidade do acabamento é notável.

De certo modo, podemos até dizer que a estrutura é bem minimalista, com direito uma base simples, mas pesada e resistente. Detalhe: é possível retirar o mic da base e usá-lo com um braço articulado, o que é uma boa notícia para quem vai realizar gravações com setups diferenciados (o adaptador para o braço não faz parte do “pacote”).

Agora, quanto ao mic, fica evidente que a Maono trabalhou com muito carinho em sua estrutura. O produto “exala um ar premium” e, mesmo desligado, chama a atenção com sua elegância.

Enfim, a primeira impressão deixada pelo Maono DM30RGB foi muito positiva e ficou claro que essa é uma opção criada para durar por muitos anos, ou seja, esse investimento pode compensar ainda mais com o passar do tempo. E como a construção se encaixa com os “padrões da estética gamer”, dá para aprimorar a beleza de qualquer setup com essa opção.

Instalando o microfone

Geralmente, é quando eu vou colocar os produtos em uso pela primeira vez que a minha análise entra em uma fase crítica. Isto é, eu acredito sinceramente que os produtos têm uma obrigação de funcionar “de primeira”. Digo, se a experiência começa com problemas e me força a perder um tempo ajustando tudo, eu fico bem desanimado.

Felizmente, o Maono DM30RGB passou por essa etapa de forma louvável. Tudo o que eu precisei fazer foi plugar o microfone na entrada USB do meu notebook e o reconhecimento foi imediato. A instalação se deu de forma rápida e eu nem precisei fazer as configurações adicionais indicadas no manual.

Nesse ponto, cabe uma observação importante. Eu fiz a instalação do mic antes de baixar o software Maono Link. Com isso, pude verificar que o produto fica totalmente funcional sem qualquer apoio adicional. Depois, com o programa já instalado, tive acesso a algumas configurações adicionais bem interessantes (e logo vou falar mais sobre isso).

Importante: a entrada USB do microfone fica na parte de baixo e basta ajustar um pouco o ângulo para poder plugar o cabo com tranquilidade. A construção minimalista da base facilita essa tarefa e o fato de o USB ser 2 em 1 (USB A e USB C) garante um bônus, no quesito conectividade.

Vale destacar que o microfone também conta com uma entrada para fones de ouvido na parte inferior. Ao plugar o fone, você pode monitorar o som em tempo real e fazer os devidos testes, antes de começar a gravar (isso é ótimo para a gente garantir a qualidade máxima do produto final).

Bem, o fato é que o Maono DM30RGB foi instalado sem dificuldades e isso já me deixou muito satisfeito. Daí, eu dei início aos testes, fazendo o possível para colocar o mic em diversas situações e ambientes…

O Maono DM30RGB em ação!

Com o mic pronto para as gravações, dei início aos testes. Logicamente, a minha primeira ação foi entender o funcionamento dos controladores. Nesse caso, já fui “brincar” com as luzes. O sistema RGB conta com diversas opções e dá para alterar as cores com um simples clique no botão localizado na parte inferior do produto (sim, dá para desligar as luzes completamente).

Sendo um produto dotado de um design bem minimalista, o DM30RGB só conta com um controlador principal, que fica em sua parte frontal. Esse “knob” cumpre três funções: com um único clique rápido, podemos deixar o microfone mudo; girando o controlador, podemos controlar o ganho e o volume (para alternar entre essas duas opções é necessário pressionar o “knob” por alguns segundos e dar uma olhada na indicação visual).

É sempre bom lembrar que o programa Maono Link é totalmente compatível com esse mic e dá ao usuário o poder para controlar todas as configurações, em uma interface muito simples e intuitiva. E só para constar, o software conta com dois perfis de configuração:

  • Simples: garante o monitoramento e o controle do ganho e do volume; dá acesso às opções de tonalidade (que dão “uma cor” para a voz); libera um controlador para o volume do monitoramento via fone de ouvido; e permite um controle mais arrojado sobre o sistema de luzes RGB;
  • Avançado: oferece as mesmas configurações do perfil simples; garante o acesso a um equalizador com quatro perfis de configuração; e permite a adição de um limitador e/ou compressor.

De fato, é com o apoio do Maono Link que o microfone acaba atingindo o nível de qualidade máximo. Os ajustes finos que podem ser feitos com o software são muito bons e garantem a adequação a alguns “desafios”.

Por exemplo, sem qualquer tipo de configuração, fica claro que o DM30RGB tem uma captação excelente. No entanto, isso quer dizer que as gravações podem acabar sendo prejudicadas, em ambientes com muitos ruídos externos. Você até pode diminuir o ganho, mas algum som acaba “passando”. Nessas situações, o limitador e o compressor podem ajudar muito.

Obviamente, em um ambiente devidamente preparado, o DM30RGB é uma força a ser reconhecida. Sua poderosa captação “dá um show” e as opções de ajuste de tom conseguem realmente adicionar um brilho diferenciado à voz, o que pode ser uma boa pedida para podcasters.

Sinceramente, eu gostei tanto do redutor de ruídos do Maono GamerWave, que acabei sentindo falta dessa opção no DM30RGB. É bem verdade que o mic pode ser configurado de forma precisa com o Maono Link, mas essa opção funcionou tão bem no outro mic, que acabei ficando com saudade.

De todo modo, o fato é que o Maono DM30RGB é um microfone extremamente versátil, que pode ser programado para garantir uma boa captação em diversas situações e ambientes. A voz sai com uma “cor especial”, o ganho é excelente, o monitoramento em tempo real é bastante útil e o software Maono Link deixa as coisas ainda melhores.

Em suma, posso dizer que fiquei muito satisfeito com os resultados. Tive que dar uma atenção especial aos ajustes em cada um dos testes, mas sempre consegui encontrar soluções satisfatórias e fica até fácil configurar depois que pegamos o jeito. Sem dúvidas, esse é um produto que cumpre a sua função primária de uma forma primorosa (e ainda mantém a beleza de qualquer setup).

Maono DM30RGB: uma excelente opção para a galera gamer!

Em linhas gerais, fiz questão de analisar o Maono DM30RGB sob perspectivas diversas, sempre levando em consideração aquilo que o público-alvo do produto deve julgar como mais importante. No unboxing, o mic já se destacou causando uma ótima primeira impressão e a instalação correu sem problemas, o que, para mim, é um ponto muito importante.

Quando coloquei o microfone em ação, a captação me surpreendeu. O mic é tão poderoso nesse sentido, que exige alguns ajustes finos, com vistas a assegurar os melhores resultados em cada situação e ambiente. Felizmente, o programa Maono Link é bem intuitivo e conta com opções que facilitam as configurações ao máximo, abrindo espaço para o produto mostrar sua qualidade superior.

Lembrando que, apesar de os ajustes finos assegurarem uma gravação com um nível de qualidade bem interessante, todo microfone precisa estar em um local devidamente preparado. E, claro, você não pode deixar de posicioná-lo da forma correta (há instruções sobre isso no manual).

Considerando tudo isso, acho válido dizer que o Maono DM30RGB apresenta um conjunto de atrativos que merece uma atenção especial. O microfone está à venda na loja oficial da Maono (com o preço sugerido de US$ 49,99) e tem tudo o que um gamer/streamer/produtor de conteúdo busca para poder aprimorar a qualidade do áudio das suas gravações.

E é isso! O microfone USB Maono DM30RGB passou pela “prova de fogo” do MMORPGBR e eu o recomendo fortemente. Para encerrar, agradeço novamente à Maono, por ter cedido o microfone para este review.

Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

Leave A Response