Review Completo: Maono GamerWave – O Microfone USB Ideal para Gamers e Criadores de Conteúdo

Publicado em 30/05/2023 - 23h01 por Yohan Bravo

Como o MMORPGBR vem se dedicando intensamente à confecção de listas e reviews de produtos, a Maono, empresa conhecida globalmente por produzir microfones de qualidade, resolveu colocar o microfone Maono GamerWave em nossa “prova de fogo” e nos enviou um modelo. O produto chegou na minha residência no início da semana passada e, desde então, eu tenho feito diversos testes, com vistas a verificar tudo aquilo que o mic tem a oferecer. E sim, já posso adiantar uma coisa: a relação custo/benefício do Maono GamerWave é ótima. Então, se você está buscando por um microfone USB de qualidade, com o intuito de realizar lives e gravar vídeos para a internet, sugiro que não deixe de ler este review até o fim. Afinal, o Maono GamerWave tem algumas características que o fazem merecer uma atenção especial… vamos conhecer?

A proposta do Maono GamerWave

Para garantir uma análise justa, acho válido dedicar alguns parágrafos a uma apresentação da proposta dos produtos. Isto é, acredito que, antes de dizer se um produto é bom ou ruim, é importante saber mais sobre sua finalidade e para qual público-alvo ele é destinado.

Nesse sentido, podemos dizer que o Maono GamerWave é um microfone que foi criado para facilitar a vida daqueles que procuram por uma opção acessível, mas com um bom nível de qualidade, com o intuito de produzir conteúdo focado no mundo dos games.

Em outras palavras, o microfone é perfeito para as pessoas que pretendem realizar lives, gravar vídeos de gameplay, se comunicar durante a jogatina ou produzir conteúdo gamer (listas, reviews, entrevistas, etc.). Ainda assim, acredito que aqueles que pretendem fazer outros tipos de vídeo (talvez até podcasts) também podem alcançar bons resultados com essa opção.

Importante: esse é um microfone condensador, o que quer dizer que ele possui uma captação mais sensível e uma definição de sons mais clara. Por conta dessa alta sensibilidade, mais sons “indesejados” costumam ser captados. Felizmente, o GamerWave tem um recurso muito útil para lidar com esse tipo de situação (isso será apresentado em detalhes em um tópico posterior).

Portanto, se você se encaixa no público-alvo apresentado acima ou está em busca de um microfone USB de qualidade para “dar um up” nas suas produções, o GamerWave pode ser uma boa pedida. Logicamente, agora vamos falar sobre os grandes destaques desse mic…

As primeiras impressões: unboxing, conjunto e design

O Maono GamerWave chegou em uma caixa compacta, que abarca uma espécie de caixa acolchoada, ou seja, o produto foi transportado com cuidado e ficou bem protegido durante a “viagem”. Como esse mic é uma opção importada, os dados expostos na caixa estão em inglês, mas dá para acompanhar tudo de forma tranquila. Aliás, o pacote conta com o seguinte conjunto:

  • Microfone Condensador USB Maono GamerWave + base antivibração e pop filter;
  • Cabo USB 2 em 1 (pode ser USB A e USB C);
  • Manual do Usuário;
  • Adaptador para braço articulado.

Assim que eu abri a caixa e me deparei com esse pacote, fiquei impressionado com a construção. O modelo que eu recebi para testar foi o GamerWave Black (há as opções White e Pink também) e a qualidade do acabamento “saltou aos olhos” (a base é bem firme e toda a construção pareceu bem resistente).

Cabe ressaltar que o “setup” veio todo montado, o que quer dizer que o mic já vem montado na base antivibração e com o pop filter devidamente encaixado na parte frontal, dando uma indicação do posicionamento correto para deixar as gravações realmente eficientes (dá para remover a peça, se for necessário).

E por falar em posicionamento, é possível movimentar o mic na base, com vistas a alcançar o ângulo certo, no caso de o usuário querer colocá-lo em uma mesa. Agora, se a intenção for usar um braço articulado, dá para retirar o GamerWave da base e fazer uso do adaptador que acompanha o pacote.

Resumindo, a primeira impressão deixada pelo Maono GamerWave foi muito positiva. Toda a construção é muito bem feita e, mesmo sem as luzes, já dá para ver que o produto se encaixa perfeitamente com os “padrões da estética gamer”. E agora, podemos avançar para a instalação…

Instalando o microfone

Como eu já destaquei, a proposta do GamerWave é facilitar a vida dos usuários. Por conta disso, ele vem acompanhado por um cabo USB 2 em 1, que pode se transformar em um cabo USB A ou um cabo USB C. Assim, os players não ficam com problemas, em termos de conectividade.

Daí, procedendo à instalação, o processo fica simples. Basta plugar o cabo USB no mic e a outra ponta no computador. Em questão de segundos, o GamerWave é reconhecido e logo fica pronto para ser utilizado. Nesse caso, basta adicioná-lo como o microfone padrão.

Importante: a entrada USB fica na parte de trás e é necessário passar o cabo por uma abertura na base. O processo não é complicado, mas, aqueles que encontrarem dificuldades em fazer isso podem remover o mic da base e ter mais espaço para manusear o cabo.

Vale destacar que o mic conta com uma entrada para fones de ouvido na parte frontal. Isso quer dizer que você pode monitorar o som em tempo real, o que é ótimo para analisar os ruídos do local de gravação e ajustar o ganho (há um controlador de ganho com diversos níveis, na parte inferior do mic).

Sem dúvidas, esse monitoramento em tempo real nos ajuda a garantir que o resultado final vai ser o melhor possível. E só para constar, essa é uma função que não é muito comum para microfones mais acessíveis. Então, esse é um dos pontos que fazem a relação custo/benefício do produto ficar mais interessante. De todo modo, com o Maono GameWave devidamente instalado (um processo rápido e fácil), podemos avançar para os testes…

O Maono GamerWave em ação!

Com o microfone pronto para ser utilizado, pude dar início aos testes. Para começar, brinquei um pouco com as luzes. O produto conta com um sistema RGB bem bonito e basta clicar em um botão presente na parte superior do mic para poder conferir todas as opções, em termos de cor (dá para desligar a luz, se for necessário).

Importante: todos os botões são bem sensíveis. Basta posicionar o dedo sobre eles para poder alcançar os resultados esperados. Logo, um pouco de gentileza no toque vai ser ótimo, para garantir a vida longa do produto. E o mesmo vale para o controlador de ganho.

Na parte superior do microfone, também encontramos um botão com duas funções muito úteis: o bloqueador de ruídos e o mute. Sobre o mute, não há muito o que falar, basta clicar sobre o símbolo correspondente para pausar ou reiniciar as gravações (há um indicador luminoso para você saber se o mic ficou mudo ou não).

Agora, o bloqueador de ruídos é um destaque e tanto. Para ativá-lo ou desativá-lo, basta pressionar o símbolo por dois segundos. Se você estiver monitorando o som em tempo real, vai perceber a diferença na mesma hora. Essa opção realmente faz um excelente trabalho.

Observando os monitores do software de gravação, dá para ver que o espectro sonoro sequer se move quando tudo está em silêncio, mesmo em um ambiente que sofre com ruídos externos (em um dos meus testes, passou até um avião fazendo propaganda de um circo e o som não apareceu na gravação).

Ainda falando sobre o bloqueador de ruídos, percebi que os resultados podem variar em função do nível de ganho. Em alguns casos, senti a voz falhando, mas, como o ganho pode ser ajustado com o controlador presente na parte inferior do produto, tudo é uma questão de testar e encontrar a melhor configuração.

De qualquer forma, mesmo com o bloqueador de ruídos desligado, o mic já faz um ótimo trabalho. Assim, se você posicioná-lo da forma correta (o manual tem instruções sobre como fazer isso), a captação será excelente e poucos ruídos vão atrapalhar o produto final.

Em suma, posso dizer que fiquei muito satisfeito com os resultados. A limpeza do som me impressionou (mesmo com o bloqueador de ruídos desativado) e me permitiu concluir que a relação custo/benefício do Maono GameWave é ótima (sem contar que o mic ligado dá um charme especial ao setup).

Maono GamerWave: um saldo final muito positivo!

Como pôde notar, fiz questão de analisar o Maono GameWave sob as óticas que eu julguei pertinentes para os usuários que fazem parte do público-alvo do produto. Em um primeiro momento, logo após o unboxing, o mic causou uma ótima impressão, pela qualidade do acabamento e pelo “ar premium”.

Depois, fiquei muito satisfeito por não ter tido problemas com a instalação. O microfone foi reconhecido com facilidade e ficou pronto para ser utilizado em poucos segundos.

Dica: pode ser necessário checar as suas configurações de privacidade, a fim de garantir que o programa de gravação tem permissão para usar o seu microfone.

Enfim, quando coloquei o microfone em ação, fiquei surpreso com a limpeza do som (com o bloqueador de ruídos ativado, a surpresa foi ainda maior) e adorei a entrada para fones de ouvido (esse detalhe é perfeito para o usuário monitorar tudo e fazer as devidas configurações).

É bom destacar que o mic é muito bom, mas você ainda vai ter que procurar por um local adequado para fazer gravações e posicioná-lo de forma correta. Além disso, os “ajustes finos” podem levar algum tempo e vão exigir muitos testes até que as coisas fiquem de acordo com as suas necessidades e desejos.

Considerando tudo isso, posso dizer que o Maono GamerWave oferece muito mais do que a sua faixa de preço sugere (US$ 34,99) e tem características capazes de atender, com eficiência, ao público-alvo para o qual ele é destinado (e outros tipos de usuários que buscam por um microfone USB com uma ótima relação custo/benefício).

E é isso! O Maono GamerWave pode ser adquirido por meio da loja oficial da Maono e eu o recomendo fortemente, especialmente para a galera gamer que busca por algo acessível, mas bom o bastante para elevar a qualidade na produção de conteúdo e a comunicação durante a jogatina. Para encerrar, agradeço à Maono, por ter cedido o microfone para este review.

Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

Leave A Response