Ao que tudo indica, a Nvidia vai voltar a produzir GPUs da série RTX 3060, a fim de lidar com o “superciclo de DRAM”

Publicado em 06/01/2026 - 06h04 por Yohan

No fim do ano passado, alguns relatórios foram liberados em vários veículos da mídia especializada, com vistas a trazer à tona o problema do “superciclo de DRAM”, ou seja, parece que a indústria de hardware está passando por um período de forte demanda, escassez de oferta e um consequente aumento nos preços das Dynamic Random Access Memories (DRAM). E sim, parece que algumas gigantes já estão começando a ser impactadas por esse problema. Nesse caso, temos o exemplo da Nvidia, que aparentemente vai “reviver” a RTX 3060 como um “plano B”… bora tentar entender melhor essa história?

O conteúdo continua após o anúncio

Segundo diversos relatos que surgiram na web nos últimos dias, a Nvidia parece estar se preparando para retomar a produção das GPUs da série RTX 3060, a fim de lidar com o “superciclo de DRAM”. De modo geral, como as GPUs RTX da série RTX 5060 fazem uso de memórias GDDR7, os custos de produção acabam ficando muito mais elevados, sem contar que a alta demanda por memórias também está impactando os estoques. Então, a solução foi voltar a produzir uma placa de vídeo mais acessível e ainda muito popular.

Por ora, ainda não ficou claro se a Nvidia vai liberar modelos com 8GB ou 12GB de memória de vídeo, mas parece que a “reestreia” das GPUs vai rolar ainda neste primeiro trimestre de 2026. E só para constar, a RTX 3060 continua sendo uma das mais usadas pelos players da Steam, ou seja, tudo indica que a placa de vídeo vai acabar se consolidando como a escolha favorita dos players mais uma vez. Logicamente, vamos ter que aguardar para saber qual será o preço praticado pela Nvidia diante desse momento caótico vivido pela indústria de hardware.

Leave A Response