A Valve recentemente introduziu uma nova mensagem de alerta na página de checkout do Steam, informando os usuários de que, ao comprar um jogo, estão apenas adquirindo uma licença de uso, e não o título em si. Em outras palavras, isso significa que, ao comprar um jogo na plataforma, ele não passa a ser realmente “nosso”. Bora entender melhor essa história?
A mudança parece estar relacionada a uma nova legislação que entrará em vigor na Califórnia no próximo ano. A lei exigirá que plataformas digitais, como o Steam, sejam claras ao informar que a compra de mídia digital significa a aquisição de uma licença de uso, e não de um produto permanente. Essa iniciativa vem após controvérsias envolvendo empresas como Ubisoft e PlayStation, que removeram jogos das bibliotecas dos usuários, impedindo o acesso a títulos como The Crew.
É importante ressaltar que a nova legislação não se aplica a lojas como a Good Old Games (GOG), que oferece jogos sem DRM e permite o download de instaladores offline. Há especulações de que a Valve antecipou a implementação desse aviso para evitar possíveis complicações legais no futuro, já que a nova lei exige que as plataformas digitais vinculem suas transações aos termos e condições de licenciamento — algo que a Steam já parece ter integrado em seu sistema.

Lag atrapalhando suas partidas?
Teste ExitLag grátis e reduza o ping agora mesmo. Compatível com Valorant, Warzone, LoL, Tibia e muitos outros. Chega de perder partidas ou falhar nas dungeons!