Antes mesmo de estrear no regime Early Access (estágio atual do projeto), o tiny MMO Book of Travels conseguiu dividir opiniões por conta da sua mecânica de morte permanente (“permadeath”, no vocabulário gamer). Afinal, essa ideia geralmente causa muitas frustrações e não combina muito bem com MMORPGs. De todo modo, o jogo foi liberado do jeito que os devs haviam planejado, mas parece que o “permadeath” está gerando problemas e será desativado… bora conferir os detalhes desse caso curioso?
Por meio de um comunicado oficial, o pessoal da Might and Delight foi enfático ao declarar que “no momento, o permadeath está causando muitas dores de cabeça para diversos players”. No texto, os devs reconheceram que o tópico sempre gerou discussões junto aos jogadores, mas reafirmaram que a mecânica segue uma “filosofia de design” e foi mantida justamente por conta disso. Contudo, eles reconheceram que, no estágio atual, o game ainda está apresentando falhas em relação a esse aspecto e tornando a experiência extremamente punitiva para os aventureiros. Diante disso, a equipe tomou a decisão de desativar a funcionalidade.
Além disso, a Might and Delight confirmou que, em certos casos, os players perderam seus personagens sem ter culpa e, por conta disso, além do fim temporário do “permadeath”, os aventureiros terão a chance de recuperar seus heróis mortos. Cabe ressaltar que a ideia dos devs é manter a funcionalidade desativada até que os problemas de ordem técnica sejam resolvidos, ou seja, a morte permanente não será excluída da aventura, para o azar daqueles que são contra essa mecânica. Se quiser conferir o comunicado da equipe de desenvolvimento na íntegra, sugiro que dê uma olhada na publicação que foi liberada na página oficial do game, na Steam.
um site de mmo falando que permadeath não encaixa bem em jogos mmo. Triste demais…