Nos últimos tempos, os chamados jogos NFT ou jogos “play-to-earn” têm se tornado cada vez mais relevantes no mundo dos games. Esses títulos têm feito um sucesso enorme, por conta das suas propostas de dar aos players uma chance de monetizar a jogatina. Contudo, parece que agora esses mesmos games estão começando a receber uma forte oposição. Nesse caso, como um ótimo exemplo, gostaria de chamar a sua atenção para uma decisão tomada por uma comunidade de devs australianos… vamos entender melhor essa história?
Não faz muito tempo, relatos de alguns devs indicaram que a Valve iria banir todos os jogos com tecnologia blockchain da Steam. Por ora, alguns games que se encaixam nesse grupo seguem disponíveis na loja, mas o fato é que eles já estão começando a receber oposição. Nesse sentido, boa parte das críticas diz respeito ao fato de a referida tecnologia causar um impacto ambiental enorme, por consumir energia de forma assustadora. Em outras palavras, as pessoas até ganham dinheiro, mas à custa do meio ambiente. E isso, em um futuro não muito distante, poderá gerar grandes problemas.
Aliás, foi justamente apontando os impactos ambientais do segmento que a comunidade Games Developers of Australia proibiu anúncios de vagas de emprego de companhias que lidam com a tecnologia blockchain e jogos NFT “no ambiente comunitário”. De acordo com os devs, o debate sobre esses jogos poderá continuar, mas a organização não está interessada em promovê-los enquanto as questões relacionadas aos impactos ambientais não forem regulamentadas. Por fim, a comunidade ainda apresentou gráficos e materiais informativos, com vistas a deixar claro o grande consumo de energia inerente às atividades do segmento. Enfim, casos como esse deverão começar a acontecer com maior frequência em todo o mundo. Logo, vale a pena ficar de olho nas discussões, em como todos os debates vão impactar essa nova leva de jogos e, mais importante, como serão resolvidas as questões ambientais.
