“Era o jogo da minha vida”: Matt Firor revela por que abandonou a ZeniMax depois de quase 20 anos

Publicado em 04/01/2026 - 12h11 por Márlon

Em julho de 2025, a saída de Matt Firor da ZeniMax Online Studios pegou todo mundo surpresa, especialmente por se tratar de um dos nomes mais respeitados da indústria e de um líder que esteve à frente do estúdio por cerca de 18 anos. O anúncio, levantou muitas especulações na época, mas apenas agora, Firor decidiu esclarecer os motivos por trás de decisão.

O conteúdo continua após o anúncio

Firor apontou os cortes promovidos pela Microsoft em 2 de julho como fator decisivo para a sua saída. Na época, a Microsoft realizou uma onda de demissões que atingiu cerca de 9 mil funcionários, com impacto significativo na divisão Xbox. Apesar de declarações públicas de que o setor de games “nunca esteve tão forte”, a reestruturação resultou no cancelamento de diversos projetos, incluindo o reboot de Perfect Dark, Everwild e um MMO ainda não anunciado da ZeniMax, conhecido internamente como Project Blackbird.

Foi justamente o cancelamento do Blackbird que levou Matt Firor, cofundador da Mythic Entertainment e figura-chave na fundação da ZeniMax Online Studios em 2007, a pedir demissão. Em mensagem publicada no LinkedIn, Firor afirmou que aquele era “o jogo que esperou a carreira inteira para criar”, e que a decisão de encerrá-lo tornou sua permanência no estúdio insustentável, especialmente diante do impacto sofrido pela equipe.

Via: PCGamer

Leia mais sobre:

Leave A Response