Quem assistiu Pacificador sabe que James Gunn não brinca em serviço quando o assunto é abertura maluca. A segunda temporada trouxe uma nova coreografia ao som de “Oh Lord”, do Foxy Shazam, e, claro, o Fortnite correu para transformar a dancinha em emote. Mas a brincadeira não durou muito, já que a Epic Games anunciou que o gesto foi removido e todos os jogadores terão reembolso automático.
O motivo? O episódio 6 revelou que a dança escondia pistas sobre a Terra-X, realidade alternativa da DC em que os nazistas venceram a guerra. De repente, os movimentos que pareciam apenas esquisitos ganharam outra leitura: braços se cruzando em forma de suástica, um gesto que lembra a saudação nazista e até coreografias replicadas por personagens desse universo paralelo. reação foi imediata, e a Epic Games decidiu cortar o emote do jogo e devolver os V-Bucks aos jogadores.
O curioso é que tudo isso pode ter sido intencional: a coreógrafa Charissa Barton já deixou claro em outras ocasiões que adora esconder “segredos coreográficos” nas aberturas criadas por Gunn. Mas independentemente da intenção, o resultado foi polêmico — e para um game como Fortnite, onde a dança de personagens é vista por milhões de pessoas diariamente, o risco de normalizar símbolos nazistas não tinha como passar despercebido.