“São como filhas”: Koei Tecmo impõe limites a fanarts de Dead or Alive, mesmo com apelo sexual da franquia

Publicado em 19/01/2025 - 06h56 por Márlon Vieira

A franquia de luta Dead or Alive, da desenvolvedora Team Ninja, sempre foi conhecida por destacar a sexualidade de suas personagens femininas. Mas, ao que parece, há limites para o que os fãs podem fazer ao retratar essas personagens em fanarts. Recentemente, durante o Tokyo eSports Festa 2025, a Koei Tecmo reafirmou sua postura sobre o uso de suas propriedades intelectuais em trabalhos de fãs.

No evento, Tomotoshi Nishimura, gerente geral de assuntos jurídicos da Koei Tecmo, explicou que a empresa apoia a cultura otaku e não se opõe à criação de obras derivadas de seus jogos. No entanto, ele destacou que existem restrições claras. Segundo Nishimura, a Koei Tecmo removeu entre 200 e 300 doujinshis baseados na franquia Dead or Alive de plataformas online e tomou medidas contra 2.000 a 3.000 fanarts inadequados por ano. Esses conteúdos são considerados prejudiciais quando retratam as personagens de maneira que compromete sua imagem ou utilizam elementos de jogos ainda não lançados.

Nishimura revelou que os criadores da empresa enxergam as personagens como verdadeiras “filhas”, o que explica a remoção de trabalhos considerados inapropriados. No entanto, a Koei Tecmo continua desenvolvendo jogos como Dead or Alive Xtreme Beach Volleyball, que colocam as personagens em destaque com trajes de banho. Ainda assim, a empresa parece estabelecer um limite claro para impedir que os fãs extrapolem essas representações.

Lag atrapalhando suas partidas?
Teste ExitLag grátis e reduza o ping agora mesmo. Compatível com Valorant, Warzone, LoL, Tibia e muitos outros. Chega de perder partidas ou falhar nas dungeons!

🚀 Ativar Teste Grátis

Leave A Response