“São como filhas”: Koei Tecmo impõe limites a fanarts de Dead or Alive, mesmo com apelo sexual da franquia

Publicado em 19/01/2025 - 06h56 por Márlon Vieira

A franquia de luta Dead or Alive, da desenvolvedora Team Ninja, sempre foi conhecida por destacar a sexualidade de suas personagens femininas. Mas, ao que parece, há limites para o que os fãs podem fazer ao retratar essas personagens em fanarts. Recentemente, durante o Tokyo eSports Festa 2025, a Koei Tecmo reafirmou sua postura sobre o uso de suas propriedades intelectuais em trabalhos de fãs.

No evento, Tomotoshi Nishimura, gerente geral de assuntos jurídicos da Koei Tecmo, explicou que a empresa apoia a cultura otaku e não se opõe à criação de obras derivadas de seus jogos. No entanto, ele destacou que existem restrições claras. Segundo Nishimura, a Koei Tecmo removeu entre 200 e 300 doujinshis baseados na franquia Dead or Alive de plataformas online e tomou medidas contra 2.000 a 3.000 fanarts inadequados por ano. Esses conteúdos são considerados prejudiciais quando retratam as personagens de maneira que compromete sua imagem ou utilizam elementos de jogos ainda não lançados.

💡ExitLag! Acabe com o lag, com a melhor oferta do ano!
Nesse Esquenta Black Friday você pode aproveitar o plano anual com até 50% de desconto — um ano pela metade do preço. Assine já!

Nishimura revelou que os criadores da empresa enxergam as personagens como verdadeiras “filhas”, o que explica a remoção de trabalhos considerados inapropriados. No entanto, a Koei Tecmo continua desenvolvendo jogos como Dead or Alive Xtreme Beach Volleyball, que colocam as personagens em destaque com trajes de banho. Ainda assim, a empresa parece estabelecer um limite claro para impedir que os fãs extrapolem essas representações.


👉 Fique por dentro de tudo! Para não perder notícias em primeira mão, sorteios e distribuição de keys, siga o MMORPGBR nas redes:


Confira também:

Leave A Response