Por mais que alguns especialistas digam que os players querem jogos com mais ação, a verdade é que o grupo dos melhores jogos de batalhas táticas por turno continua recebendo novidades incríveis, que conseguem prender a atenção dos “generais de plantão” por muitas e muitas horas. E sim, como eu sou muito fã de experiências com uma pegada mais tática, me considero experiente o bastante para poder fazer algumas indicações de primeira. Em outras palavras, se você está procurando por games com batalhas em turnos memoráveis, é neste post que você vai encontrar a sua próxima aventura favorita… vamos dar uma olhada nas minhas sugestões?
Advance Wars 1+2 Re-Boot Camp
No “primeiro turno” desta seleção com os melhores jogos de batalhas táticas por turno, temos dois remakes. Pois é! A coletânea Advance Wars 1+2 Re-Boot Camp apresenta versões refeitas dos dois primeiros games da lendária franquia Advance Wars e se destaca por garantir experiências nostálgicas e ainda introduzir algumas ideias bem modernas, com destaque para um versus mode que coloca até quatro players em batalhas táticas dignas de nota. Em termos de gráficos, os games não são nada exigentes e até apresentam um caráter “simpático”. Porém, quando as disputas começam, “o bicho pega” e a gente acaba mergulhando para dentro de uma experiência muito divertida e envolvente. Portanto, se você tem um Nintendo Switch (infelizmente, o jogo é um exclusivo da máquina), é bom não deixar de conferir essa opção.
Baldur’s Gate 3
GOTY do ano de 2023, Baldur’s Gate 3 é uma das maiores pérolas que surgiram no mundo dos games nos últimos anos. E o mais legal é que os ótimos combates em turnos são apenas um dos muitos atrativos do título. Ao longo da nossa jornada, temos a oportunidade de encarar vários desafios, mas a verdade é que são as histórias que tornam o game tão memorável. Os personagens brilham em tramas muito bem escritas, que podem ter desfechos inesperados. Aliás, o que mais impressiona no game é a liberdade que ele dá para os players realmente decidirem o que eles querem fazer. Não à toa, até hoje há jogadores descobrindo alguns segredos e encarando desafios inéditos. Em suma, essa é uma aventura que tem potencial para prender a sua atenção por centenas de horas.
Fell Seal: Arbiter’s Mark
Dentre os muitos RPGs táticos que foram inspirados pelo lendário Final Fantasy Tactics, Fell Seal: Arbiter’s Mark é um dos mais interessantes. O game consegue reproduzir o sistema de jobs do clássico da Square de uma forma perfeita e suas batalhas táticas são bem desafiadoras (com os jobs adicionando mecânicas e possibilidades estratégicas incríveis). Cabe ressaltar também que o título apresenta um visual muito bonito e sua história, apesar de não ser tão brilhante quanto a do FFT, é muito bem construída. Como bônus, temos cenários muito bonitos, ótimas histórias secundárias e um DLC focado em uma espécie de “caça aos monstros”. Com toda a certeza, essa é uma ótima alternativa para aqueles que estão sempre à procura de um sucessor espiritual para o Final Fantasy Tactics.
Jagged Alliance 3
Título mais recente de uma franquia lendária, Jagged Alliance 3 deixa os elementos fantasiosos de lado e foca em tiroteios que se passam em cenários urbanos muito bem construídos. A jogatina tem uma pegada bastante estratégica e os combates, apesar de seguirem pelo esquema de turnos, têm um dinamismo muito interessante. Desse modo, à medida que vamos avançando pela excelente campanha, a gente acaba se deparando com desafios complicados, que ficam bem movimentados em certos momentos. E como há vários mercenários com habilidades distintas à disposição, a gente ainda se diverte bastante montando as nossas equipes. Detalhe: o game ainda tem uma estrutura de mundo aberto diferenciada e opções que garantem uma jogatina cooperativa de alto nível. Logo, sua presença nesta seleção com os melhores jogos de batalhas táticas por turno está mais do que justificada.
Marvel’s Midnight Suns
Agora, se você é fã dos personagens da Marvel e curte cenários do tipo “What if…?”, Marvel’s Midnight Suns merece a sua atenção. O game nos coloca no papel de um personagem original, cuja missão é liderar alguns dos super-heróis mais icônicos de todos os tempos em uma luta contra seres sobrenaturais, demônios e até mesmo algumas divindades antigas. A história é muito interessante e os sistemas de jogo nos ajudam a ter um controle total sobre as unidades de combate. Assim, quando vamos encarar as batalhas, podemos fazer uso de estratégias arrojadas para superar todas as adversidades. Vale lembrar que o título é um produto dos mesmos criadores da lendária franquia XCOM, o que já diz muito sobre seu loop de gameplay e algumas das principais ideias que ele oferece. Muito bom!
Octopath Traveler I e II
Falemos agora de mais uma dupla de jogos. Octopath Traveler I e II pendem mais para o lado dos JRPGs com combates em turnos, mas suas batalhas são bem estratégicas e acabam exigindo que a gente pense muito bem antes de agir. Na verdade, existem alguns chefões tão desafiadores nesses jogos que não dá para vencer as batalhas, se a gente não aplicar uma boa dose de planejamento e disciplina tática. De qualquer forma, é bom destacar que esses dois títulos apresentam elencos formados por oito personagens, o que quer dizer que temos a oportunidade de encarar oito histórias épicas em cada um dos jogos. E o melhor é que podemos avançar com bastante liberdade e ainda há uma boa série de mistérios aguardando para serem descobertos nos vastos mapas. Enfim, temos aqui duas jornadas imperdíveis.
Sword of Convallaria
Disponibilizado de forma gratuita para a galera gamer, Sword of Convallaria é outra aventura que não poderia ficar de fora desta seleção focada nos melhores jogos de batalhas táticas por turno. O game nasceu com a missão de reviver e revitalizar os JRPGs táticos em pixel art e apresenta atrativos bons o bastante para nos manter engajados por um bom tempo. Além da bela história e das batalhas táticas desafiadoras, o jogo apresenta uma grande quantidade de personagens (e é aqui que o sistema gacha se faz presente) e tem uma trilha sonora memorável. Para arrematar, temos construções em pixel art que fazem uso de técnicas e tecnologias modernas para dar um colorido especial para tudo aquilo que é exibido na tela. Sem dúvidas, essa uma das alternativas free-to-play mais cativantes que temos no mundo dos games atualmente.
Tactics Ogre: Reborn
Versão remasterizada do game que simplesmente estabeleceu as bases para todos os JRPGs táticos, incluindo o lendário Final Fantasy Tactics, Tactics Ogre: Reborn oferece tudo aquilo que um bom player/general poderia querer. Temos construções em pixel art incríveis, uma história madura e envolvente, personagens cativantes, vários sistemas de gerenciamento e batalhas táticas dotadas de um caráter épico e muitas opções estratégicas. E como não poderia deixar de ser, por se tratar de um remaster, o game apresenta algumas funcionalidades modernas, que acabam dando uma nova vida para o clássico e transformando a experiência em algo bom o bastante para fazer a alegria dos veteranos e daqueles que estão apenas começando a se interessar pelos RPGs táticos. No fim das contas, essa é uma daquelas aventuras que todos deveriam experimentar pelo menos uma vez na vida.
Triangle Strategy
Apostando em construções visuais no estilo HD-2D (imortalizado pela franquia Octopath Traveler), Triangle Strategy é mais um jogo que foi apontado como um possível sucessor espiritual para o lendário Final Fantasy Tactics, mas “quase chegou lá”. Isto é, o game não chega a ter o brilhantismo do FFT, mas se posiciona como uma opção imperdível para todos aqueles que curtem JRPGs táticos. Sua história é muito bem contada e a qualidade visual acaba “saltando aos olhos”. Ainda assim, é com as batalhas em turnos desafiadoras e os muitos sistemas de jogo criativos que a experiência acaba se tornando memorável. E só para constar, o game permite que a gente lide com uma grande quantidade de personagens com características únicas. Com isso, a gente acaba dedicando um bom tempo à preparação dos times de combate (e dá para criar formações destruidoras). Grande game!
Wargroove 2
Wargroove 2 não chegou a ser tão elogiado quanto seu antecessor, mas a verdade é que ele continua sendo um ótimo sucessor espiritual para os games da franquia Advance Wars. O jogo apresenta construções gráficas bem simples, mas conta com sistemas e mecânicas muito inteligentes, assim como batalhas que nos desafiam de várias formas. Isso quer dizer que não basta apenas derrotar todos os adversários. Os conflitos são marcados por diversos objetivos e são eles que acabam fazendo a gente querer continuar encarando as muitas fases que aparecem ao longo da trama. É válido destacar também que o título apresenta alguns modos de jogo distintos, que acabam diversificando a experiência e aumentando seu potencial de rejogabilidade. Certamente, essa é uma aventura que você não vai querer deixar de experimentar.
XCOM 2
Assim como Final Fantasy Tactics se tornou um “padrão” para os JRPGs táticos, XCOM 2 se tornou a base para um tipo muito específico de jogo de estratégia. Não à toa, quando certos jogos táticos são anunciados, não são poucos os players que usam termos como “XCOM-like” para descrevê-los. Bem, o fato é que XCOM 2 é uma lenda e não poderia ficar de fora desta seleção com os melhores jogos de batalhas táticas em turno de forma alguma. O game apresenta uma história muito interessante, combates táticos incríveis, vários personagens, construções gráficas muito boas, mecânicas de gerenciamento e missões que deixam a experiência geral bem diversificada. De modo geral, essa é mais uma daquelas alternativas que todos os players deveriam experimentar pelo menos uma vez na vida.
é engraçado, dofus e wakfu são jogos muito parecidos, resultado : sempre que um estiver em uma lista de top jogos, o outro vai estar tbm kkkkkk
kkkkkkkkk verdade.
ah o que ta faltando no mercado é bons mmorpg estilo anime, ou animalescos, que pena 🙁
Mas tem que ser 2d pq em 3d fica um lixo
Peria Chronicles discorda de você!
Dofus não é gratis.
desde quando?
Claro que você é quase que obrigado a pagar, mas eu jogo de graça, cheguei no nível 70 matando piwi, com 4 personagens.
Acredito. O pessoal pegava 40+ em Incarnam só nos esqueletos, imagine agora que tá mais fácil pegar level. Da pra pegar 80+ nos esqueletos em Astrub, mas é muita gente.
Mas dofus grátis de “verdade”, é o Dofus Touch para dispostivos móveis.
Mano du céu,tu me fez loga aqui so pra comenta de dofus,joguei por 8 anos,e gostava muito,tinha um sistema de economia otimo,smp paguei o p2p com dindin do game,e tu nunca ia pega lvl 70 com 1 personagem em piwi,ate pegaria mas levaria em torno me meio ano,quem tem paciencia tem tudo,eu upava de sad danos nos crakrock,qd ainda desconhecia o sistema de p2p.