10 jogos medievais imperdíveis para sentir o peso da espada e o clima da era dos cavaleiros

Publicado em 08/08/2025 - 08h13 por Yohan Bravo

De modo geral, os melhores jogos medievais são aqueles que conseguem transportar os players para a “era dos cavaleiros” e fazê-los sentir as emoções de uma época na qual as espadas falavam mais alto. Obviamente, como essa é uma temática muito rica, ela acaba sendo explorada sob diversas perspectivas no mundo gamer. Assim, a gente acaba ficando com aventuras medievais que se encaixam com os mais diversos gêneros. Enfim, como você já deve ter notado, resolvi criar este post justamente para lhe apresentar algumas alternativas dignas de nota, que exploram os mundos medievais com originalidade. Portanto, se você quer ter experiências que remetem ao passado, é bom não deixar de ler até o fim… vamos dar uma olhada nas opções?

Age of Empires IV

Abrindo esta seleção focada nos melhores jogos medievais, temos Age of Empires IV. O game é o mais recente de uma franquia que se tornou uma das maiores referências do segmento dos jogos de estratégia em tempo real e desponta como um verdadeiro deleite para aqueles que curtem “dar uma de general”. Com suas batalhas de proporções colossais e seus muitos sistemas de gerenciamento, o título garante uma viagem imersiva para a “era medieval” e ainda apresenta detalhes de várias nações. Desse modo, a gente consegue ter um “gostinho” daquilo que os impérios da Terra apresentavam nessa época. Em suma, esse é um RTS completo, que consegue proporcionar muitas horas de gameplay e ainda conta com opções que garantem disputas intensas entre os jogadores. Vale a pena dar uma olhada.

Ancestors Legacy

Também seguindo pela linha dos jogos de estratégia em tempo real, mas apresentando uma perspectiva mais imersiva, Ancestors Legacy é um “prato cheio” para quem curte guerras de larga escala, mas deseja sentir a emoção de ficar na linha de frente. O game conta com construções gráficas bem interessantes e suas mecânicas acabam deixando as coisas mais estratégicas, mas sem deixar o dinamismo de lado. Vale ressaltar que dá para acompanhar as histórias de nações distintas e cada campanha tem o seu próprio conjunto de particularidades, ou seja, a gente realmente fica com vontade de jogar mais e mais. E como não poderia deixar de ser, já que estamos falando de guerras com muitos soldados, a jogatina multiplayer “rola solta” e acaba ajudando a deixar as coisas ainda mais divertidas. Muito bom!

A Plague Tale: Requiem

Mudando completamente a pegada desta lista com os melhores jogos medievais, temos A Plague Tale: Requiem, que é uma experiência singleplayer simplesmente inesquecível. O jogo dá uma ênfase especial à narrativa e “dá um show” no que diz respeito à ambientação. A trama se desenvolve durante a época da Peste Negra e temos a chance de acompanhar dois irmãos, cujas vidas foram completamente devastadas por vários eventos trágicos. Cabe lembrar que esse game é a sequência do igualmente incrível A Plague Tale: Innocence, o que quer dizer que o ideal é você conferir a primeira parte da história primeiro, com vistas a conhecer melhor os personagens e como eles alcançaram o ponto em que a segunda aventura começa. Detalhe: é bom você preparar o coração, pois há algumas cenas bem emocionantes em ambos os jogos.

Battle Brothers

Por ser um pouco mais modesto e ter gráficos diferenciados, Battle Brothers não garante uma imersão muito grande, mas isso é compensado com uma boa série de mecânicas criativas. O jogo, que pode ser classificado como um RPG tático com combates em turnos, nos dá o controle sobre uma companhia de mercenários, que aceita toda a sorte de serviços, com vistas a garantir a sobrevivência dos seus membros em um mundo medieval fantasioso. Esse título nos dá o controle sobre as vidas de muitos personagens e nos força a tomar decisões bem complicadas, cujas consequências podem ser irreversíveis. Para completar, temos certa dose de aleatoriedade, equipamentos que geram habilidades únicas, vários tipos de adversários e a sempre controversa mecânica da Morte Permanente. Não deixe de conferir!

Kingdom Come: Deliverance

Kingdom Come: Deliverance até ganhou uma sequência não faz muito tempo, mas o ideal é você dar uma olhada nela após zerar essa aventura. Afinal, foi com esse primeiro game que os devs da Warhorse Studios abriram as portas para o nascimento de uma franquia que se tornou uma referência, no que diz respeito à construção de mundos medievais realistas. Esse RPG garante um alto nível de imersão, graças à perspectiva de primeira pessoa, e conta uma história digna de nota. As batalhas são intensas, a atmosfera é palpável e ainda temos total liberdade para conferir tudo na ordem e da forma que quisermos. Com toda a certeza, esse é um dos melhores jogos medievais já criados e a boa notícia é que a sequência apresenta o mesmo nível de qualidade.

Mount & Blade II: Bannerlord

Na minha visão, Mount & Blade II: Bannerlord pode ser descrito como um verdadeiro simulador de vida focado na “era medieval”. E não, não estou exagerando. O game nos dá a chance de conferir vários aspectos da vida na referida época e vai muito além dos conflitos entre cavaleiros. Isto é, podemos montar personagens focados na diplomacia, comerciantes, artesãos, etc. Logicamente, isso quer dizer que as experiências junto ao game podem variar bastante, dependendo do rumo que definimos para os nossos heróis. É sempre bom lembrar que Mount & Blade II: Bannerlord ainda permite que a gente personalize a experiência de várias formas, o que explica por que a aventura continua chamando a atenção de tanta gente. Portanto, se você quer viver uma vida completa entre os cavaleiros, essa é uma ótima pedida.

Total War: Medieval II

Para fechar esta seleção focada nos melhores jogos medievais, temos um grande clássico, chamado Total War: Medieval II. Esse jogo de estratégia nos coloca em uma posição de general e nos desafia a levar nossos exércitos à vitória. As guerras se passam em meio a alguns dos conflitos mais sangrentos que marcaram a história da humanidade e os sistemas de jogo são muito bem planejados. E o mais interessante é que a perspectiva mais distante nos permite ter uma noção clara da proporção dos conflitos, sendo que as batalhas podem apresentar até 10 mil unidades, ou seja, as coisas ficam “quentes”. Melhor ainda, temos algumas campanhas para acompanhar e opções que garantem disputas multiplayer intensas. Resumindo, esse clássico dos jogos de estratégia ainda merece um olhar mais atento.

Lag atrapalhando suas partidas?
Teste ExitLag grátis e reduza o ping agora mesmo. Compatível com Valorant, Warzone, LoL, Tibia e muitos outros. Chega de perder partidas ou falhar nas dungeons!

🚀 Ativar Teste Grátis

Leave A Response