[Dicas] Aprenda como diminuir o ping em jogos online [2018]

Publicado em 19/05/2018 - 17h22 por Redação

O ping alto, latência ruim ou simplesmente lag é o grande problema que muitos jogadores enfrentam por motivos variados como serviços de internet de baixa qualidade, distância de servidores de games, e programas no PC que puxam bastante banda de suas conexões.

Separamos abaixo algumas dicas de como diminuir o ping da internet, ou melhor, diminuir a latência de jogos online.

Os processos abaixo podem ajudar você a diminuir o lag no:

  • League of Legends;
  • CS: GO;
  • Tibia;
  • Fortnite Battle Royale;
  • Ragnarok;
  • Black Desert Online;
  • PUBG;
  • e dezenas de outros jogos.

A primeira coisa a se fazer é conferir quanto está medindo seu ping no momento. Você pode fazer isso através desse site (testeseuping.com.br). Para descobrir qual a média do seu ping, basta clicar em iniciar e aguardar 5 segundos para o resultado. Vale lembrar que é necessário ativar o Adobe Flash Player.

 Como diminuir o ping em jogos online

Agora que você sabe quanto mais ou menos está o seu ping, é hora de tentar realizar algumas ações para diminuir o lag em jogos. Para isso, siga os passos a seguir (por sua conta e risco):

1° Passo

Feche programas que utilizam bastante banda da internet enquanto joga ou opte por programas mais leves que façam o mesmo serviço. Alguns programas não recomendados para utilizar enquanto joga são o Skype e Utorrent.

2° Passo

Desative processos do Windows inúteis para quem joga. Considere utilizar programas que otimizem os processos de seu PC como o Wise Game Booster (downloadou o famoso CCleaner (download).

3° Passo

Mude o canal (channel) de seu WiFi. Para mudar você deve acessar o Painel de Controle de seu WiFi, geralmente você pode fazer isso inserindo o ip 192.168.0.1 no campo de URL do seu browser. Caso não tenha alterado suas credenciais, o suário padrão normalmente é “admin” e a senha é “password”.

4° Passo

Utilize o cabo azul (RJ-45), ao invés da internet WiFi. A internet Wifi sofre bastante interferência de redes próximas, além do problema da distância e qualidade do sinal de seu modem. Portanto se quiser jogar com qualidade utilize um cabo para se conectar a internet.

5° Passo

Remova todos os vírus do seu PC. Para isso rode um escaneamento profundo em sua sua máquina. Este processo pode ser simplificado com o programa Malware Anti-Malware (download).

6° Passo

Utilize um Tunneling/Proxy, programas especificamente feitos para diminuir o lag em jogos como o WTFAST (download) NoPing (download). Esses programas contam com uma conexão segura e de alta velocidade criada por meio de servidores dedicados que conectam o usuário com jogo, mudando a rota padrão feita pela conexão do usuário. O resultado disso é uma performance muito superior no jogo, com ping extremamente menor, fim dos packet losses e spikes.