Lista com 10 opções de Jogos parecidos com Stardew Valley (2021)

Publicado em 10/01/2021 - 17h35 por Yohan Bravo

Se você vem buscando por jogos parecidos com Stardew Valley, é bem provável que o seu gosto pessoal esteja bem voltado para experiências relacionadas com construções e elementos de simulação. E o mais legal é que o mundo dos games está cheio de opções perfeitas para atender aos seus desejos. Como prova disso, montei uma seleção com 10 grandes games, que possuem similaridades com o aclamado Stardew Valley, mas estão bem longes do rótulo de “cópia”… vamos dar uma olhada?

 

1. My Time At Portia

Para abrir esta lista com grandes jogos parecidos com Stardew Valley, resolvi apostar em um game que faz parte da minha lista de favoritos, ou seja, My Time At Portia. Esse game reúne uma grande quantidade de elementos dos mais diversos gêneros, mas consegue manter a experiência bem coesa e atrativa. Além da gestão da fazenda, a exploração e até os combates garantem muitas horas de diversão. Sem dúvidas, seu tempo em Portia será muito bem aproveitado.

 

2. Kynseed

Com ar de jogo de RPG da “era do  Super Nintendo”, Kynseed é mais uma opção que reúne elementos de diversos gêneros e consegue manter a harmonia entre cada aspecto da jogatina. O game conta com mecânicas de gestão de fazendas, criação de lojas e diversas opções para incentivar as explorações. Detalhe: essa aventura tem um interessante sistema de criação de famílias, o que transforma toda a jornada em uma espécie de simulador da vida real.

 

3. Travellers Rest

Dotado de construções que exibem seus pixels com muito orgulho, Travellers Rest foge um pouco da ideia de “vida rural”, mas não deixa de ser uma boa opção para esta lista com jogos parecidos com Stardew Valley. Nesse game, os players assumem o papel de proprietários de uma pousada e devem fazer de tudo para dar um “up” no local. À medida que a pousada vai crescendo, podemos fazer diversas adições à propriedade, como a montagem de uma cervejaria, a criação de uma pequena horta, etc. Enfim, esse é um game cheio de possibilidades.

 

4. Graveyeard Keeper

Como seu nome sugere, Graveyeard Keeper não tem seu foco voltado para as fazendas. O game coloca os players no papel de um coveiro, que deve realizar todas as tarefas inerentes à profissão e, no tempo que sobra, fazer o local evoluir. Dentre os destaques dessa aventura, temos o belo estilo visual, as mecânicas criativas e sua premissa curiosa. Apesar de remeter a Stardew Valley em algum momentos, o jogo é uma experiência bastante singular.

 

5. Staxel

De modo geral, Staxel pode ser considerado como um “casamento entre Minecraft e Stardew Valley”. E não, não estou exagerando. O título é marcado por construções baseadas em voxels, assim como o jogo mais vendido de todos os tempos, mas “pende” para a ideia de criar e fazer crescer uma fazenda. Para completar, algumas passagens da aventura revelam desafios bem interessantes e o multiplayer online é um atrativo adicional que merece destaque. Muito bom!

 

6. Little Wood

Dando início à segunda metade desta lista de jogos parecidos com Stardew Valley, temos o divertido Little Wood. O game é mais uma opção que parece ter sido retirada da “era do Super Nintendo”, mas compensa seus gráficos modestos com um gameplay bastante divertido e envolvente. Mesmo tendo uma fazenda, o game vai além e dá aos players o objetivo de reconstruir uma cidade. Vale a pena dar uma olhada nessa opção tão criativa.

 

7. Autonauts

Por mais que seja um título com uma premissa inicial bem diferente de Stardew Valley, Autonats acaba, por conta das suas mecânicas e ideias, sendo mais uma boa opção para esta lista. No jogo, os players assumem o papel de um “colonizador espacial”, cuja missão é explorar novos biomas e construir novas cidades com os recursos disponíveis. Cabe ressaltar que as opções de automação são um elemento crucial do gameplay e garantem a originalidade do título.

 

8. Farm Together

Dentre todos os títulos desta lista com jogos parecidos com Stardew Valley, Farm Together é aquele que mais foca na ideia de criar e gerenciar fazendas. Por conta disso, as mecânicas do jogo são mais desenvolvidas nesse sentido. Assim sendo, se você curte um bom simulador da vida rural, essa é uma opção que irá lhe agradar. O gameplay é cheio de bons momentos e o visual promove uma sensação de relaxamento que é ótima para uma jogatina casual.

 

9. Harvest Moon: Light of Hope Special

Caso você não saiba, a principal fonte de inspiração para Stardew Valley foi a franquia Harvest Moon. Devido a isso, eu não poderia deixar de citar o ótimo Harvest Moon: Light of Hope Special. Nessa aventura, a gente encontra tudo que a lendária franquia de “fazendinha” oferece de melhor. Além das belas mecânicas, o jogo conta com gráficos bem leves e personagens cativantes, o que torna a experiência bem agradável.

 

10. Doraemon Story of Seasons

Para finalizar esta lista recheada de jogos parecidos com Stardew Valley, meu eleito é Doraemon Story of Seasons. Comparado com todos os jogos apresentados por aqui, esse é aquele que possui os gráficos mais bonitos e suas mecânicas e histórias não deixam a desejar também. Nessa aventura, temos a presença do lendário Doraemon (famoso personagem japonês) e um gameplay que acaba envolvendo o players por um bom tempo. Grande jogo!