10 jogos parecidos com Minecraft que vão além das cópias e surpreendem na criatividade

Publicado em 16/07/2025 - 08h19 por Yohan Bravo

Normalmente, quando procuramos por jogos parecidos com Minecraft, nossa intenção é curtir um loop de gameplay marcado por um alto grau de liberdade, sistemas de construção avançados, muita exploração, enfim… tudo aquilo que o lendário jogo da Mojang oferece. No entanto, a gente ainda quer encontrar opções que ofereçam tudo isso e tenham seus próprios diferenciais, caso contrário, a busca não faria sentido. Bem, foi seguindo essa linha de raciocínio que eu resolvi montar esta seleção, ou seja, separei aqui 10 jogos que têm um “ar de Minecraft”, mas estão longe de ser meras cópias do game mais vendido de todos os tempos… vamos conferir?

🔥 Agora é a hora perfeita para jogar Tibia!
O clássico MMORPG está mais vivo do que nunca — com uma comunidade brasileira ativa, conteúdo novo constante, uma nova classe jogável e muito mais para explorar.
🎮 Crie sua conta gratuita e comece sua jornada hoje mesmo, sem pagar nada.
👉 Jogar Tibia agora

Core Keeper

Abrindo esta seleção com jogos parecidos com Minecraft, temos o ótimo Core Keeper. Esse indie se apresenta sob uma perspectiva top-down e oferece muito daquilo que o jogo da Mojang oferece, mas eu até acho ele mais divertido. Pois é! Eu sei que essa é uma declaração polêmica, mas… gosto não se discute, certo? Core Keeper encanta com seus gráficos em pixel art e tem elementos que acabam deixando as explorações muito mais divertidas e envolventes. A experiência pode ser compartilhada por até oito jogadores e a presença de elementos típicos dos RPGs acaba aumentando a imersão ao máximo, sem contar que as batalhas podem ficar bem desafiadoras em certos momentos. Com toda a certeza, esse é um game que mostra como dá para ter o Minecraft como inspiração e não ser uma simples cópia.

Creativerse

Por conta do estilo visual baseado em voxels, não tem como não dizer que o ótimo Creativerse é baseado no Minecraft. O jogo oferece praticamente o mesmo loop de gameplay, mas ainda dá para a gente perceber algumas particularidades. Além disso, certas mecânicas, combinadas com a perspectiva de primeira pessoa, acabam deixando as coisas mais imersivas, sem contar que os sistemas de criação são bem avançados. Vale ressaltar também que o gigantesco mundo aberto do jogo incita as explorações ao máximo e ainda conta com elementos dinâmicos que podem nos surpreender. E como essa é outra aventura que pode ser aproveitada com o apoio dos amigos, a gente acaba ficando com motivos sólidos para dar uma chance a ela. Portanto, sugiro que não deixe de separar um tempo para fazer um “test-drive”.

Dragon Quest Builders 2

Spin-off de uma das franquias mais lendárias do grupo dos JRPGs, Dragon Quest Builders 2 faz uso de muitos dos elementos da série principal, mas também conta com ideias inspiradas no badalado Minecraft e algumas particularidades que o tornam uma opção digna de nota. Obviamente, o visual do game é mais atrativo do que o do título da Mojang e o design dos personagens, feito pelo finado Akira Toriyama, é um espetáculo à parte. Ainda assim, é com o loop de gameplay e a bela história que o jogo se destaca. Como bônus, ainda temos um mundo aberto incrível, sistemas de jogo bem criativos e opções que garantem uma jogatina co-op para até quatro jogadores. De modo geral, podemos dizer que esse “Minecraft japonês” é uma alternativa imperdível.

Lego Worlds

Apesar de fazer parte de uma franquia famosa, Lego Worlds não chegou a fazer tanto sucesso quanto poderíamos esperar. Ainda assim, o game não poderia ficar de fora desta seleção com belos jogos parecidos com Minecraft, pois ele oferece um loop de gameplay que segue as premissas básicas do game mais vendido de todos os tempos e ainda tem todo o apelo das famosas pecinhas de montar da marca LEGO. Esse game conta com vastos mundos gerados de forma procedural e dá uma liberdade enorme para os jogadores alterarem as paisagens da forma que eles preferirem. Os sistemas de construção são bem avançados e podemos dizer que, no fim das contas, a experiência acaba sendo muito semelhante àquela que aproveitamos quando estamos montando coisas com as pecinhas reais. Grande game!

No Man’s Sky

Apresentando uma pegada mais séria e apostando nas sempre interessantes viagens espaciais, No Man’s Sky não deixa as referências ao Minecraft tão evidentes quanto os outros jogos citados na seleção, mas elas estão lá, na forma dos mundos gerados de forma procedural, do alto grau de liberdade, das mecânicas de sobrevivência e por aí vai… Logicamente, a qualidade das construções gráficas e as mecânicas inovadoras adicionadas a cada update acabam deixando a experiência muito mais diversificada e até mais indicada para fãs de ficção científica do que o game da Mojang. Em outras palavras, podemos dizer que No Man’s Sky é a alternativa perfeita para quem deseja embarcar em uma viagem que até tem um “ar de Minecraft”, mas vai muito além disso. Imperdível!

Portal Knights

Em linhas gerais, Portal Knights parte dos mesmos princípios básicos que ajudaram o Minecraft a se tornar um fenômeno do mundo gamer, mas suas ideias acabam pendendo mais para o lado dos jogos de RPG. Isso quer dizer que a gente tem vastos mundos abertos para explorar, sistemas de coleta de recursos e mecânicas de construção bem avançadas, mas o maior chamariz do título são o seu sistema de classes e as batalhas de tirar o fôlego. Curiosamente, apesar de os combates serem bem movimentados, temos elementos táticos que nos forçam a pensar antes de agir e acabam deixando tudo com um nível de profundidade bem maior. E como essa é uma opção que pode ser aproveitada por até quatro jogadores, ela acaba se tornando perfeita para aqueles que costumam reunir os amigos para encarar odisseias épicas.

Roblox

Roblox é tão popular que seu nome já é tão grande quanto o Minecraft hoje em dia. E o mais legal é que esses dois fenômenos do mundo gamer têm ideias muito semelhantes, ou seja, ambos garantem enorme liberdade criativa para os players, ambos têm uma estética visual baseada em blocos, ambos contam com comunidades bem ativas, etc. Mesmo assim, o Roblox acaba sendo mais abrangente, pois ele funciona como uma verdadeira hub de experiências, o que quer dizer que dá para os players curtirem vários jogos distintos dentro dele, o que não acontece com o jogo da Mojang. Sendo assim, podemos dizer que Roblox é uma opção um pouco mais flexível e versátil, mas sua presença nesta seleção focada em jogos parecidos com Minecraft ainda está devidamente justificada.

Terraria

Muitos costumam dizer que Terraria é “o Minecraft 2D”. E sim, essa afirmação é válida, pois o lendário jogo indie tem um loop de gameplay com ideias muito parecidas com a do jogo da Mojang. Todavia, eu acredito que o título é bom o bastante para ir além do rótulo. Quando decidimos dar uma chance a ele, somos colocados em um ambiente hostil (gerado de forma procedural) e temos que fazer de tudo para sobreviver. Para tanto, podemos fazer uso de mecânicas extremamente criativas, coletar recursos, construir coisas e encarar desafios dignos de nota. Na minha visão, Terraria é um “prato cheio” para aqueles que procuram por jogos que sempre são capazes de surpreender. Então, se você ainda não deu uma chance a esse game, é bom fazer isso agora mesmo, pois ele é incrível!

Trove

Trove é outro jogo que tem “a cara do Minecraft” e parte das mesmas premissas, mas acaba oferecendo um loop de gameplay que se encaixa em outros gêneros. De forma resumida, o jogo pode ser descrito como um MMO de ação, que conta com construções gráficas baseadas em voxels e apresenta mundos abertos enormes (passíveis de serem alterados pelas ações dos players). Além do mais, temos um sistema de classes que acaba dando novas nuances para o gameplay, dungeons extremamente desafiadoras e vários sistemas de interação social. Desse modo, a gente fica com muitos motivos para unir forças com os amigos. É bom destacar que o MMO continua recebendo atualizações até hoje e sua comunidade é bastante ativa, o que sugere que os players ainda vão poder se divertir com o título por muitos e muitos anos.

Vintage Story

Arrematando esta seleção focada em jogos parecidos com Minecraft, temos Vintage Story. Esse game não é tão conhecido quanto os outros títulos que eu citei por aqui, mas ele tem tudo aquilo que um bom “quase clone” do jogo da Mojang precisa ter para merecer atenção. E como o projeto nasceu como um mod do Minecraft, nem precisamos ficar falando muito sobre as semelhanças. Então, se focarmos nos pontos singulares do jogo, vamos perceber que ele tem uma pegada um pouco mais madura, com direito a sistemas de jogo bem avançados, biomas com uma pegada realista (apesar do visual) e estruturas focadas na manutenção de altos níveis de engajamento. Certamente, esse é aquele tipo de jogo que pode acabar viciando qualquer um que decidir dar uma chance a ele.

⚠️ Sofrendo com o lag interminável?
Experimente o ExitLag — a ferramenta nº1 para reduzir o ping em jogos online.
🎁 Teste grátis por 3 dias — sem pagar nada e comprove a diferença na hora!
🔥 Oferta por tempo limitado: 50% de desconto se decidir continuar.
👉 Clique aqui e ative seu teste agora

3 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Marcus 12/01/2021 at 22:51 - Reply

    Um jogo que eu e meu filho (8 anos) nos divertimos muito foi o Portal Knights. Recomendo. Outro que não é bem desse estilo mais foi muito divertido de jogar foi o Lego City Undercover. Pra nós aqui foi o melhor Lego de todos.

    • CHARLES JOGOS 12/01/2021 at 22:56 - Reply

      Peguei esses dias o Lego do Lord Of The Rings na promoção, bom demais! O do Batman também é muito massa!

      • Zack Ghoul 16/01/2021 at 17:55 - Reply

        Na próxima franquia de jogos lego vão fazer de Minecraft, se duvidam espere One Piece acabar kkkk

Leave A Response