Lista traz os 10 melhores jogos parecidos com Minecraft para jogar no PC (2021)

Publicado em 11/01/2021 - 15h30 por Yohan Bravo

Além de revelar a influência do jogo mais vendido de todos os tempos, a busca pelos melhores jogos parecidos com Minecraft sugere que muitos players adoram aventuras que reúnem elementos de jogos de sobrevivência, sandbox, construção e afins. E sim, foi para lhe ajudar a encontrar opções que se encaixam com essas preferências que eu criei esta lista. Como irá notar, foquei em jogo bem interessantes, que seguem a linha do Minecraft, mas não deixam de ter um boa dose de originalidade. Bora dar uma olhada?

 

1. Dragon Quest Builders 2

Dando início a esta lista com os melhores jogos parecidos com Minecraft, temos Dragon Quest Builders 2. Esse é um game que reúne o melhor de dois mundos lendários, ou seja, construções que remetem ao jogo mais vendido de todos os tempos e muitos elementos da franquia Dragon Quest, que é uma das mais famosas, entre os RPGs japoneses. E sim, essa combinação garante um gameplay cheio de atrativos capazes de roubar a nossa atenção. Muito bom!

 

2. Terraria

Terraria é um título praticamente obrigatório em uma lista como esta. Afinal, não são poucas as pessoas que se referem a este indie incrível como o “Minecraft 2D”. E não, essa “descrição” não foge muito à realidade, embora acabe limitando o potencial desse jogo grandioso. Ao longo da aventura, você explora, constrói, destrói, luta pela sobrevivência e tem pouco tempo para descansar. Sem dúvidas, esse é o tipo de experiência que todos deveriam aproveitar.

 

3. Roblox

Enaltecido por seu “lado sandbox”, Roblox é um game perfeito para quem gosta de criar mundos e outros elementos. Aliás, esse é um jogo cujas mecânicas possibilitam até mesmo a criação de “jogos internos”. Pois é! A liberdade dada aos players e as ferramentas intuitivas são um espetáculo à parte e fazem desse título uma força a ser reconhecida. Portanto, se você curte a liberdade criativa dada por Minecraft, Roblox será uma ótima alternativa.

 

4. Satisfactory

Simples, bonito e viciante… Satisfactory é mais um jogo que parece ter sido criado especialmente para os gamers criativos. Nessa aventura, que ainda está em Early Access, os players assumem o papel de projetistas de linhas de produção. Em outras palavras, o objetivo do game é criar fábricas em planetas jamais explorados, com vistas a otimizar o consumo dos recursos. O título tem um visual muito bonito e sua visão em primeira pessoa garante altos níveis de imersão. Não deixe de dar uma olhada.

 

5. Staxel

Assim como Minecraft, Staxel também exibe seus “gráficos poligonais” com orgulho. Porém, esse game se destaca por ter uma temática mais voltada para o lado da construção e da manutenção de fazendas. Isso mesmo! Temos aqui uma espécie de “Minecraft rural”. E é essa pegada mais focada que acaba transformando o jogo em uma experiência digna de nota. Com toda a certeza, você vai gostar de dedicar algum tempo à sua fazenda.

 

6. Stardew Valley

Falando em jogos de fazenda, resolvi “abrir” a segunda metade desta lista de jogos parecidos com Minecraft citando o aclamado Stardew Valley. Esse título é um dos grandes fenômenos do mundo indie e suas mecânicas criativas são elementos que justificam seu enorme sucesso de forma irrepreensível. Ademais, mesmo seguindo algumas ideias do grande Minecraft, o jogo também tem o lendário Harvest Moon como influência, o que é ótimo… não acha?

 

7. No Man’s Sky

Saindo do plano terreno, No Man’s Sky surge como uma opção perfeita para os fãs de viagens interplanetárias. O game conta com muitas mecânicas oriundas de jogos de sobrevivência e sandbox, mas sempre surpreende. Dotado de um visual magnífico e ideias audaciosas, o título continua recebendo atualizações com certa frequência, o que o torna uma alternativa de alto nível, para quem busca por uma jornada que exige dedicação.

 

8. Dual Universe

 

Seguindo a ideia de viagem interplanetária e construções sci-fi, Dual Universe é outro grande exemplo que surge para abrilhantar esta lista com os melhores jogos parecidos com Minecraft. Ingressar nas aventuras promovidas por esse título significa construir estações espaciais magnânimas, interagir com outros players e entrar em conflitos espaciais de proporções épicas. Resumindo, o game é mais um “prato cheio” para os “exploradores do espaço”.

 

9. Astroneer

Complementando o combo de viagens espaciais, temos o belíssimo Astroneer. Assim como os dois títulos que eu apresentei acima, esse game garante viagens interplanetárias de alto nível. O jogo é marcado por dar maior ênfase à exploração, mas a coleta de recursos e as mecânicas de construção também são partes importantes da experiência. Detalhe: apesar do estilo caricato, o visual do jogo é impressionante. Vale a pena conferir!

 

10. Forager

Por fim, temos o divertido Forager. O game é um indie típico, ou seja, o tipo de jogo que possui gráficos modestos, mas encanta com suas mecânicas criativas. Esse título segue pela linha de clássicos como Terraria e Stardew Valley e, por isso, acaba servindo como uma espécie de “Minecraft 2D” também. As questões relacionadas à luta pela sobrevivência são muito bem desenvolvidas, o que faz o game ser uma opção que merece a sua atenção.