Lista traz 18 jogos em mundo aberto para jogar no PC (2019)

Publicado em 22/10/2019 - 18h58 por Yohan Bravo

Jogos de mundo aberto já existem há muitos anos na indústria dos games. Contudo, foi de uns tempos para cá que as desenvolvedoras passaram a apostar cada vez mais no interessantes conceito de level design conhecido como Openworld. De modo geral, jogos de mundo aberto recebem esse nome por não apresentarem barreiras invisíveis ou telas de loading, como acontece com os chamados jogos lineares. Para o gameplay, isso é excelente. Afinal, quem gosta de jogar com limitações ou interrupções? Enfim, a liberdade que os jogos de mundo aberto garantem já fez esse tipo de jogo se transformar em um novo padrão da indústria. Os players adoram jogos assim e os desenvolvedores sabem disso. Como prova, separei abaixo uma lista com grandes jogos de mundo aberto. Acompanhe este post até o fim e conhecerá uma boa série de jogos que estão apenas lhe aguardando para dar início a jornada épicas. Bora começar?

 

18 jogos em mundo aberto para jogar no PC (2019)

Ark: Survival Evolved

Abrindo esta lista de poderosos jogos de mundo aberto, temos o excelente Ark: Survival Evolved. Lançado em 2015, o game oferece um misto de aventura e ação, com um plano de fundo incrível. No game, os players devem fazer de tudo para sobreviver em uma ilha repleta de dinossauros e outras criaturas pré-históricas. Com modos de jogo interessantes e mecânicas bem dinâmicas, o game aproveita o conceito de Openworld com excelência.

Download:

Arma 3

Como o conceito de Openworld diz respeito a uma prática de level design, a ideia pode ser aplicada em muitos gêneros distintos. Por exemplo, o ótimo Arma 3, um shooter tático lançado em 2013, é um game de mundo aberto também. Em cenários enormes, o game coloca os players em tiroteios insanos. Como plano de fundo, temos ilhas construídas com recursos de fotorrealismo que impressionam. Sem dúvidas, um grande game!

Download:

Astroneer

É em títulos como Astroneer que o conceito de mundo aberto parece ser mais palpável. Isto é, o game, lançado em 2016, por força da sua temática de exploração espacial, dá aos players total liberdade para revirar cada canto dos cenários. Apesar dos gráficos simplificados, o game apresenta um estilo artístico incrível, o que ajuda qualquer um a entrar no clima da aventura. Não sei se essa é apenas uma impressão minha, mas jogos de mundo aberto no espaço me parecem perfeitos para ilustrar o conceito de Openworld.

Download:

Battlefield 5

Mesmo tendo sido duramente criticado por sua “falta de precisão histórica”, Battlefield V, lançado em 2018, é um game que leva muito a sério o conceito de mundo aberto. Colocando os players nos caóticos cenários da Segunda Guerra Mundial, o game dá aos players uma experiência imersiva de enorme qualidade. Os destaques do título são as mecânicas de combate, os desafios da escassez de recursos e a beleza dos cenários.

Download:

Creativerse

Visivelmente inspirado em Minecraft, Creativerse, lançado em 2017, é um game que, além de explorar o conceito de mundo aberto, faz uso da ideia de game “sandbox” com muita qualidade. Detalhe: um jogo sandbox é aquele que permite que os jogadores alterem o mundo no qual se passa o game. Enfim, Creativerse tem suas construções geradas a partir de blocos e dá aos jogadores uma grande liberdade criativa. Em posse de uma manopla futurista, os players podem explorar o grande mundo aberto e ainda moldá-lo de acordo com suas preferências.

Download:

Fortnite Battle Royale

Fortnite, lançado em 2017, é mais um grande exemplo entre os jogos de mundo aberto mais populares. Mesmo no gênero Battle Royale, o game leva o conceito de Openworld como uma parte essencial do gameplay. Os mapas são enormes e sem limitações, o que garante que as partidas (que podem ter até 100 jogadores) aconteçam sem problemas. E o curioso é que o visual do game tem um estilo bem peculiar, deixando tudo divertido e bonito.

Download:

Grand Theft Auto Online

Quando observamos a história dos jogos de mundo aberto, Grande Theft Auto III é considerado um dos precursores desse conceito em ambientes 3D. Por esse motivo, Grand Theft Auto Online, lançado em 2013, não poderia ficar de fora de uma lista de jogos desse tipo. O game faz uso do universo fictício conhecido como San Andreas. E, claro, com as mecânicas já consagradas da franquia GTA, tudo ficou ainda melhor. Quando o assunto é jogos de mundo aberto, os produtos da Rockstar Games dispensam comentários.

Download:

Minecraft

Falemos agora de um dos expoentes máximos entre os jogos de mundo aberto. Isso mesmo! Minecraft, lançado oficialmente em 2011, apresenta ideias que resumem os conceitos de Openworld e sandbox de uma forma irrepreensível. Mesmo com suas construções baseadas em blocos, as mecânicas da aventura caíram no gosto dos players. Não à toa, no ano de 2019, Minecraft se tornou o jogo mais vendido de toda a história.

Download:

No Man’s Sky

Conforme eu já destaquei, jogos de exploração espacial parecem ter sido feitos para aproveitar o conceito de Openworld. Nesse sentido, No Man’s Sky, lançado em 2016, é mais um game que ilustra isso perfeitamente. Na verdade, devido à temática do jogo, No Man’s Sky seria um jogo de universo aberto. Pois é! Nessa aventura, os players exploram planetas. A imersão e os cenários deslumbrantes são os pontos altos desse game tão singular.

Download:

PlayerUnknown’s Battlegrounds

Entrando na segunda metade desta lista de jogos de mundo aberto, temos PlayerUnknown’s Battlegrounds, o famoso PUBG. Como um dos grandes nomes do gênero Battle Royale, o game não poderia ter um mapa pequeno e com limitações. Lançado em 2017, PUBG coloca 100 players em uma ilha remota e promove um conflito sem precedentes entre eles. Com mecânicas de jogo divertidas e um cenário muito bem desenvolvido, o jogo continua entre os melhores espécimes da “onda do Battle Royale”.

Download:

Realm Royale

Falando em Battle Royale, Realm Royale, lançado em 2018, é mais um dos belos exemplos entre os jogos de mundo aberto. Baseado no universo do lendário Paladins, o jogo oferece cenários enormes e ricamente desenhados. Assim como acontece em outros jogos do gênero Battle Royale, o game coloca 100 jogadores dentro de um mapa enorme e dá a eles total liberdade para realizarem suas estratégias em busca da sobrevivência.

Download:

Ring of Elysium

Apesar de também ser um Battle Royale, Ring of Elysium, de 2018, é um game que adiciona ao gameplay normal do gênero, algumas peculiaridades do próprio ambiente hostil, o que torna o jogo diferenciado. No caso do game, além do exuberante mundo aberto, a interação com o cenário é enorme. Fenômenos da natureza acabam se tornando problemas tão grandes quanto os outros players. Vale a pena conferir essa opção tão singular.

Download:

RuneScape

Saindo do mundo dos Battle Royale, esta lista entra no mundo dos MMORPGs, falando sobre um espécime que dispensa comentários. RuneScape, lançado em 2001, é um grande clássico e apresenta um mundo enorme que garante muitas aventuras para os jogadores. Mesmo nunca tendo sido um primor técnico, os cenários do game, para um título lançado em 2001, ainda colocam os aventureiros no clima. E sim, a liberdade para a exploração é enorme, o que justifica a inclusão do game nesta lista.

Download:

Squad

Squad surgiu para o mundo em 2015, mas ainda está no regime Early Access na Steam. Ainda assim, é inegável que o game é um exemplo perfeito de tactical shooter em mundo aberto. No game, os conflitos são marcados pela presença de duas equipes de até 50 jogadores. Obviamente, para acomodar tantos players, os mapas têm que ser enormes e cheios de opções para os players. Nesse sentido, não há o que falar… Squad é impecável.

Download:

The Crew 2

The Crew 2 é um dos jogos que mais fogem à regra dos títulos apresentados nesta lista de jogos de mundo aberto. O game, lançado em 2018, leva os players para o mundo das corridas. A liberdade para buscar por oportunidades para correr é o que chama a atenção no game. O curioso é que o mapa é uma versão em escala reduzida do mapa dos Estados Unidos. Por conta disso, pilotar os muitos veículos do game acaba ficando ainda mais emocionante.

Download:

Tibia

Lenda das lendas, Tibia, de 1997, é um dos jogos de MMORPG mais antigos da história. E, no caso desta lista, o clássico funciona como uma prova de que essa ideia de jogos de mundo aberto já existia há muito tempo. Mesmo com construções bem simples, o jogo foi, durante muito tempo, uma febre entre os jogadores. A liberdade para explorar e embarcar em jornadas foi algo que marcou a história de muitos players.

Download:

Unturned

Com diversos mapas à disposição, Unturned, de 2017, é um game baseado em voxels que também dá enorme liberdade aos jogadores. Em sua base, uma luta ferrenha pela sobrevivência em um mundo infestado de zumbis é o grande destaque. Os gráficos em Unturned parecem pouco trabalhados, mas tudo faz parte do estilo artístico escolhido para o jogo. De todo modo, o fato é que essa aventura garante uma boa dose de diversão para quem não dispensa um bom “apocalipse zumbi”.

Download:

Z1 Battle Royale

Fechando esta lista de jogos de mundo aberto, Z1 Battle Royale, lançado em 2018, segue as premissas do gênero e oferece combates marcados por um grande número de players se enfrentando em um imenso mapa. Além da jogabilidade rápida e eletrizante, Z1 Battle Royale encanta com um visual muito bem trabalho (e realista) e com opções que garantem um gameplay bem variado e cheio de ação.

Download:

Jogos de Mundo Aberto: é só explorar…

Nesta lista de jogos de mundo aberto, você ficou conhecendo 18 títulos que aplicam o conceito de Openworld de forma irretocável. Por se tratar de um conceito muito difundido, não é difícil encontrar mais opções dentro do mundo dos games. Então, se você achar algum game de mundo aberto que mereça ser citado, não deixe de comentar no post, ok? Até mais…