Aqui estão 24 excelentes jogos antigos online que ainda podem ser aproveitados em 2021

Publicado em 04/11/2021 - 10h30 por Yohan Bravo

É bem verdade que o mundo dos games recebeu algumas grandes novidades nos últimos tempos, mas não podemos negar que há muitos jogos antigos que ainda merecem ser jogados hoje em dia. Pois é! Ainda há muitas opções “que dão um caldo” e, melhor ainda, essas opções se encaixam nos mais diversos gêneros. Aliás, muitos desses jogos podem ser aproveitados em PCs mais modestos, o que é ótimo também. Enfim, nesta lista você encontrará 24 jogos antigos que ainda podem ser jogados em 2021 e que você certamente vai curtir bastante… vamos conferir?

Não deixe de conferir:

Aika

Dando início a esta lista com jogos antigos que ainda podem ser jogados em 2021, temos o clássico Aika. Esse é um MMORPG que foi lançado em 2009 e fez muito sucesso em sua época, por conta da promessa de batalhas com uma quantidade enorme de jogadores. Apesar de nunca ter sido um dos jogos mais famosos do gênero, o título conseguiu conquistar uma boa legião de fãs e continua vivo, especialmente aqui no Brasil, onde sua comunidade segue bastante ativa. Muito bom!

Battlefield 3

Lançado em 2011, Battlefield 3 logo despontou como um dos títulos mais bem-sucedidos da lendária franquia da EA. E sim, esse sucesso foi refletido nos números. O game trouxe muitas novidades, em relação ao seu antecessor, e conseguiu prender a atenção de todos com uma campanha digna de nota. Portanto, se você curte jogos de tiro em primeira pessoa, com boas histórias e um excelente modo multiplayer, é bom não deixar de dar uma olhada nesse grande clássico.

Cabal Online

Cabal Online é mais um MMORPG clássico que perdeu popularidade em diversos cantos do mundo, mas segue se mantendo firme aqui no Brasil. O jogo foi lançado em 2005 e chegou ao nosso país quase dois anos depois, fazendo muito sucesso com seu gameplay movimentado e mais focado na ação. De modo geral, o título segue o padrão dos jogos da sua época, mas conta com algumas singularidades que o permitiram continuar atrativo após tanto tempo. Por isso, o jogo continua sendo uma ótima opção para os fãs de MMORPGs.

Counter-Strike: Source e Counter-Strike 1.6

Apesar de o lendário CS:GO não ser mais um jogo novo, é justamente ele que vem mantendo o nome da franquia da Valve em evidência. Por isso, resolvi citar nesta lista dois títulos ainda mais antigos: Counter-Strike: Source (2004) e Counter-Strike 1.6 (2000). Essa dupla ajudou a popularizar os tiroteios online e foi uma das precursoras do mundo dos eSports. E mesmo que seus gráficos não sejam de última geração, ainda é possível se divertir muito com ambas as opções. Lendas!

CrossFire

Com diversos modos de jogo, uma grande quantidade de personagens e um gameplay muito envolvente, CrossFire, de 2007, conseguiu se destacar em uma época na qual o segmento dos jogos de tiro estava cheio de grandes opções. E a verdade é que o jogo pode ser considerado como um dos principais nomes que ajudaram os jogos FPS a se tornarem uma febre junto aos players. Logo, se você quiser uma alternativa de peso aos clássicos da franquia Counter-Strike, é bom focar nesse título.

Dungeons and Dragons Online

Baseado na terceira edição do lendário RPG de mesa, Dungeons e Dragons Online, cuja estreia oficial aconteceu em 2006, é um MMORPG “à moda antiga” que não exige muito dos PCs e sempre consegue garantir uma boa dose de aventuras. De modo geral, o jogo conta com todos os aspectos que definem o gênero representado por ele e seu mundo fantasioso ainda consegue “prender a atenção”. Lembrando que, mesmo sendo um grande clássico, o game continua recebendo atualizações com frequência, o que o torna mais uma ótima alternativa.

EverQuest

Quando falamos em jogos antigos, geralmente o foco fica nos títulos que foram lançados na primeira década deste século. Porém, EverQuest é um caso à parte. Afinal, o game pertence ao século passado (1999). Ainda assim, essa é uma aventura que segue muito viva e quebrando recordes, no que diz respeito à quantidade de pacotes de expansão e ao longo período em atividade. Considerando que essa opção resistiu ao teste do tempo, não é preciso dizer muito sobre sua qualidade, não é mesmo? Então, não deixe de experimentar.

Grand Chase Classic

Grand Chase Classic é, oficialmente, um jogo moderno, já que seu lançamento aconteceu em 2021. No entanto, o fato é que o game nasceu em 2003 e essa “nova versão”, que surgiu após um encerramento das atividades, não trouxe tantas novidades a ponto de a gente poder dizer que o jogo é novo. De qualquer forma, temos aqui uma opção que garante boas horas de jogatina, com seu gameplay mais voltado para o lado da ação e suas construções 2D que remetem a jogos de aventura e plataforma. Ótimo game!

Left 4 Dead 2

Se você pertence ao grupo de players que não dispensam uma luta contra hordas de mortos-vivos, Left 4Dead 2, de 2009, é um dos melhores jogos antigos que abordam essa temática. Não à toa, mesmo já tendo sido lançado há um bom tempo, o título continua sendo referência e inspirando games mais recentes. Em suma, temos aqui uma experiência cooperativa regada a muita ação e momentos de alta tensão. Sem dúvidas, essa é uma das opções que melhor exploram as ideias de um apocalipse zumbi.

Lineage 2

Voltando a falar sobre MMORPGs clássicos nesta lista de jogos antigos que ainda merecem ser jogados em 2021, chegamos ao ótimo Lineage 2. Esse game fez a sua estreia em 2003 e conseguiu conquistar um espaço bem relevante em um gênero que estava “pegando fogo na época”. O jogo conseguiu se destacar por conta do seu gameplay diversificado, suas muitas raças e seu belo mundo. E a verdade é que o sucesso desse título foi tão grande que até hoje temos milhões de players se dedicando a ele e a todos os produtos que derivaram dele.

Meridian 59

Ostentando o título de “primeiro MMORPG com gráficos 3D”, Meridian 59 é mais uma grande lenda que nasceu no século passado. Isso mesmo! O game fez a sua estreia em 1996 e ainda está à disposição dos jogadores. Cabe ressaltar que esse título nunca foi um dos melhores, mas, com toda a certeza, foi um dos mais importantes para o gênero. Por conta disso, qualquer teste já é uma experiência interessante, no que diz respeito à análise dos primórdios do mundo dos MMORPGs.

Metin 2

Metin 2, de 2004, é mais um jogo que perdeu popularidade ao longo dos anos, mas segue com diversas comunidades fortes espalhadas pelo mundo, com direito a uma presença relevante aqui no Brasil. Em linhas gerais, essa é uma boa alternativa para os fãs de MMORPGs, especialmente para aqueles que curtem aventuras que se passam em cenários que remetem às mais importantes culturas asiáticas. Ademais, o gameplay tem alguns detalhes que fazem o game merecer um teste.

Old School RuneScape

Entrando na segunda metade desta lista com jogos antigos que ainda podem ser jogados em 2021, nos deparamos com Old School RuneScape. Apesar de ter sido lançado em 2013, esse game conta com as construções mais básicas do lendário RuneScape (2001), ou seja, esse é um daqueles jogos que foram criados para promover momentos nostálgicos para jogadores veteranos. E como não poderia deixar de ser, já que estamos falando de um dos precursores do mundo dos MMORPGs, essa aventura conta com tudo aquilo que se pode esperar de um clássico do gênero. Imperdível.

PlanetSide 2

Assim que fez a sua estreia, lá em 2012, PlanetSide 2 conseguiu arrebatar muitos jogadores com uma promessa de batalhas de nível planetário. Isto é, os conflitos do game se passam em planetas “sem dono”, nos quais os players defendem facções e estão sempre brigando pelo controle total. Dotado de boas ideias e um gameplay muito movimentado, esse é um FPS diferenciado que ainda consegue garantir uma jogatina de alto nível. Assim sendo, podemos dizer que essa é uma alternativa praticamente obrigatória.

Point Blank

Point Blank, cuja estreia aconteceu em 2008, é mais uma das boas opções que surgiram quando os tiroteios online eram uma das maiores febres do mundo dos games. Aqui no Brasil, o game ainda conta com uma boa legião de fãs e seus conflitos ainda “dão um caldo”. Lembrando que os mais nostálgicos sempre acabam se recordando desse game como um sucesso da “época das lan houses”, ou seja, quem decide encarar essa aventura acaba fazendo uma bela viagem ao passado.

Priston Tale

Clássico de 2001, Priston Tale foi um grande fenômeno do mundo dos MMORPGs, até ser superado por outras lendas. Contudo, seu impacto foi tão grande que ainda hoje o jogo conta com legiões de fãs. Outro detalhe curioso sobre o game diz respeito à existência de uma sequência que jamais conseguiu alcançar seu nível de qualidade. Aqui no nosso país, o título é muito respeitado e também conta com uma comunidade bem ativa. Resumindo, essa é mais uma boa opção para quem está à procura de um MMORPG “à moda antiga”.

Ragnarok Online

Ainda falando sobre MMORPGs clássicos nesta lista com jogos antigos que ainda podem ser jogados em 2021, temos mais uma lenda: Ragnarok Online (2002). O título foi um dos mais populares no início deste século e ajudou a expandir o gênero de uma forma surreal. Quem foi gamer durante a “era de ouro dos MMORPGs” sempre se lembra desse jogo com carinho. E melhor, ele continua tão interessante quanto no passado e diversas atualizações e eventos continuam chegando para deixar a experiência sempre envolvente. Vale a pena revisitar essa aventura.

RF Online

Rising Force Online, mais conhecido como RF Online, estreou no mundo dos games em 2004 e logo chamou a atenção por conta da sua pegada “sci-fi fantasiosa”. A aventura demorou alguns anos para chegar ao Brasil, mas, quando isso aconteceu, o sucesso foi enorme. O game também é um MMORPG “à moda antiga”, mas seu gameplay apresenta um grau de ação que deixa as coisas mais interessantes, sem contar que as classes e suas variações são um atrativo e tanto. Grande aventura!

Soldat

Simples e viciante. Em 2002, quando Soldat foi lançado, essas palavras foram usadas para classificá-lo e ainda hoje o jogo pode ostentar essa descrição com orgulho. Em outras palavras, por mais que os gráficos da aventura deixem claro que estamos falando de um jogo antigo, suas mecânicas e ideias ainda têm um apelo enorme e não falham, no que diz respeito à missão de garantir boas horas de entretenimento. Então, sugiro que você não perca a oportunidade de aproveitar esse belo clássico.

Star Wars: The Old Republic

Transportando o universo e as ideias da lendária franquia Star Wars para o segmento dos MMORPGs, Star Wars: The Old Republic, de 2011, é o jogo que deu aos players de todo o mundo a chance de fazer parte da República ou do Império e viver aventuras dignas de nota. Cabe ressaltar que o game conta histórias que se passaram cerca de 3 milênios antes das histórias que viraram lendas no cinema. Assim, quem decide encarar esse game sempre acaba descobrindo mais sobre o universo da franquia. Esse merece um “test-drive”.

Team Fortress 2

Sendo um dos primeiros grandes sucessos do segmento dos eSports, Team Fortress 2, de 2007, escreveu seu nome na história e ainda consegue garantir momentos de rara diversão para os jogadores. De modo geral, essa aventura coloca times de players em arenas e promove conflitos marcados por regras específicas e excelentes desafios. Para quem curte uma jogatina cooperativa e não dispensa uma oportunidade de se divertir com os amigos, poucas opções são melhores do que essa.

Tibia

Retornando ao passado mais uma vez, esta lista de jogos antigos que ainda merecem ser jogados em 2021 “esbarra” agora no lendário Tibia, de 1997. Esse título é, sem sombra de dúvidas, um dos MMORPGs mais importantes de todos os tempos e merece ser reverenciado por ter ajudado a construir as bases para a febre que aconteceria alguns anos mais tarde. Mesmo sendo bem simples, em termos técnicos, o game ainda é uma opção com mecânicas criativas e um forte apelo, especialmente quando grupos de amigos resolvem unir forças para encarar a aventura.

Transformice

Dentre todos os jogos mencionados nesta lista, Transformice, de 2010, é o mais estranho. Pois é! O jogo promove uma briga entre ratos, que acontece em cenários caóticos e cheios de obstáculos, e sempre garante boas risadas. Mesmo apresentando construções simples, o gameplay é bem movimentado e cada disputa acaba sendo diferente da outra. Por isso, no fim das contas, o game adquire um caráter extremamente viciante, tornando-se uma ótima opção para quem busca por uma experiência casual de alto nível.

Ultima Online

Para colocar um ponto final nesta lista com jogos antigos que ainda podem ser jogados em 2021, meu eleito é Ultima Online (1997). Essa é mais uma das aventuras que ajudaram a pavimentar o caminho que levou os MMORPGs a se tornarem uma febre no início do século XXI. Logicamente, por já ter muitos anos de vida, o game exibe construções bem básicas, mas o fato de ele continuar vivo prova que suas ideias são boas o bastante. Com isso, podemos dizer que esse título é perfeito para fechar esta lista em grande estilo.