Will Shen, ex-designer de quests de Starfield, acredita que muitos jogadores estão se sentindo exaustos com jogos que exigem dezenas ou centenas de horas para serem aproveitados. Em entrevista ao podcast Kiwi Talkz, Shen admitiu, com tom humorístico, que se sente parcialmente responsável por essa tendência, citando o impacto de títulos como Skyrim e Fallout 4, que ajudaram a popularizar jogos de mundo aberto com conteúdos praticamente intermináveis.
Mas para ele, as coisas agora estão mudando. Shen destacou que a saturação não vem apenas de jogos de mundo aberto. Ele apontou o crescimento de jogos com combates desafiadores, como Dark Souls e Elden Ring, além da inclusão de mecânicas de sobrevivência e crafting inspiradas por Minecraft. Na visão dele, esses elementos adicionam mais tarefas aos jogos, mas nem sempre oferecem conteúdos significativos. Como resultado, muitos jogadores têm buscado experiências mais curtas e focadas. Shen citou o indie Mouthwashing, um jogo de terror de poucas horas, como exemplo do impacto positivo que um jogo mais breve pode causar ao permitir que a comunidade explore e discuta toda a sua narrativa.
Experimente o ExitLag — a ferramenta nº1 para reduzir o ping em até 70% em jogos online.
🎁 Teste grátis por 3 dias — sem pagar nada e comprove a diferença na hora!
🔥 Oferta por tempo limitado: 50% de desconto se decidir continuar.
👉 Clique aqui e ative seu teste agora ⏳
Mesmo com essa tendência em ascensão, Shen acredita que grandes jogos abertos ainda têm espaço no mercado, embora enfrentem desafios crescentes devido à concorrência de jogos que prendem os jogadores a longo prazo, como Fortnite e World of Warcraft. Atualmente, Shen trabalha no RPG de mundo aberto Wyrdsong, pela Something Wicked Games, o que indica que ele ainda não pretende adotar jogos de menos de cinco horas em seus projetos.