Unreal Engine 5.6 impressiona com até 35% mais desempenho em CPU e melhorias visuais marcantes

Publicado em 21/06/2025 - 18h35 por Márlon Vieira

A Epic Games acaba de lançar a nova versão de sua poderosa engine gráfica, a Unreal Engine 5.6, e os primeiros testes mostram avanços significativos em desempenho quando comparada à versão 5.4. Em um vídeo publicado no canal MxBenchmarkPC, o famoso Paris Tech Demo da Scans Factory foi executado lado a lado nas versões 5.4 e 5.6, rodando em uma RTX 5080 com Lumen ativado por hardware. Os resultados revelam ganhos robustos tanto em cenários limitados por GPU quanto por CPU.

No que diz respeito ao desempenho gráfico, a Unreal Engine 5.6 apresenta uma melhoria de até 25% na performance da GPU, com melhor aproveitamento dos recursos gráficos, resultando em maior consumo energético e, consequentemente, mais quadros por segundo. No lado da CPU, os avanços são ainda mais expressivos: até 35% de aumento de performance, com tempos de frame mais estáveis, o que impacta diretamente na fluidez das cenas. Além disso, a qualidade visual também foi aprimorada, com reflexos e iluminação via Lumen mais precisos, elevando o realismo mesmo em ambientes complexos e detalhados.

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A atualização 5.6 da Unreal Engine introduz uma série de aprimoramentos técnicos que prometem otimizar o desenvolvimento e elevar a qualidade visual dos projetos. Entre os destaques estão as melhorias na performance do ray tracing via hardware, que agora entrega reflexos e iluminação mais precisos com maior eficiência, o carregamento mais ágil de grandes mundos estáticos graças ao streaming de geometria otimizado, e uma nova interface para as Motion Trails, que torna o trabalho de animação mais intuitivo e preciso. O lançamento oficial ocorreu durante a Unreal Fest, onde a Epic Games também apresentou uma impressionante tech demo de The Witcher IV (confira abaixo).

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