A Ubisoft Montreal, conhecida por seu trabalho em Assassin’s Creed Valhalla, parece estar desenvolvendo um projeto no mínimo curioso. Supostamente intitulado Alterra, o jogo está em produção há cerca de 18 meses e promete combinar mecânicas de simulação social, no estilo Animal Crossing, com criação voxel, semelhante a Minecraft. A direção criativa está a cargo de Patrick Redding, ex-diretor criativo de Gotham Knights.
Segundo informações do Insider Gaming, o projeto Alterra nasceu após o cancelamento de um título anterior da Ubisoft Montreal, que estava em desenvolvimento há quatro anos e também focava na criação voxel. Em Alterra, os jogadores explorarão uma ilha habitada pelos curiosos Matterlings — NPCs descritos como criaturas de cabeças grandes que misturam características de animais reais e fictícios. Além das interações sociais, o jogo incluirá mecânicas de construção, permitindo que os jogadores criem itens utilizando recursos específicos de diferentes biomas, como neve e gelo em áreas geladas.
Alterra ainda deve permanecer em desenvolvimento por vários anos, enquanto a Ubisoft, enfrentando uma de suas maiores crises, continua trabalhando em outros projetos, como um novo jogo de Rayman e o aguardado Prince of Persia: Sands of Time Remake, com lançamento previsto para 2026. A grande aposta do estúdio para superar esse “momento difícil” está no lançamento de Assassin’s Creed Shadows, programado para 12 de fevereiro, após um adiamento.