Tudo o que você precisa saber sobre o ‘Soulframe’, novo jogo dos criadores de Warframe

Publicado em 05/04/2024 - 09h03 por Yohan Bravo

Revelado durante o evento TennoCon 2022, Soulframe conseguiu “entrar nos radares” dos players rapidamente, por ter sido descrito como um MMORPG de fantasia dotado de um mundo em constante mudança. Logicamente, o fato de o game estar sendo produzido pelos criadores do aclamado Warframe também foi crucial para causar um grande “impacto inicial”. E, claro, desde a estreia, novas informações e prévias vêm sendo reveladas e ajudaram a aumentar ainda mais o hype. Diante disso, resolvi reunir aqui tudo aquilo que já sabemos sobre o game, com vistas a lhe ajudar a montar uma “imagem geral” daquilo que está por vir. Desse modo, você poderá analisar se essa grande promessa vai merecer ou não um lugar em sua lista de desejos… vamos começar?

Soulframe: visão geral e principais destaques

Conforme eu adiantei, Soulframe foi revelado em 2022 e segue em pleno desenvolvimento. O projeto está sob a tutela da Digital Extremes e foi classificado como um MMORPG de fantasia que terá um “mundo vivo”, ou seja, os cenários vão estar em constante mudança e isso acabará incitando diversas explorações. Aliás, a ideia básica da história guarda relação com a ameaça de uma espécie de revolução industrial, que está explorando os recursos naturais do planeta, afetando assim o seu equilíbrio natural. Nesse contexto, os players vão assumir o controle sobre “guardiões”, os Soulframes, e poderão fazer uso dos poderes da natureza de diversas formas. E mais, os devs já deixaram claro que os heróis vão poder ser customizados de várias formas e os elementos da natureza deverão servir como “linhas temáticas” para as personalizações. Detalhe: a natureza também dará companheiros animais para os guerreiros.

Vale ressaltar que o MMORPG vai apresentar diversos tipos de experiências, incluindo opções para uma jogatina singleplayer, PVE cooperativo e PVP. Além disso, os devs confirmaram que o game terá um mundo aberto enorme e cheio de eventos dinâmicos, mas também contará com cidades centrais que vão funcionar como hubs para os players interagirem, trocarem itens, fundarem facções e acessar vários serviços e atividades. Melhor ainda, tudo isso vai ser apresentado com o apoio de construções gráficas de alto nível, que serão produzidas com a mesma engine do excelente Warframe. Em outras palavras, podemos dizer que, na teoria, Soulframe vai ser um “prato cheio” para os fãs de MMORPGs.

━═☆═━ Acabe com o lag ━═☆═━

  • Sofrendo com o lag interminável? A ExitLag, o melhor redutor de ping de jogos online, está com uma promoção especial! Garanta uma conexão estável e fluida em jogos multiplayer online, assinando 2 meses e ganhando + 1. Experimente grátis por 3 dias!

Jogabilidade

Agora que eu já apresentei uma ideia geral do projeto, podemos nos aprofundar naquilo que realmente importa, ou seja, o gameplay. Nesse caso, é justo supor que Warframe vai acabar influenciando o título de alguma forma. Lembrando que a Digital Extremes já deixou claro que Soulframe não é uma sequência ou um spin-off do seu jogo mais famoso, ou seja, trata-se de uma IP independente, com seu próprio universo. De qualquer forma, o Warframe é um bom parâmetro para a gente ter uma ideia acerca daquilo que está por vir, pois o game apresenta cenários gerados de forma procedural, sistemas de customização avançados, muitas armas, habilidades, equipamentos e por aí vai. E tudo isso deverá ser replicado em Soulframe.

Todavia, o novo MMORPG vai ter muitos diferenciais também. E as diferenças evidentes são o mundo e o approach dos combates. Isto é, ao contrário de Warframe, que tem uma pegada meio sci-fi e promove batalhas com um ritmo alucinante, Soulframe vai pender para o lado da fantasia e seus combates serão mais lentos, mais estratégicos e com uma ênfase maior no corpo a corpo. Outro detalhe importante do gameplay é o fato de os Soulframes terem a capacidade de usar o meio ambiente a seu favor, o que abre margem para uma boa série de possibilidades estratégicas.

Cabe destacar também que o conjunto de referências montado pelos devs nos dá uma ideia ainda mais clara acerca daquilo que podemos esperar. Afinal, já ficou claro que os clássicos da franquia Dark Souls serão uma forte influência. E só para constar, alguns membros da mídia especializada já tiveram um contato mais próximo com o projeto e deixaram claro que a experiência vai ter muito dos soulslikes, especialmente no que diz respeito aos combates (necessidade de calcular os posicionamentos e o tempo de ação, gerenciar a stamina, etc.). Obviamente, a Digital Extremes vai tomar o cuidado de adicionar suas próprias ideias à fórmula básica dos games desse tipo e só poderemos saber mais sobre o funcionamento disso quando as primeiras rodadas de testes começarem a rolar…

A evolução do projeto, testes e o aguardado lançamento

Desde a revelação do game, a Digital Extremes vem liberando diversas prévias interessantes e até tivemos um teste fechado (bem limitado) no fim do ano passado, mas as coisas seguem evoluindo em um ritmo lento. De todo modo, é bom você saber que há um formulário de cadastro no site oficial do game (que rende um título e um presente que poderá ser usado no jogo) e essa é a melhor forma de ter acesso às atualizações que os devs têm liberado de tempos em tempos. Bem, ainda há muito a se descobrir sobre o game e não parece que a estreia vai rolar neste ano, visto que, até onde se sabe, as coisas ainda estão em um estágio pré-alfa. Vale lembrar que, durante o evento Pax East 2024, os devs liberaram uma nova prévia e deram a entender que estavam se preparando para fazer alguma revelação em breve.

É importante ressaltar também que os devs também não fizeram qualquer menção às plataformas nas quais o game vai ser disponibilizado. Ainda assim, os especuladores indicaram que o lançamento deverá seguir o mesmo padrão do Warframe, ou seja, a aventura vai ser liberada para PC em um primeiro momento e depois chegará aos consoles. O importante em relação a esse tópico é saber que essas informações são mera especulação e o ideal é aguardar pelas confirmações oficiais (e se o jogo ficar mesmo disponível para PC e consoles, certamente os devs vão garantir uma jogatina com suporte para o cross-play e a cross-progression). Por fim, vale ressaltar que a Digital Extremes também criou um canal oficial, no Discord, com vistas a ter um contato mais próximo com os players que estiverem interessados em curtir o game. E sim, é por essa via que algumas informações privilegiadas sobre os testes serão reveladas.

E quanto à monetização?

Como Soulframe ainda está em pleno desenvolvimento e em seus estágios iniciais, parece cedo demais para os devs liberarem informações relacionadas com o sistema de monetização. Mesmo assim, não são poucos os players que esperam por algo na mesma linha do Warframe, visto que o famoso game da Digital Extremes costuma ser muito elogiado em relação a esse aspecto. De todo modo, ainda há espaço para melhorias. Se os devs observarem os fóruns de discussão, por exemplo, eles vão ter acesso a muitas opiniões dos jogadores e às críticas relacionadas com a falta de transparência e alguns aspectos em que o Warframe não é tão bom.

E quais são os requisitos para rodar Soulframe?

No que diz respeito aos requisitos para rodar o game, novamente a falta de informações nos impede de ter uma resposta certeira, mas, se formos utilizar o Warframe como um ponto de partida, podemos dizer que os requisitos mínimos do game serão mais ou menos assim…

Requisitos Mínimos

  • Sistema operacional: Windows 7
  • Processador: Intel Core i7 860, Intel Core i5 750 ou AMD FX-4100+
  • Memória: 4GB RAM
  • Placa gráfica: GPU compatível com o DirectX 11
  • Armazenamento: 50 GB de espaço disponível
  • Internet: conexão de banda larga

E agora vamos ter que ficar de olho no promissor Soulframe

No fim das contas, parece que ainda é muito cedo para a gente determinar se o promissor Soulframe vai fazer tanto sucesso quanto o ótimo Warframe. Até o momento, as prévias e informações indicaram que o jogo tem tudo para chamar a atenção de diversos tipos de jogadores, mas o ideal é a gente aguardar pelas rodadas de testes em estágios mais avançados dos processos de desenvolvimento. Aí sim, vamos poder “tirar a teima”. Portanto, tudo o que nos resta é ficar de olho no site oficial do game e nos canais de comunicação, com vistas a obter informações em primeira mão. E não se esqueça de que você sempre pode contar com o MMORPGBR para lhe manter em dia, no que diz respeito à evolução desse e de outros projetos promissores.

━═☆═━ Fique por dentro das novidades! ━═☆═━

Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique na imagem abaixo para se manter atualizado sobre os últimos lançamentos de MMOs!"

Leave A Response