‘Star Trek Online’ abandona modelo de “subscrição” opcional para oferecer um pacote sub vitalício pela bagatela de R$ 960

Publicado em 13/10/2024 - 12h10 por Máiron

Recentemente a Cryptic Studios, responsável por Star Trek Online, enfrentou algumas demissões e a Deca Games assumiu o controle do jogo. Com isso, houve uma abertura para novas estratégias de monetização do MMORPG baseado na série de televisão que foi ao ar em 1966. Não é a primeira vez que o jogo tem mudanças neste sentido. Sabendo disso, bora entender melhor esse modelo de monetização?

O conteúdo continua após o anúncio

Originalmente Star Trek Online foi disponibilizado como um título com acesso por assinatura mensal, monetização que foi abandonada em 2012 para se tornar um jogo Free-to-Play com uma espécie de “premium” por assinatura, chamado Status Gold que davam alguns benefícios exclusivos aos jogadores. No entanto, essa opção foi removida em 2018, embora a tentativa de abandono do modelo de assinatura não tenha tido grande sucesso na época. Agora, em vez de uma assinatura mensal, os jogadores podem adquirir o “sub vitalício”, um pagamento único, que hoje está custando R$ 960, que oferece benefícios permanentes, como vantagens e recompensas especiais dentro do jogo. Desta forma, quem já era assinante até janeiro de 2024 terá automaticamente sua assinatura convertida para esse “sub vitalício”, sem custo adicional.

Dica: sofrendo com lag ou instabilidade em jogos online? Vale a pena experimentar o ExitLag gratuitamente , que otimiza a rota até os servidores e pode reduzir o lag em até 70% em jogos como Aion 2, WoW, Valorant, Black Desert, e outros mais de 1000 jogos.


Embora o valor dessa assinatura vitalícia seja consideravelmente alta, e já estava disponível a certo tempo, sendo agora a única opção, o número de jogadores que adquiriram ela anteriormente é desconhecido. Ou seja, não dá para saber se será uma estratégia muito boa não para o futuro do jogo. Há especulações de que essa mudança pode ser um sinal de que o título está se aproximando de sua fase final, com a Deca Games preparando-o para entrar em estado de manutenção ou encerramento. Por outro lado, pode ser apenas uma tentativa de reorganizar e simplificar o modelo do jogo.