Durante uma sessão de perguntas e respostas após a divulgação dos últimos resultados financeiros, a gestão da Sony comentou sobre o lançamento e subsequente encerramento de Concord, que foi retirado do ar apenas 11 dias após o lançamento. Segundo o CFO Hiroki Totoki, o foco atual da Sony é aprender com a experiência e aprimorar seus processos para futuros lançamentos, citando a importância de ajustes nos “gates” de validação e avaliação, tanto internos quanto com os usuários.
Totoki destacou que o desenvolvimento de novas IPs é um processo arriscado: “Basicamente, você só sabe o resultado depois de tentar.” Ele ressaltou que a Sony planeja adotar mais etapas de validação e que essas barreiras deveriam ter sido implementadas com antecedência. Além disso, mencionou a necessidade de melhorar a integração entre equipes de desenvolvimento e vendas, que atualmente atuam de forma segmentada. A empresa planeja também otimizar a escolha do “timing” para lançamentos, evitando canibalização entre os títulos.
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Já o vice-presidente sênior de finanças, Sadahiko Hayakawa, comparou o sucesso de Helldivers 2 com o fracasso de Concord, indicando que o aprendizado dos dois lançamentos será compartilhado com todos os estúdios da Sony. Ele explicou que a empresa está comprometida em fortalecer sua gestão de desenvolvimento, buscando equilibrar lançamentos de jogos single-player, nos quais a Sony já é reconhecida, com o potencial de jogos live service, que oferecem riscos, mas também grande possibilidade de crescimento.
