Shein e AliExpress criticam aumento de impostos e alertam para impacto nas classes mais pobres

Publicado em 11/12/2024 - 10h34 por Yohan Bravo

Na semana passada, chamei a atenção aqui no MMORPGBR, para uma ação do governo que pode acabar deixando as compras internacionais um pouco mais caras. De modo geral, a ideia é aumentar alíquota do ICMS incidente sobre as compras feitas por meio do programa Remessa Conforme. A alíquota passaria de 17% para 25% e parece que grandes lojas, como o AliExpress e a Shein, já têm algo a dizer sobre o assunto… bora conferir?

De acordo com algumas publicações liberadas na web, representantes de lojas como o AliExpress e a Shein resolveram se pronunciar sobre o assunto e destacaram que o aumento na alíquota do imposto pode acabar gerando uma carga tributária bastante onerosa para o consumidor final. Aliás, as empresas afirmaram que a mudança deverá penalizar a população mais pobre, visto que muitos itens acessíveis têm sido adquiridos por essa galera via importações. Corroborando com isso, o representante do AliExpress chegou a mencionar que os brasileiros já sofrem com uma das maiores taxas de importação do mundo e a queda nas transações desse tipo já indica que muitos deixaram de adquirir seus produtos internacionais.

A Shein ainda apresentou alguns estudos que indicam que 88% de toda a sua base de consumidores pertence às classes C, D e E, o que deixa claro que são os mais pobres que vão acabar tendo que pagar mais caro pelos produtos ou simplesmente deixar de comprá-los. Ainda assim, a empresa afirmou que vai fazer o possível para continuar oferecendo produtos por preços acessíveis e a única variação no custo será causada pelos impostos. Bem, o fato é que o ajuste na alíquota ainda está sendo estudado, mas temos que concordar que os argumentos das empresas foram válidos e vamos ter que aguardar para saber como essa história vai ser finalizada.

⚠️ Sofrendo com o lag interminável?
Experimente o ExitLag — a ferramenta nº1 para reduzir o ping em jogos online.
🎁 Teste grátis por 3 dias — sem pagar nada e comprove a diferença na hora!
🔥 Oferta por tempo limitado: 50% de desconto se decidir continuar.
👉 Clique aqui e ative seu teste agora

Leave A Response