Shawn Layden, Ex-executivo da PlayStation, alerta que apostar apenas nos chamados títulos AAA coloca a criatividade da indústria em risco

Publicado em 18/10/2024 - 14h44 por Márlon Vieira

Em sua participação na Gamescom Asia, o ex-executivo da PlayStation, Shawn Layden, fez um alerta preocupante sobre o atual cenário da indústria de games. Segundo Layden, os estúdios de médio porte, conhecidos como AA, praticamente desapareceram, e o crescente custo de desenvolvimento de jogos de grande porte, os AAA, tem levado a indústria a uma “espiral de morte criativa”. Bora entender melhor essa história?

Durante sua participação no evento, Shawn Layden destacou que, no passado, a principal métrica para decidir o desenvolvimento de um jogo era se ele realmente proporcionava diversão ao jogador. No entanto, com os custos de produção de títulos AAA ultrapassando centenas de milhões de dólares, o mercado se tornou extremamente avesso ao risco, o que resultou em uma avalanche de sequências e imitações de jogos já consagrados. Segundo o ex-executivo, essa mudança tem causado uma queda na originalidade dos games, com estúdios preferindo seguir fórmulas já testadas em vez de se arriscarem em novas ideias. Para Layden, o foco exagerado em monetização e modelos repetitivos de sucesso está sufocando a inovação no setor.

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Apesar de sua visão crítica, Layden acredita que ainda há esperança para a recuperação dos títulos de orçamento médio, mencionando exemplos recentes de sucesso, como MechWarrior 5 e Frostpunk 2. Para ele, é crucial que a indústria volte a valorizar projetos criativos e de menor escala, pois depender exclusivamente de grandes blockbusters pode levar a um impasse perigoso. O fato é que, de acordo com dados de uma pesquisa recente, os jogos indie estão, surpreendentemente, próximos de superar títulos AAA em termos de receita, reforçando a importância de explorar novos horizontes fora das superproduções.

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