O relatório financeiro divulgado pela Pearl Abyss para o último trimestre mostra que a receita gerada pelo “Black Desert Online” para PC vêm diminuindo. Enquanto isso, a versão mobile do título, lançado apenas na Coreia do Sul, continua subindo.
Como resultado, “Black Desert Mobile”, jogo lançado apenas na Coreia do Sul, continua gerando 3 vezes mais receita para a Pearl Abyss do que a versão para PC. O gráfico a seguir ilustra a tendência de queda da versão para PC e o crescimento da versão mobile do jogo.
Experimente o ExitLag — a ferramenta nº1 para reduzir o ping em até 70% em jogos online.
🎁 Teste grátis por 3 dias — sem pagar nada e comprove a diferença na hora!
🔥 Oferta por tempo limitado: 50% de desconto se decidir continuar.
👉 Clique aqui e ative seu teste agora ⏳
No último trimestre, “Black Desert Online” para PC gerou $24 milhões, ao mesmo passo que a versão mobile gerou $79 milhões. A versão remasterizada lançada recentemente no PC aparenta ter pouco ou nenhum impacto nos números que mostram “BDO” no PC em queda desde o início do ano.
Infelizmente como as empresas vivem do lucro, os mmorpgs serão reduzidos ao mobile.
Já existem pessoas “ostentando” setup mobile nos seus quartos.
E assim acaba um capitulo da história humana.
Eu fico aqui procurando uma resposta para quem consegue jogar MMO em celular, sério acho que esse povo tem que ser estudado.
amanhã é outro dia…….
mobile vc joga enquanto assiste tv, joga deitado na cama, joga na varanda do apartamento, joga no horario de almoço. Aquela época de ficar grudado em uma tela sentado em uma cadeira mesmo que seja uma cadeira de 1500 reais é muito desconfortavel e estressante para mim essa época já era, hoje só jogo em console e no celular.
Concordo em parte; de fato o mobile trás essa comodidade que tu falou, mas é só o jogo ser um pouquinho mais elaborado e complexo que o arrombado vai jogar onde? Nos emuladores. O cara só usa o log mobile pra pegar uma recompensa num horário específico ou executar tarefas muito simples, o grosso do negócio ele faz no emulador grudado na tela e sentado na cadeira da cozinha da mãe na maioria dos casos. Essa comodidade full mobile só é válida em joguinho bem da titia e da tetéia.
É vdd, tanto que jogos como o Ragnarok M até fornece o emulador pra download no site oficial (https://www.ragnaroketernallove.com) basta acessar com um PC que ele lhe dá as opções pra baixar.
Eu mesmo testei o jogo num tablet, celular e no emulador, e o jogo foi visívelmente desenvolvido pra rodar no emulador, com a ideia de suportar mouse, teclado e tudo, ao mesmo tempo q suporta touch, e joystick virtual e real.
Também cansei de ver reclamações de jogadores de Fortinite e outros jogos com controles mais complexos de que os TOP players são,jogadores de emulador, pois a vantagem do teclado e mouse é roubada demais.
E sinceramente é isso que venho esperando deste mercado mesmo. MMORPGs adaptados com suporte misto a múltiplas plataformas pra a pessoa jogar onde quiser e puder.
Não querendo ser chato. Mas já sendo.
Vendo os gráficos ficou claro que a receita de PC n caiu. A do 4º trimestre deste ano é praticamente a mesma do mesmo período do ano passado. A variação comparado ao 3° é normal devido à sazonalidade, por isso normalmente é errado compara-las assim.
A diferença é que a receita mobile simplesmente explodiu! O rendimento mobile é quase 4x maior do que o de PC. Porem o mercado de PC ainda não pode ser ignorado, e nem acho que a Pearl tenha intenção, se n ela não teria investido no mercado internacional, mesmo sabendo que país a país ele rende menos que a Coreia.
Porem é claro que gráficos desses surpreendem quaisquer investidores, então esperem o foco nos próximos anos ser no mercado mobile msm.