Regras da Steam “baniram os jogos NFT”, mas ainda há diversos títulos do segmento disponíveis na plataforma

Publicado em 17/01/2022 - 08h50 por Yohan Bravo

Em outubro do ano passado, conforme eu destaquei aqui no MMORPGBR, os devs do jogo NFT Age of Rust chamaram a atenção da mídia especializada ao mencionar que a Valve alterou algumas regras na Steam, com vistas a “banir” os jogos do segmento. Daí, com o passar do tempo, diversos títulos foram sumindo da loja e outros tiveram seus processos de aprovação bloqueados. Porém, o fato é que ainda há algumas opções que parecem estar imunes à regra… vamos analisar esse caso curioso?

Quando essa história do “banimento dos jogos NFT” veio à tona, muita gente se questionou sobre o futuro de certos títulos na plataforma da Valve. Logicamente, o game mais citado foi o fenômeno MIR4. De acordo com as “novas regras” da Steam, a loja não permitirá a comercialização de “aplicações construídas com base na tecnologia blockchain ou que permitam transações envolvendo criptomoedas e NFTs”. E sim, o MMORPG da Wemade e outros jogos ainda disponíveis apresentam justamente essas características. Sendo assim, a questão que fica é: por que esses jogos continuam disponíveis na loja?

Curiosamente, as respostas que temos para a questão citada acima, por ora, continuam apenas no campo das suposições, já que a Valve não emitiu nenhum tipo de comunicado para explicar melhor o “tratamento diferenciado” que está sendo dado a certos games. Aliás, há até mesmo alguns jogos sendo preparados para a plataforma e para a inclusão de NFTs ao mesmo tempo (Untamed Isles é um exemplo). ainda não se sabe se a publicação desses títulos vai ser barrada, mas o fato é que tudo ainda está muito confuso e abre margem para certas experimentações por parte dos devs. Enfim, vale a pena a gente ficar de olho nos desfechos dessa história.

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"


Oferta Imperdível!

4 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Yuri 17/01/2022 at 09:39 - Reply

    Não sei dos outros jogos. Mas o MIR4 “não permite” transacionar criptos no cliente da steam, provavelmente por isso a coisa ainda continue.

    Basicamente a WEMADE da uma de “joão sem braço” ao rodar a versão da steam com restrição de compra e venda dos tokens, e ao mesmo tempo a Steam tá dano “uma de doido” por causa disse e deixa passar.

    É basicamente uma enrolação, pois é o mesmo jogo, e vc usa as mesmas contas. Então se uma pessoa está jogando na Steam, para ela poder comprar e vendar tokens, ela simplesmente desloga de lá e loga no celular ou no launcher oficial, faz as operações, depois volta para o Steam (o pessoal que joga de muiltibox faz basicamente isso para poder jogar com 3 janelas no PC).

    Por isso, pra mim o que a Valve está fazendo é basicamente “tentar fugir da responsabilidade” caso dê algum problema (tipo algum país proibir ou querer cobrar imposto da Valve ou mesmo colocar responsabilidade nela por causa dos jogos NFT) ao mesmo tempo que tenta não perder o “acesso” dos jogadores que jogam o MIR4 pela Steam.

  2. Ateuzinho 18/01/2022 at 03:22 - Reply

    não é bem assim, o mongolóide ainda pode jogar o jogo, só não pode transacionar… impedimento nenhum para os faria-limers retardados que tão atualmente na onda dos NFT, todos eles tem celular pra ter o mesmo jogo ou um software companion com as mesmas contas, os mais idiotas continuaram com NFT tranquilo!

    vi esses anúncios nojentos de pé com fungo (e eu já tenho nojo de pé SEM fungo!) por um clickbait idiota desses! esse “mmorpgbr” vai pra blacklist do meu roteador hoje e agora!

    • Yuri 18/01/2022 at 08:11 - Reply

      kkkkkkkk, nem queria rir! ?

    • Denis Eduardo 19/01/2022 at 07:11 - Reply

      Que textinho idiota esse seu… Vai lamber um ku. ..

Leave A Response