Professores e profissionais de games contestam discurso de Lula sobre jogos violentos em carta aberta

Publicado em 25/04/2023 - 14h55 por Yohan Bravo

Há alguns dias, o presidente Lula conseguiu atrair a atenção da comunidade gamer, ao declarar que os jogos são uma “porcaria que só ensina a molecada a matar”. Logicamente, assim que essa e outras frases foram liberadas, os entusiastas não perderam tempo e logo apresentaram suas respostas. Nesse sentido, gostaria de chamar a sua atenção para uma carta aberta liberada por um grupo de professores e profissionais da área de games. De modo geral, o documento apresenta argumentos que contestam o discurso do presidente… vamos dar uma olhada nos destaques?

De forma resumida, o documento, que está sendo assinado por diversos representantes do segmento, tratou de apresentar uma boa série de argumentos que derrubam a “teoria” de que os jogos são meros incitadores de violência. Aliás, certos trechos do texto mencionam que há diversos jogos que focam em promover a educação, a cultura e há até produções que vêm sendo usadas como base para pesquisas acadêmicas. E, claro, tivemos menções ao fato de que, em muitas vezes, o processo de gamificação acaba facilitando o aprendizado e ajudando no desenvolvimento de diversas habilidades.


━═☆═━ Alerta de Oferta: Menor preço em 30 dias ━═☆═━

Economize R$ 450,17!
Monitor Gamer AOC Hero 24" 144Hz IPS 1ms AMD FreeSync 24G2, COR PRETA/VERMELHA
  • Com a tecnologia AMD FreeSync, você elimina qualquer corte ou travamento por meio da sincronização do GPU e do monitor.
  • Experiência impecável com 144Hz
  • Tempo de resposta ultrarrápido de 1ms.

A carta também apresenta um breve resumo da evolução do tema aqui no Brasil e sobre como os cursos dedicados a jogos têm se tornado importantes. Por fim, o texto menciona que o discurso do presidente Lula foi muito infeliz e sem qualquer tipo de base argumentativa capaz de provar que os jogos realmente são a causa dos comportamentos violentos dos jovens. Em suma, temos aqui mais um posicionamento contrário às declarações do presidente e muitos professores e profissionais da área estão endossando a mensagem. Caso queira conferir o texto na íntegra, é só dar uma olhada no arquivo que foi liberado via Google Docs.

Atualizado em 26 de abril: Na matéria original, havia uma foto de Lula ao lado de alguns profissionais e desenvolvedores, o que poderia levar os leitores a ter uma conclusão equivocada. No entanto, é importante esclarecer que a carta aberta foi redigida por outras pessoas.

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

Leave A Response