Produtores de ‘World of Warcraft’ se sindicalizam em busca de melhor representatividade no ambiente de trabalho

Publicado em 25/07/2024 - 01h49 por Máiron Vieira

A equipe de desenvolvimento do renomado MMORPG World of Warcraft (WoW) da Blizzard Entertainment alcançou um marco significativo na indústria de jogos ao formar um sindicato abrangente, a WoW Gamemaker’s Guild. Este movimento sindical, que inclui mais de 500 membros, representa um passo notável para a representação coletiva no ambiente de trabalho. Vamos entender melhor o que isso significa?

A formação da WoW Gamemaker’s Guild segue a tendência recente de sindicalização dentro da indústria de jogos, marcando a Blizzard Entertainment com seu primeiro sindicato que atende todas as áreas. Este desenvolvimento ocorre na esteira da formação de um sindicato semelhante na Bethesda Games Studios, pertencente à ZeniMax, que também é uma propriedade da Microsoft. A nova união expressou entusiasmo em unir diversas vozes do estúdio, abrangendo áreas como controle de qualidade, arte, som, design, engenharia e produção, com o objetivo de promover um ambiente de trabalho mais democrático. A união enfatiza a solidariedade entre os trabalhadores em um momento considerado crucial para a indústria de jogos.


Teste grátis e jogue sem lag!

A iniciativa de sindicalização ganhou impulso com o Acordo de Neutralidade do Trabalho estabelecido entre a Microsoft e o Communications Workers of America (CWA) durante a aquisição da Activision Blizzard. Este acordo facilitou a formação de sindicatos nos estúdios adquiridos pela Microsoft, permitindo que os funcionários tomassem decisões informadas e justas sobre a representação sindical. Segundo o CODE-CWA, mais de 1.750 trabalhadores de videogames da Microsoft já se beneficiaram deste acordo, optando pela sindicalização. A WoW Gamemaker’s Guild não é a primeira união formada sob a égide da Blizzard desde a aquisição pela Microsoft, mas é a primeira a ser interdisciplinar, envolvendo uma ampla gama de disciplinas dentro do estúdio.

Anteriormente, cerca de 600 trabalhadores de controle de qualidade na Blizzard se sindicalizaram, e a Raven Software, parte da Activision Blizzard, estabeleceu o primeiro sindicato em uma grande editora de jogos. Este movimento sindical na Blizzard Entertainment e em outros estúdios de jogos reflete uma crescente conscientização e ação coletiva entre os trabalhadores do setor, buscando melhorar as condições de trabalho, a representação e a voz dos funcionários no ambiente de trabalho. A formação da WoW Gamemaker’s Guild é um exemplo da crescente tendência de sindicalização na indústria de jogos, destacando a importância da união e colaboração para o avanço dos direitos dos trabalhadores.

Leave A Response