Nexon é condenada a pagar $17 milhões em multas e compensação para players na Coreia do Sul, em caso ‘MapleStory’

Publicado em 28/09/2024 - 08h51 por Máiron Vieira

Lembra que já noticiamos na MMORPGBR a acusação que a Nexon foi processada por enganar muitos jogadores de MapleStory? Bem, parece que finalmente a condenação saiu e a gigante sul-coreana produtora de títulos renomados do gênero MMORPG, foi condenada pela Comissão de Comércio Justo da Coreia (KFTC) de manipular as chances de obtenção de itens nas caixas de saque do jogo MapleStory, devendo pagar uma multa ainda maior do que a prevista anteriormente de $9 milhões. Bora entender melhor o que aconteceu?

A prática, que visava incentivar os jogadores a gastar mais, gerou polêmica, uma vez que as probabilidades de conseguir alguns itens chegavam a ser nulas, sem que os jogadores fossem devidamente informados. Baseado nisso, a KFTC aplicou uma multa recorde à empresa, que foi obrigada a modificar suas práticas comerciais. Para completar, após a multa, um grupo de jogadores coreanos entrou com uma ação coletiva contra a Nexon, exigindo compensação financeira pelos prejuízos causados. Para evitar outro processo judicial, onde o prejuízo poderia ser estratosférico, a empresa aceitou mediar o caso com a ajuda da Agência de Proteção ao Consumidor da Coreia e da KFTC. O acordo firmado prevê o pagamento de cerca de 21,9 bilhões de won (equivalente a 17 milhões de dólares) aos jogadores que adquiriram os itens “Cubos Vermelhos” e “Cubos Pretos”. A compensação será distribuída entre 5.800 jogadores que aderiram à ação coletiva e cerca de 800.000 jogadores que compraram as loot boxes envolvidas.


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Embora o valor individual de compensação possa ser pequeno, o caso é considerado histórico, pois marca a primeira vez que uma mediação desse tipo resulta em compensação direta aos players. Com isso, o sucesso do acordo levou os parlamentares coreanos a discutir mudanças na legislação de comércio eletrônico, com o objetivo de facilitar a mediação e a compensação em disputas semelhantes no futuro. A proteção do consumidor e a transparência nas transações são vistas como essenciais para fortalecer a confiança na indústria de jogos e na Coreia do Sul, isto parece estar sendo levado bem a sério.

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