Nesta segunda-feira (21), a NCSoft, estúdio conhecido por dar vida a jogos como Lineage e Guild Wars, anunciou que abriu um processo de direitos autorais contra a desenvolvedora Webzen, estúdio de Mu Online, na Coreia do Sul. O alvo é MMORPG para dispositivos R2M da Webzen, lançado no ano passado.
Em comunicado oficial nesta segunda-feira, a NCSoft disse que “R2M, lançado pela Webzen em agosto do ano passado, contém conteúdos e sistemas que tentam imitar o nosso carro chefe Lineage M”. Discutimos o assunto em profundidade com o interno e especialistas externos e decidiram que era necessário proteger nossa propriedade intelectual ”, explicou a empresa sobre o motivo da ação.
Logo após o lançamento de R2M da Webzen na Coreia do Sul, surgiu uma controvérsia sobre a semelhança do jogo com Lineage M, que é atualmente um dos jogos para celular que dominam o mercado coreano. Na época, o jogo da Webzen foi acusado de utilizar uma interface gráfica (UI/UX) muito semelhante ao game da NCSoft, levando a uma enxurrada de críticas por parte dos jogadores.
A NCsoft tem continuado o litígio de direitos autorais para proteção de sua propriedade intelectual. Em outras ocasiões, ela já entrou com ações legais contra várias empresas de jogos, incluindo a Bluehole de TERA. “Continuaremos a responder à proteção de nossos vários direitos de propriedade intelectual no futuro”, disse a NCSoft, que também informou que pretende lutar por um acordo amigável com a Webzen fora do processo.
