Como você já deve saber, algumas entidades são responsáveis por classificar os jogos e liberá-los para determinados mercados. No caso da Europa, o órgão que cuida disso é a PEGI (Pan-European Game Information). E nesta semana, essa autoridade reguladora resolveu multar a Action Blizzard por ter omitido informações quando submeteu o jogo Diablo Immortal para uma avaliação. No entanto, o valor dessa multa acabou virando piada na web… vamos tentar entender melhor essa história?
De acordo com as informações apresentadas pela PEGI, a Activision Blizzard omitiu informações relacionadas com as loot boxes de Diablo Immortal e acabou fazendo os responsáveis pelas análises tomarem uma decisão equivocada, quando atribuíram a classificação do jogo. Por conta disso, o órgão regulador decidiu aplicar uma multa no valor de… espere… 5000 euros!. Não, eu não digitei errado. Esse foi o valor da multa aplicada pelo órgão regulador. Logicamente, para pessoas comuns, é muita grana, mas considerando que a gigante dos games faturou mais de $7,5 bilhões em 2022, o valor é ridículo, não é verdade?
E, claro, o povo da web não deixou passar a oportunidade de comentar sobre o caso. Muitos players afirmaram que isso é um desrespeito com quem acabou investindo nas loot boxes de Diablo Immortal. Obviamente, ninguém forçou esses jogadores a gastar seu suado dinheiro, mas o valor da multa é realmente desproporcional ao tamanho do lucro que é acumulado anualmente pela empresa punida. Vale ressaltar que a desenvolvedora Plaion também foi multada nos mesmos termos e também teve que desembolsar 5000 euros, sendo que a empresa pertence à Embracer Group, que é outra gigante da indústria. Resumindo, a vida é fácil para os ricos e poderosos.
📲 Quer receber as principais notícias de MMORPGs em primeira mão?
Entre agora no canal oficial do MMORPGBR no WhatsApp e acompanhe diariamente
os principais anúncios, lançamentos e atualizações do mundo dos MMOs.
