“MMORPGs antigos nunca morrem”: Dungeons & Dragons Online, game lançado em 2006, continua firme e forte

Publicado em 19/06/2021 - 03h40 por Márlon Vieira

Dungeons & Dragons Online (mais conhecido pela sua comunidade como DDO) completou 15 anos desde seu lançamento neste ano. Ao longo desse tempo, o MMORPG passou por diversas mudanças, iniciando como um jogo baseado em um modelo de assinaturas e mais tarde adotando o formato Free-to-play. Além disso, nessas mais de uma década de serviço, o jogo também recebeu 60 updates de conteúdo, e se depender de sua equipe e comunidade vibrante, o título ficará no ar por muito mais tempo.

Em entrevista ao site Venturebeat, Rob Ciccolini, chefe do estúdio da Standing Stone Games, atual desenvolvedora de Dungeons & Dragons Online, e que tem comandado a equipe do game por um longo tempo, elogiou a comunidade e boa condição do seu título depois de tantos anos. Ele disse que o título está mudando constantemente, com os players sempre tendo bons motivos para continuar investindo nele, e que o game está melhor do que quando começaram, indicando que Dungeons & Dragons Online pode ficar no ar por outros vários anos.

“Os jogadores gostam das experiências que lhes proporcionamos. O DDO está mudando constantemente, então eles têm um bom motivo para investir nele. Uma das coisas mais fortes sobre DDO é um certo tipo de jogador que, enquanto investe seu tempo em um jogo de longa história contínuo como este, sente que o tempo está sendo bem utilizado. Esses jogos oferecem um panorama de experiências muito mais amplo”, disse Ciccolini.

“A outra coisa que acho que ajuda esses jogos é que você está interpretando seu próprio personagem. Você tem muitas opções de personagens. O personagem é seu. Você não está adotando uma pessoa que outra pessoa acha legal. Você está encontrando uma maneira de tornar seu próprio personagem legal. Eu amo The Witcher tanto quanto qualquer pessoa, mas você está interpretando a concepção de outro personagem”, ele explica. 

Assim como Dungeons & Dragon Online, há outros MMORPGs que não “morreram” e que não vão morrer por um longo tempo, como é o caso da maioria dos games lançados há 15 ou 20 anos e que ainda está no mercado. Títulos como Tibia, Ultima Online, Mu Online, Knight Online, entre outros, contam muitas vezes com comunidades de jogadores menores, mas em contrapartida muito mais dedicadas, que regularmente apoiam os produtores através da compra de assinaturas ou microtransações. 

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

9 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Athent 19/06/2021 at 04:46 - Reply

    Esse jogo lembra o Neverwinter, só que uma versão para PC mais fraco.

  2. Tamires Bertollotto 19/06/2021 at 09:48 - Reply

    Ainda espero por um Neverwinter Nights novo, isso sim era mmorpg.
    D&D também, tá aí de pé até hoje, não se faz mais mmorpg como antigamente…
    Quero só ver esse New World, pré-venda feita.. mas já aceitando que até ficar “bom” vai demorar tbm.

    • Athent 19/06/2021 at 21:55 - Reply

      Só se for Single Player, não faz sentido ser MMORPG, se bem que existe o Star Wars Online

    • MBOmnis 20/06/2021 at 10:52 - Reply

      Comprou na pré-venda já achando que vai ser ruim?
      É por isso que a indústria tá uma merda

    • Arthur Carneiro 20/06/2021 at 11:27 - Reply

      Cara, joga project gorgon, esse sim é um mmo estilo retro, sem nada pra comprar in game, tudo dificultado mas ao mesmo tempo com uma progressao visivel. Quests sem flechinha demonstrando o caminho, dungeons de verdade onde fica 3h na dg pra desvendar todos os misterios

  3. ramnavilz 20/06/2021 at 01:25 - Reply

    Eu juro que já tentei jogar D$D Online e Neverwinter mas não consigo gostar.

  4. Galdinao 20/06/2021 at 09:56 - Reply

    Esse jogo é maravilhoso. Jogo ele desde 2009 e de tempos em tempos ainda entro para algumas jogatinas e para testar os novos updates.
    Quem ama esse jogo vai concordar comigo: uma das coisas que o torna incrível é a comunidade que foi criada. A grande maioria são jogadores acima de 30 anos, sem aqueles tetudinhos de geração millenium que deixam qualquer comunidade um nojo. Aqui não tem gordola jogador de lol.
    Aos amantes de D&D e de um MMORPG focado na cooperação, recomendo DDO até hoje.

  5. Leandro L. Sorinhach Fortes 20/06/2021 at 12:20 - Reply

    jogo há 14 anos até hoje. Não é nada amigável aos iniciantes infelizmente…mas as Guildas BR podem ajudar!

  6. Azkawar 22/06/2021 at 11:13 - Reply

    MMO antigo >> MMO novos, parece que hoje em dia são tudo igual

Leave A Response