Ministro das Finanças do México está planejando criar uma “taxa especial para jogos violentos”

Publicado em 16/09/2025 - 08h19 por Yohan Bravo

Nos últimos dias, debates relacionados com jogos violentos voltaram a chamar a atenção da mídia especializada em vários cantos do mundo. E sim, parece que algumas ideias novas estão surgindo em meio às discussões. Nesse sentido, gostaria de chamar a atenção para uma movimentação do governo do México, que apontou para a possibilidade de jogos violentos receberem uma “taxa especial”… bora tentar entender melhor essa história?

Em linhas gerais, a ideia proposta pelo Ministro das Finanças do México é simples: se o jogo apresentar conteúdo classificado como violento, ele será taxado. A princípio, uma taxa de 8% está sendo considerada, mas tudo ainda está em uma fase de análise e as decisões deverão ser tomadas dentro de algumas semanas, já que a intenção do governo é colocar as coisas para funcionar já em 2026. De acordo com as informações, o documento que apresentou a proposta menciona vários estudos que estabelecem uma relação clara entre os jogos violentos e o aumento nos níveis de agressividade, ansiedade e outros problemas psicológicos na população adolescente.

Confira também:

👉 Ofertas do Dia da Amazon tem Nintendo Switch, controles e outros periféricos com até 30% de desconto.

Por conta disso, o governo espera que a taxa acabe diminuindo a demanda por esses jogos e “incentive” os players a reconsiderarem o tipo de experiência que eles estão consumindo. Até o momento, ainda não ficou claro qual será o nível de violência passível de taxação, mas parece que a proposta está sendo vista com bons olhos pela Presidente do México. E, claro, vamos ter que ficar de olho no desenvolvimento dessa história, pois a iniciativa pode acabar incitando outros países a fazerem o mesmo, o que certamente acabaria tendo um impacto bem relevante nos números da indústria de jogos eletrônicos.

Leave A Response