Se você está tentando descobrir quais são os melhores jogos de RPG no Game Pass, com vistas a definir se vai valer a pena ou não fechar a assinatura, é bom saber que o serviço está muito bem servido, no que diz respeito a aventuras do gêneros. Pois é! A lista de RPGs disponíveis no Pass é muito boa e conta com games que se encaixam com os mais diversos subgêneros. Aliás, há até mesmo algumas opções para os fãs de JRPGs e RPGs táticos, por exemplo. E como eu sou um “fã de carteirinha” de games com essa pegada, separei aqui uma lista com opções que podem lhe ajudar a finalmente decidir entrar para o grupo dos assinantes do Xbox Game Pass… vamos começar?
Melhores Jogos de RPG no Game Pass
1. Darkest Dungeon
Para abrir esta seleção com os melhores jogos de RPG no Game Pass, temos uma pérola indie chamada Darkest Dungeon. Esse game resgata a emoção de explorar dungeons sombrias e adiciona uma boa série de elementos roguelike à experiência, o que acaba deixando as coisas imprevisíveis e bem complicadas. De modo geral, nossa missão é desbravar uma dungeon sombria que fica abaixo de uma mansão que um antepassado nos deixou de herança e o local é realmente perigoso. Não à toa, os mercenários que contratamos para encarar a missão podem até ficar meio loucos. Na verdade, o fato de o game lidar com questões psicológicas o torna ainda mais interessante e desafiador. Enfim, essa é uma opção diferenciada e dotada de atrativos capazes de prender a atenção por muitas horas.
2. Diablo IV
Título mais recente de uma franquia que acabou definindo uma espécie de subgênero dentro do grupo dos Action RPGs, Diablo IV apresenta uma história muito envolvente e um sistema de batalhas bem movimentado. O game segue as premissas básicas da franquia e até remete ao aclamado Diablo II em alguns momentos, mas a jogatina também é marcada por algumas inovações bem interessantes. E, claro, como estamos falando de um game relativamente novo, as construções gráficas são excelentes, o que acaba nos fazendo “entrar no clima” sombrio de um mundo cheio de demônios e criaturas sobrenaturais. Lembrando que o título ainda conta com várias classes interessantes e opções que garantem experiências multiplayer muito envolventes. Certamente, esse game é um dos grandes destaques do catálogo do Xbox Game Pass.
3. Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes
Rotulado por muitos como o “sucessor espiritual da franquia Suikoden”, Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes é um JRPG “raiz” que dá aos players a oportunidade de encarar uma história muito bem construída e marcada por uma grande quantidade de personagens carismáticos. Além disso, o jogo apresenta gráficos muito interessantes, que promovem uma bela mescla de elementos 2D e 3D. E no que diz respeito aos combates, temos o bom e velho esquema de turnos, o que acaba fazendo a gente mergulhar em uma viagem de volta à era dos RPGs da década de 1990. Bem, por esses e outros motivos, esse game acaba aumentando o apelo do catálogo do Pass de uma forma bem substancial. Vale a pena assinar o serviço só para poder conferir essa opção!
4. Franquia Dragon Age
Como o serviço EA Play está integrado ao Xbox Game Pass, a gente acaba tendo a chance de conferir alguns dos grandes RPGs produzidos pela BioWare (subsidiária da EA). Nesse caso, um belo exemplo é o conjunto de games da franquia Dragon Age. Isso mesmo! Os três primeiros títulos da série, que garantiram a diversão de muita gente e fizeram história, estão disponíveis no serviço da Microsoft e merecem uma atenção especial. Para quem não lembra, o excelente Dragon Age Inquisition chegou a ficar com o prêmio de jogo do ano na primeira cerimônia oficial do The Game Awards. Logo, nem é preciso pensar muito para saber por que eu decidi citar esse título e seus excelentes antecessores nesta lista com os melhores jogos de RPG no Game Pass.
5. Franquia Fallout
Outra franquia que merece uma atenção especial e está disponível na íntegra no catálogo do Pass é Fallout. Sim! Todos os jogos dessa lendária série da Bethesda estão à disposição dos assinantes do serviço e merecem uma atenção especial. Obviamente, os players mais novos deverão preferir focar nas aventuras mais recentes, como o Fallout 76, o Fallout 4 e o Fallout: New Vegas, mas a verdade é que todos os games da franquia têm um charme especial e nos ajudam a “mergulhar de cabeça” no belo mundo atompunk que marca a série. E é sempre bom destacar que um Fallout 5 já está em processo de desenvolvimento e deverá ser liberado no Game Pass quando ficar pronto, ou seja, para os fãs da franquia, o Pass é praticamente obrigatório.
6. Franquia Mass Effect
Voltando a falar sobre as famosas franquias da BioWare que podem ser conferidas no Pass graças à integração com o serviço EA Play, temos os games da série Mass Effect. Esses jogos se tornaram verdadeiros ícones cult e garantem experiências “role-playing” memoráveis. É bem verdade que o Mass Effect Andromeda não apresenta o mesmo nível de qualidade da trilogia original, mas encarar uma maratona completa é sempre indicado, pois assim é possível entender tudo o que acontece no incrível mundo criado pelos devs. E como estamos falando de um RPG que tem elementos típicos dos jogos de tiro em terceira pessoa, as aventuras têm um “ar diferenciado”, que pode deixar as suas maratonas no Game Pass bem mais diversificadas. Não deixe de conferir!
7. Monster Hunter Rise
Enquanto o aguardado Monster Hunter Wilds não é lançado, conferir o ótimo Monster Hunter Rise pode ser uma boa ideia. Afinal, o título segue as premissas básicas da lendária franquia da Capcom e promove caçadas de tirar o fôlego, com direito a embates contra feras de proporções colossais. Esse título tem como grande diferencial o alto nível de verticalidade dos cenários, o que acaba expandindo as opções estratégicas de uma forma considerável. No mais, a velha fórmula de “caçar, ficar mais forte, caçar monstros mais fortes” continua “dando as cartas” e garantindo experiências realmente divertidas. Como bônus, temos uma boa série de opções de personalização e armas que acabam garantindo o acesso aos mais diversos estilos de jogo. E, claro, as caçadas em equipe sempre acabam ficando mais divertidas.
8. Ni no Kuni Wrath of White Witch Remastered
De modo geral, Ni no Kuni Wrath of White Witch Remastered é um JRPG que até segue as premissas básicas que foram estabelecidas pelos lendários RPGs japoneses, mas alguns elementos do seu gameplay o tornam uma opção um pouco diferente. Por exemplo, as batalhas têm um nível maior de ação e ainda podemos alternar entre os nossos combatentes e criaturas invocadas por eles (os familiares). Com isso, as coisas ganham um dinamismo impressionante. Vale destacar que a história do jogo também é muito envolvente e as construções gráficas no estilo característico das produções do famoso Studio Ghibli acabam fazendo as coisas ficarem com um apelo emocional ainda maior. Certamente, essa é uma opção que merece uma posição em qualquer lista focada nos melhores jogos de RPG no Game Pass.
9. Octopath Traveler I e II
Ainda focando no grupo dos JRPGs, temos aqui dois games que também nos fazem voltar para a década de 1990: Octopath Traveler I e II. Essas aventuras épicas apostam naquele estilo visual conhecido como HD-2D e se destacam por contar com times formados por oito protagonistas. Assim, se formos pensar bem, a gente acaba ficando com dezesseis histórias incríveis para acompanhar, com direito a alguns complementos e adversários desafiadores. E o mais legal é que toda a experiência é muito boa, com direito a um sistema de combates em turnos bem estratégico, mecânicas de exploração únicas e algumas reviravoltas que conseguem nos deixar de “queixos caídos”. Sem dúvidas, essas duas aventuras vão fazer você entrar “no vício” e ainda vão deixar um “gostinho de quero mais”.
10. Pillars of Eternity: Definitive Edition
Agora, se você curte aqueles RPGs que remetem mais aos clássicos RPGs de mesa, Pillars of Eternity: Definitive Edition é uma ótima pedida. Esse game foi produzido pela sempre genial Obsidian Entertainment e apresenta sistemas de jogo bem profundos, assim como uma história capaz de prender a nossa atenção por muitas horas. Como costuma acontecer com games influenciados pela franquia Dungeons & Dragons, o título tem uma grande quantidade de classes e raças e dá uma enorme ênfase à progressão. Assim, é comum a gente ficar um bom tempo apenas analisando atributos, a fim de construir builds com os poderes mais elevados possíveis. E o mais legal é: se você curtir essa aventura, o Pillars of Eternity II: Deadfire também está disponível no catálogo do Pass e funciona como uma bela expansão para a história original.
11. Sea of Stars
Apesar de ter sido produzido por um estúdio canadense, Sea of Stars é um legítimo JRPG. De fato, a gente pode até dizer que esse game foi criado para prestar uma bela homenagem ao gênero, já que muitas das suas ideias remetem a grandes clássicos da década de 1990. Contudo, a aventura não se limita a fazer um tributo. Isto é, a história é realmente envolvente, os personagens são bem construídos, o sistema de batalhas em turnos tem certo grau de dinamismo e temos alguns sistemas secundários bem divertidos. Para arrematar o excelente “pacote”, as construções em pixel art do game são impressionantes. Com isso, quem decide apostar nessa aventura acaba sendo arrebatada por ela sem demoras e não descansa até alcançar o final da jornada.
12. Starfield
Mesmo sem ter cumprido todas as promessas feitas pelos devs, Starfield ainda é um dos melhores jogos de RPG no Game Pass. Isso é inegável. Para começar, o game nos apresenta a um universo incrível e realmente nos dá a chance de curtir uma odisseia espacial que nos leva a explorar vários planetas distintos e encarar perigos inimagináveis. Em termos de história, o game nem chega a ser brilhante, mas é fazendo as quests que a gente acaba entendendo as mecânicas e entrando no clima da aventura. E como as batalhas são marcadas por um alto grau de ação, as coisas acabam ficando bem movimentadas em certos momentos. Desse modo, a gente nem percebe quando as horas começam a passar e ficamos devidamente entretidos com aquilo que o título tem de melhor.
13. The Elder Scrolls V: Skyrim
Lenda do mundo dos RPGs, The Elder Scrolls V: Skyrim é um daqueles jogos que todos os players precisam experimentar pelo menos uma vez na vida. O game nos coloca em um mundo medieval fantasioso e oferece tanto conteúdo que ainda há players se dedicando à aventura até hoje (e ela foi lançada lá em 2011). Em termos de gameplay, Skyrim não foge muito à essência da franquia The Elder Scrolls e seu mundo aberto nos faz ficar com vontade de explorar cada canto. Além do mais, como podemos tomar várias decisões ao longo da jornada, as experiências de um jogador podem ser bem diferentes daquelas vividas por outro. No fim das contas, esse é um clássico de altíssimo nível que apenas aumenta o já gigantesco nível médio de qualidade dos RPGs disponíveis via Xbox Game Pass.
14. Wartales
Rotulado como um RPG tático, Wartales realmente apresenta combates bem estratégicos, mas conta com elementos que fazem a aventura ficar muito mais abrangente. O jogo apresenta um mundo aberto medieval que acaba sendo afetado pela introdução de alguns elementos mágicos. Nesse contexto, os players assumem o controle sobre um time de mercenários dispostos a fazer de tudo para sobreviver. E como costuma acontecer com jogos de sobrevivência sandbox, a luta pela vida é marcada pela busca incessante por recursos e pela criação de itens. Detalhe: o game não apresenta uma quest principal ou uma história central a ser descoberta, o que quer dizer que as suas sessões de gameplay podem tomar os rumos que você quiser dar a elas (e as coisas sempre ficarão muito envolventes e divertidas).
15. Yakuza: Like a Dragon
Colocando um ponto final nesta seleção com os melhores jogos de RPG no Game Pass, temos o incrível Yakuza: Like a Dragon. O jogo faz parte da lendária franquia Yakuza (que hoje é chamada de Like a Dragon) e se diferencia por introduzir um sistema de combates baseado em turnos e personagens que nos cativam de várias formas. Outro grande trunfo desse jogo é a sua grande quantidade de sistemas secundários. Isso quer dizer que a gente pode gerenciar empresas, participar de corridas de kart, simular romances e por aí vai. Ainda assim, o que mais me chamou a atenção no game foi a história. A trama oferece uma mescla de comédia pastelão com momentos dramáticos e nos faz ficar presos à tela do início ao fim. Grande game!
🔥 Últimas horas da Black Friday! 🔥
Notebook Predator Helios Neo com RTX 4060 💻 e potência para rodar tudo 🕹️ está com um desconto imperdível de R$ 800! 🚀
🛒 Clique aqui e aproveite na Amazon! ✨