Marvel Tōkon: Fighting Souls – Tudo o que sabemos sobre o novo jogo de luta da Marvel

Publicado em 07/06/2025 - 05h50 por Yohan Bravo

Na última transmissão da série State of Play (comandada pela Sony), que foi ao ar há alguns dias, a Marvel Games acabou ficando em uma posição de destaque, por conta da revelação do promissor Marvel Tōkon: Fighting Souls. Esse jogo de luta vai ser desenvolvido em parceria com a lendária Arc System Works e vai contar com “versões anime” de alguns dos heróis e vilões mais icônicos da Marvel. E como eu já percebi que muita gente entrou no hype, resolvi publicar este post para apresentar todas as informações já conhecidas sobre o vindouro game… bora conferir?

Marvel Tōkon: Fighting Souls – Visão Geral

Conforme foi explicado pela Marvel Games e pela Arc System Works, Marvel Tōkon: Fighting Souls vai ser um jogo de luta que promoverá batalhas no formato 4v4. O game vai contar com personagens icônicos da Marvel em seu time de combatentes e seu estilo anime, conforme foi evidenciado no trailer de apresentação, vai ser um destaque e tanto. Aliás, dê uma olhada no registro…

Vale ressaltar que, no passado, a Capcom foi a desenvolvedora japonesa que produziu jogos de luta relacionados com o universo da Marvel. Por isso, o anúncio da Arc System Works como parceira da Marvel Games surpreendeu muita gente. E sim, os players aprovaram a escolha do estúdio. Afinal, estamos falando de uma especialista em jogos de luta, que já deu ao mundo algumas lendas como Dragon Ball FighterZ, a franquia Guilty Gear, o ótimo Granblue Fantasy Versus, entre outros. Em outras palavras, o projeto está em boas mãos.

Mas quando o game vai ficar pronto?

De acordo com as explicações dadas pelos devs, a ideia é liberar o promissor Marvel Tōkon: Fighting Souls em algum momento do ano que vem, em versões para PC e PS5. Infelizmente, ainda não tivemos qualquer menção a uma data de estreia específica, mas já há especuladores afirmando que o lançamento poderá acontecer antes da EVO 2026, que deverá acontecer no segundo trimestre de 2026. Essa “previsão” é válida, pois a Sony é a proprietária da marca EVO e tem uma relação muito próxima com o projeto.

E quanto ao gameplay do promissor Marvel Tōkon: Fighting Souls?

Com o apoio de um vídeo extra (que você poderá conferir logo abaixo), os devs apresentaram alguns detalhes do gameplay do vindouro título e a primeira coisa que eles confirmaram foi: o game vai oferecer algo completamente diferente daquilo que outros jogos de luta da Marvel ofereceram no passado. Por isso, a opção pelas batalhas 4v4 acabou parecendo uma boa ideia. E o mais legal é que, na prática (conforme foi evidenciado no vídeo), as coisas vão ficar bem caóticas durante os confrontos, já que os players vão poder decidir quando os outros personagens do time vão entrar na briga. Eis o vídeo…

É importante destacar que os devs já prometeram que vão fazer tudo o que for possível para deixar as mecânicas “de substituição” bem simples e intuitivas. Nesse caso, um detalhe interessante é que os jogadores vão poder usar os outros membros do time como “assistentes” que realizam golpes de tempos em tempos ou alternar entre eles. Logicamente, os mais habilidosos vão conseguir fazer uso desses sistemas para desencadear combos irados.

Outra informação interessante diz respeito aos comandos. Segundo os devs, Marvel Tōkon: Fighting Souls vai ter o mesmo “approach” de jogos como Dragon Ball FighterZ e Guilty Gear Strive, ou seja, esquemas de controle mais tradicionais vão poder ser usados pelos veteranos, enquanto esquemas de controle mais simples vão ficar à disposição dos iniciantes. E, claro, cada personagem vai ter o seu próprio conjunto de habilidades e peculiaridades que vão exigir certa prática. No fim das contas, podemos dizer que o jogo não vai chegar para inovar tanto, mas promete ser uma opção sólida para todos os amantes de jogos de luta.

Quais personagens já foram confirmados no game?

Como não poderia deixar de ser, a presença de vilões e heróis da Marvel vai ser um dos chamarizes do jogo. Nesse sentido, é bom destacar que os devs já apresentaram oito heróis e confirmaram que os critérios de seleção dos combatentes são bem variados, mas, um dos mais importantes é: escolher lutadores que não apareceram em jogos anteriores. Isso quer dizer que o elenco de combatentes poderá crescer de uma forma substancial, mas, por ora, os nomes que foram confirmados são:

  • Capitão América
  • Homem de Ferro
  • Homem-Aranha
  • Tempestade
  • Ms. Marvel
  • Motoqueiro Fantasma
  • Dr. Doom
  • Senhor das Estrelas

Detalhe: Takeshi Yamanaka, produtor da Arc System Works, revelou que a Marvel não gostou dos designs iniciais que os devs prepararam e pediu a eles para criarem os heróis e vilões com base em suas próprias filosofias de design. Daí, as coisas começaram a pender mais para o lado dos animes. O Homem de Ferro, por exemplo, tem uma armadura que remete aos lendários robôs da franquia Gundam.

Outros detalhes

Considerando que o jogo de luta foi anunciado há alguns dias, não há muito mais a ser dito, ou seja, vamos ter que aguardar por novas prévias e informações. Porém, acho válido ressaltar que você pode (e deve) fazer uma análise minuciosa das prévias. Desse modo, vai conseguir encontrar vários easter eggs, pistas de certas mecânicas, cenários que guardam relação com o universo da Marvel e muito mais. Sem dúvidas, os primeiros vídeos são um prato cheio para quem gosta de ficar caçando referências.

Marvel Tōkon: Fighting Souls: uma grande promessa!

De modo geral, isso é tudo o que sabemos sobre o vindouro Marvel Tōkon: Fighting Souls até o momento. O game vai ostentar um estilo visual incrível e deverá encantar jogadores com os mais diversos níveis de habilidade. Portanto, sugiro que você fique de olho nas notícias relacionadas com o projeto, já torcendo para novas prévias serem liberadas (e talvez para algumas rodadas de testes serem agendadas ainda em 2025).

Leave A Response