Lineage ainda reina, mas por quanto tempo? 2024 marca o Fim da Era de Ouro dos MMORPGs Mobile coreanos

Publicado em 24/12/2024 - 16h59 por Márlon Vieira

O ano de 2024 foi bem complicado para o mercado de MMORPGs mobile na Coreia do Sul, reconhecida como a maior criadora e exportadora do gênero do mundo. Desde 2017, os MMORPGs mobile dominaram o mercado de jogos no país asiático, tornando-se a principal fonte de receita para muitas desenvolvedoras coreanas. No entanto, o setor agora enfrenta um cenário de crescimento estagnado, aliado a dificuldades para expandir sua relevância para além de mercados específicos, como a China e o Sudeste Asiático.

Dados da Sensor Tower revelam que, entre 23 de outubro e 23 de novembro, os MMORPGs representaram apenas uma pequena fração do top 10 de jogos mais lucrativos nas plataformas Google Play e App Store da Coreia do Sul. Apenas títulos consolidados como Lineage M, Odin: Valhalla Rising e Lineage W conseguiram permanecer entre os mais rentáveis. Enquanto isso, jogos de outros gêneros, como Last War: Survival e Whiteout Survival, desenvolvidos por estúdios internacionais, dominaram o topo do ranking. Por outro lado, novos MMORPGs, como “ROM: Remember of Majesty” e “Asdal Chronicles”, enfrentaram dificuldades para manter o fôlego inicial, despencando rapidamente nas tabelas de receita.

💡ExitLag! Acabe com o lag, com a melhor oferta do ano!
Nesse Esquenta Black Friday você pode aproveitar o plano anual com até 50% de desconto — um ano pela metade do preço. Assine já!

O enfraquecimento dos MMORPGs mobile reflete diretamente nos resultados financeiros das principais desenvolvedoras coreanas. A NCSoft, por exemplo, reportou um prejuízo operacional de 143 bilhões de won no terceiro trimestre de 2023, mesmo com o lançamento de Throne and Liberty. Já a Kakao Games viu sua receita cair 31,3% no mesmo período, com o desempenho fraco de novos títulos como “ROM: Remember of Majesty”. Enquanto isso, a Netmarble conseguiu evitar prejuízos apostando em gêneros diferentes, como o RPG de ação “Solo Leveling: Arise”, que foi o maior responsável por suas receitas recentes.

Apesar do anúncio de novos MMORPGs mobile, como Legend of Ymir e Lord Nine, a indústria de jogos coreana tem direcionado seu foco para gêneros alternativos e novas plataformas, incluindo jogos de subcultura e RPGs para PC e consoles. Essa mudança ficou evidente durante a G-Star 2024, onde títulos como “Dragon Sword” e “Crimson Desert” roubaram os holofotes, enquanto os MMORPGs tiveram uma presença significativamente reduzida.


Produtos Gamer com até 70% off: 👉 Aproveite os descontos da Esquenta Black Friday da Amazon

Leave A Response