A Comissão de Comércio Justo da Coreia (Fair Trade Commission) anunciou nessa segunda-feira, 16, que multou as publishers Krafton e Com2uS em 250 milhões de won cada (aproximadamente R$ 985 mil) por enganar consumidores ao divulgar informações falsas sobre as probabilidades de obtenção de itens em jogos. A decisão veio após uma investigação que revelou práticas consideradas enganosas em sistemas de loot boxes e itens probabilísticos de títulos como PUBG e Starseed: Asnia Trigger.
A Krafton foi acusada de anunciar probabilidades falsas de obtenção de itens processados em PUBG durante cerca de três semanas a partir de março de 2024. A investigação apontou que a chance real de conseguir qualquer um dos 31 itens listados era de 0%, apesar da empresa ter informado chances que variavam entre 0,1414% e 0,7576%. Outro caso citado envolveu um conjunto durante o evento de colaboração com o New Jeans, que teria um sistema de “ceiling” garantindo o item na quinta tentativa — mas a taxa real de sucesso era de apenas 9%, sem qualquer garantia após múltiplas compras, contrariando o que havia sido promovido.
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Já a Com2uS foi responsabilizada por manipular dados de obtenção de efeitos especiais em equipamentos do jogo Starseed: Asnia Trigger. A empresa indicou que não havia chance de obter o chamado “efeito de conjunto” em determinados equipamentos, quando na verdade essa chance era de 24% em pelo menos um deles. A correção nos dados só foi implementada em 9 de maio, após mais de um mês de vendas com informações erradas. Segundo a Fair Commission, apesar de os lucros obtidos não justificarem uma multa maior, as duas empresas devem implementar medidas eficazes de prevenção de reincidência e relatar os resultados à agência reguladora.
