Na minha visão, os melhores jogos parecidos com Counter Strike, são aqueles que conseguem apresentar um loop de gameplay com alguns dos principais elementos que marcam a jogatina junto ao game da Valve, mas ainda se destacam com suas próprias forças, ou seja, estou falando de games que não são meras cópias. E sim, há vários games que seguem por essa linha e eu resolvi montar este post justamente para mostrar isso. Portanto, se você é fã de jogos de tiro em primeira pessoa e está procurando por alternativas ao lendário CS, é bom não deixar de ler até o fim… vamos começar?
Blood Strike
Dando o “primeiro tiro” nesta seleção focada nos melhores jogos parecidos com Counter Strike, temos o ótimo Blood Strike. O jogo está disponível para PC e dispositivos móveis e merece atenção por garantir conflitos extremamente rápidos e movimentados, que rolam de acordo com as regras definidas pelos mais diversos modos de jogo. Além da grande quantidade de armas, o FPS conta com personagens com características únicas, que acabam adicionando várias nuances interessantes à jogatina. Assim, apesar de as referências ao jogo da Valve serem evidentes em certos pontos, a gente acaba ficando com uma opção extremamente original para curtir. Portanto, se você ainda não deu uma chance ao jogo, é bom fazer isso, pois ele é bom o bastante para prender a sua atenção por muitas e muitas horas.
Critical Ops
Disponível desde 2015 para dispositivos Android e iOS, Critical Ops é um jogo que não se esforça para esconder qual é a sua principal fonte de inspiração. Isto é, o FPS realmente tem um “ar de Counter Strike” e foi isso o que acabou contribuindo para ele continuar vivo até hoje. Como estamos falando de um jogo mobile que já tem quase 10 anos de vida, as construções gráficas não são as melhores possíveis, mas o “gunplay” realmente compensa. As disputas são muito competitivas e há vários modos de jogo disponíveis, o que acaba deixando as experiências bem diversificadas. O título também conta com uma grande quantidade de armas, belos mapas, itens cosméticos, um ranking… enfim, essa é uma alternativa que os fãs de um bom tiroteio virtual não podem deixar de lado.
Crossfire
Por conta da grande popularidade lá na Ásia, Crossfire até chegou a bater de frente com o Counter Strike no passado, mas não está mais tão “em alta” quanto já esteve. Ainda assim, o FPS é curtido por uma boa quantidade de players, em vários cantos do mundo. Logicamente, como o jogo nasceu lá em 2007, suas construções gráficas não são as mais modernas, mas a verdade é que ele ainda é bom o bastante para garantir conflitos bem intensos. A jogatina é marcada por diversos modos de jogo e vários eventos rolam de tempos em tempos, o que acaba fazendo os players ficarem ainda mais engajados. Não à toa, há várias comunidades dedicadas ao título em diversas regiões (inclusive no Brasil). Então, podemos dizer que o game merece um lugar nesta seleção com os melhores jogos parecidos com Counter Strike.
FragPunk
Falemos agora de um FPS que tem algumas ideias que remetem ao CS, mas conta com uma mecânica que muda tudo. Sim! FragPunk é um FPS básico em sua essência, mas uma mecânica de cartas surge para transformá-lo em algo único. De modo geral, durante os tiroteios, os players podem fazer uso de cartas especiais para gerar diversos efeitos, ampliando assim as possibilidades estratégicas. O game ainda merece elogios por apresentar um design cheio de estilo e efeitos visuais irados. Como bônus, ainda temos diversos personagens com características únicas, ótimos modos de jogo e várias opções de customização. De modo geral, podemos dizer que FragPunk resume a ideia básica da lista, ou seja, ele é um jogo que remete ao Counter Strike, mas conta com diferenciais que o fazem se destacar com suas próprias forças.
Insurgence: Sandstorm
No ponto central desta seleção focada nos melhores jogos parecidos com Counter Strike, resolvi posicionar o excelente Insurgence: Sandstorm. Esse FPS merece um olhar mais atento, pois ele tem um “gunplay” digno do lendário CS, mas seu approach mais realista acaba fazendo as coisas ganharem uma pegada bem hardcore. Há vários modos de jogo distintos, inclusive com opções que garantem experiências co-op, e os sistemas de customização são bem interessantes. E mais, Insurgence: Sandstorm tem uma pegada um pouco mais tática do que o FPS da Valve e sua jogatina gira ao redor do alcance de vários objetivos em meio aos tiroteios. Enfim, temos aqui mais um belo exemplo de jogo que tem uma fonte de inspiração bem clara, mas não se limitou a ser apenas uma simples cópia.
Standoff 2
Voltando a falar sobre jogos de tiro em primeira pessoa que focam apenas no segmento mobile, temos aqui o ótimo Standoff 2. Aliás, é importante deixar claro “logo de cara”, que o game tem construções gráficas muito boas, o que o torna um pouco menos acessível para os players que têm celulares mais modestos. De todo modo, o fato é que o título oferece tiroteios bem intensos e uma grande quantidade de modos de jogo. Assim, quem decide dar uma chance aos tiroteios sempre acaba ficando com vontade de curtir várias partidas. É importante destacar que muitos chamam Standoff 2 de “clone mobile do CS”, mas alguns dizem que o game pode ser classificado como uma das melhores adaptações (não cópia) do jogo da Valve. Não deixe de conferir!
The Finals
Na minha visão, The Finals é um dos jogos de tiro em primeira pessoa mais interessantes que foram lançados nos últimos tempos. Os tiroteios do jogo fazem parte de um violento game show e os cenários destrutíveis acabam fazendo cada partida se tornar única. Em termos de gameplay, dá para a gente perceber a influência de algumas das ideias imortalizadas pelo CS, mas a verdade é que The Finals é tão intenso e eletrizante que não tem como a gente dizer que o game não é original. Portanto, esse título merece um lugar nesta seleção com os melhores jogos parecidos com Counter Strike, mas não pode, de forma alguma, ser rotulado como uma simples cópia. Detalhe: o jogo continua sendo muito bem cuidado e suas temporadas são sempre muito envolventes.
Valorant
Quando Valorant foi apresentado pela primeira vez, muita gente sugeriu que o jogo seria uma cópia do CS. E a verdade é que o game da Riot realmente tem muitas semelhanças com o game da Valve. Porém, o FPS também tem um grande conjunto de particularidades e foram esses elementos únicos que o ajudaram a se tornar um ícone do segmento dos eSports. Valorant segue as premissas básicas do “modelo CS”, mas conta com agentes especiais dotados de habilidades únicas. Com isso, os players acabam ficando com mais possibilidades estratégicas e o processo de montagem das equipes ganha nuances mais complexas. Vale ressaltar que o título continua recebendo belas atualizações de tempos em tempos e seus modos de jogo são bons o bastante para “movimentar as massas”. Logo, é bom você não deixar de conferir essa opção também.
Warface: Clutch
Arrematando esta seleção com os melhores jogos parecidos com Counter Strike, temos o intenso Warface: Clutch. É importante destacar que o Warface foi lançado lá em 2013, mas a versão Clutch estreou 10 anos depois, após um processo de reorganização do jogo e da desenvolvedora responsável por ele. Por isso, podemos dizer que esse é um clássico modernizado, assim como o CS2 é, na comparação com o CS:GO. Bem, o fato é que o FPS garante tiroteios muito intensos e tem muitos modos de jogo. E como sua pegada é mais massiva, o grande número de players participando das disputas acaba sendo um grande destaque e ainda temos várias opções PVE para quem não quer algo tão competitivo. Com toda a certeza, esse é um game que merece pelo menos um “test-drive”.
Experimente o ExitLag — a ferramenta nº1 para reduzir o ping em jogos online.
🎁 Teste grátis por 3 dias — sem pagar nada e comprove a diferença na hora!
🔥 Oferta por tempo limitado: 50% de desconto se decidir continuar.
👉 Clique aqui e ative seu teste agora ⏳
💡 Veja também nossas recomendações para turbinar sua jogatina:
- 🔥 Melhores notebooks até R$ 5.000 para jogar e estudar
- 💻 Notebook gamer ideal para rodar jogos pesados como Elden Ring e Cyberpunk
- 🎮 Melhores controles para PC com ótimo custo-benefício
- 🪑 Cadeiras gamer para pessoas altas — conforto e ergonomia garantidos
- 🖥️ Melhores monitores gamer curvos para imersão total
- 💰 Notebooks gamer até R$ 6.000 que realmente valem a pena